ARTIGOS

domus para telhado

28

julho

Invista em Domus para telhado industrial sem custos de manutenção

Ao buscar por inovações na iluminação industrial, um aspecto amplamente levado em consideração é a economia. No entanto, muitas vezes o barato sai caro, e é o caso quando se pensa em um Domus para telhado que não agrega a qualidade necessária dos materiais e do processo de instalação.

Para contratar este serviço para a sua indústria é preciso analisar com cuidado os diferentes fornecedores e identificar sua real capacidade de atender todas as necessidades da sua obra, reparando danos prévios existentes no telhado e promovendo uma melhoria estética, operacional e de eficiência energética para a empresa.

Conheça o sistema Domus Contínuo LineaLight desenvolvido pelo Grupo MB, que traz opções tecnológicas e econômicas, sendo um grande aliado no seu processo de modernização e adesão a rotinas cada vez mais sustentáveis.

 

Iluminação do Domus para telhado industrial

O uso de Domus para telhado industrial tem como objetivo principal melhorar o aproveitamento da luz natural dentro das fábricas, o que traz uma série de benefícios ao negócio. Do ponto de vista técnico, são informações importantes sobre a obra onde será instalado o Domus:

  • Vão luz, ou seja, as aberturas no telhado por onde irá entrar a luz verticalmente no galpão, correspondente ao indicador SFR, que representa a porcentagem da área total de cobertura em área de iluminação;
  • Janelas e portas, como aberturas que também permitem a entrada da luz, porém horizontalmente;
  • A distância entre apoios no telhado;
  • Pé direito, largura e comprimento do galpão.

Tudo isso é essencial para calcular a taxa ideal de luminosidade que precisa estar presente no galpão. Este valor é definido pela Norma 8995 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com base no conforto visual e na diminuição de erros, falhas ou acidentes por conta da pouca visibilidade.

Uma das orientações definida via norma que se baseia no pé direito é a quantidade de Lux — unidade de medida adaptada na MB do Lumis, que é utilizado para iluminação artificial para quando o uso de luz natural — que o ambiente deve receber a 1,20m do nível do solo. Esta altura é normalmente a área de tarefa dos colaboradores, e por onde circulam, de modo que é considerado como um parâmetro de segurança e conforto visual.

Na MB, trabalhamos com uma chapa prismática de policarbonato composta por microprismas, o que permite uma ampliação e uniformidade da iluminação mesmo em dias nublados, ao mesmo tempo em que impede a incidência direta do Sol sobre os colaboradores e maquinários.

 

Saúde do colaborador

O uso de Domus para iluminação natural em galpões industriais traz vantagens também para as pessoas que ali trabalham, o que culmina em mais um benefício para o negócio que é o bem-estar do colaborador e, assim, sua maior taxa de retenção.

O sistema LineaLight LD implementado no Domus da MB é composto por duas lentes com aproximadamente 150mm entre si, o que permite a circulação de um determinado volume de ar entre elas que funciona como uma barreira térmica. Isso ajuda a reduzir a transmissão de calor do ambiente externo para dentro da fábrica e permite um maior conforto térmico.

Confira uma série de problemas de saúde gerados pelo excesso de calor que você pode evitar no seu colaborador que pode estar trabalhando em um ambiente insalubre sem recursos de iluminação e ventilação natural de qualidade:

  • Desidratação;
  • Queda de pressão arterial;
  • Dor de cabeça;
  • Problemas cardíacos;
  • Males respiratórios.

Em tempos de Covid-19, cuidados com este  último tipo de problema são fundamentais.

 

Manutenção e durabilidade do Domus

Realizar reformas é sempre um grande desafio, ainda mais quando se trata do telhado de um galpão industrial. São diversas normativas que devem ser seguidas e uma série de cuidados que precisam ser tomados para evitar que novos problemas surjam, além do gasto envolvido em um processo como este.

Um recurso que contribui muito para o aumento da durabilidade do Domus para telhado é a proteção ultra-violeta das chapas de policarbonato, pois ela evita o ressecamento e amarelamento do material e permite maior resistência à exposição ao Sol.

A limpeza das placas é um fator essencial para garantir sua eficiência, visto que a chapa translúcida no telhado acumula poeira e resíduos do ar. A recomendação é que o Domus seja limpo, no mínimo, uma vez por ano. Do contrário, pode haver perda de 10% de eficiência de iluminação a cada ano.

Por isso, investir em uma solução com boa qualidade e garantia de durabilidade é essencial. Assim a empresa pode se focar em sua atividade-fim e ter a certeza de que as instalações de Domus para telhado estarão funcionando da forma que são projetadas para acontecer.

Tecnologia patenteada

O Domus da MB conta com tecnologia própria exclusiva para melhor viabilização dos trabalhos de dilatação e contração das superfícies de telhado onde é instalado, assim como também evitar a infiltração. Este é o Perfil Clip, uma estrutura fixada no terçamento da obra que faz a conexão entre o telhado e o Domus, de forma que as telhas podem trabalhar livres da influência e peso do Domus.

Isso agrega maior segurança para a sua obra, pois permite que a instalação da estrutura seja feita sem danificar o telhado por meio de rachaduras, por exemplo. Com isso, confira um resumo dos principais benefícios da instalação de um Domus Contínuo LineaLight da MB:

  • 5 anos de garantia do Domus e 10 anos do policarbonato;
  • Conforto térmico;
  • Proteção ultravioleta;
  • Elevada resistência mecânica;
  • Acabamento na cor da telha;
  • Payback estimado em 24 meses;
  • Economia de energia;
  • Baixo peso específico;
  • Uniformidade da iluminação;
  • Material prismático.

Confira no nosso portfólio algumas obras em que já realizamos a instalação do Domus e que trouxeram resultados positivos na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores que atuam no galpão, da economia de energia e na consequente redução de gastos.

Se você precisa de uma solução que além da iluminação auxilie na ventilação natural do seu galpão, fale com nossos vendedores e conheça mais sobre o LanterDomus, um Lanternim onde ao invés de instalarmos a tradicional cumeeira metálica central, colocamos um Domus.

Entre em contato e implemente agora mesmo um projeto para eliminar a utilização de lâmpadas em uma média de oito horas por dia e equilibrar de uma vez por todas as suas contas de luz.

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.