ARTIGOS

28

fevereiro

Como a poluição luminosa interfere na qualidade de vida?

 

Em grandes centros urbanos tem sido cada vez mais difícil enxergar as estrelas, mesmo em noites com céu limpo. Esse fenômeno ocorre devido à chamada poluição luminosa, que afeta diversas cidades ao redor do mundo.

Estima-se que ⅔ dos norte-americanos e metade dos europeus não conseguem visualizar a via láctea à noite, devido à poluição luminosa existente nas cidades.

 

O que é a poluição luminosa?

Considerado um tipo de poluição, o excesso de luminosidade em determinadas localidades é causado pelo grande número de luzes artificiais instaladas nas cidades, ameaçando espécies vegetais e animais, incluindo os humanos.

 

Quais os impactos negativos da poluição luminosa?

Em locais com iluminação exagerada é comum a ocorrência de situações prejudiciais ao ambiente, ao ser humano e ao ecossistema como um todo, uma vez que a luz excessiva pode afetar os ciclos migratórios dos animais, assim como os hábitos alimentares e reprodutivos de diversas espécies.

Além de ameaçar cerca de 30% dos vertebrados e 60% dos invertebrados de hábitos noturnos, a luz artificial afeta também as plantas e os micro-organismos.

 

Você já leu esses?

 

Impacto ambiental da poluição luminosa

Animais

No caso das aves, por exemplo, a poluição luminosa pode confundir os animais e antecipar seu período reprodutivo. 

A rota migratória dos pássaros também é afetada, fazendo com que eles passem a migrar mais cedo, causando todo um desequilíbrio na cadeia animal.

Muitas espécies migrantes noturnas têm seus mecanismos de orientação comprometidos ao atravessar áreas muito iluminadas.

Essa interferência deixa os pássaros desorientados e os leva a se chocar contra prédios, solo ou até mesmo uns com os outros.

Algumas aranhas utilizam a atração exercida pela iluminação para atrair e capturar insetos, construindo teias próximas às fontes artificiais de luz e comprometendo todo o balanço de um ecossistema.

Existem espécies de tartarugas que costumam fazer seus ninhos na areia da praia. O reflexo da luz da lua e das estrelas guia os filhotes em direção ao mar. Porém, a iluminação excessiva das ruas e hotéis à beira-mar acaba confundindo as tartarugas recém nascidas, que acabam seguindo na direção contrária e morrendo, seja por desidratação, pelo ataque de predadores ou mesmo atropeladas.

 

Plantas

As plantas também são afetadas pela poluição luminosa. Em alguns casos, a luz excessiva pode forçá-las a realizar fotossíntese e provocar seu crescimento de forma anormal.

Existem espécies de plantas que não florescem caso a duração da noite seja mais curta, enquanto outras acabam florescendo prematuramente.

A desorientação das abelhas também impacta negativamente no desenvolvimento da flora, uma vez que a polinização das plantas fica comprometida.

 

 

Impacto da poluição luminosa na qualidade de vida

No que se refere aos seres humanos, a poluição luminosa é capaz de afetar nossa qualidade de vida e também nossa vida profissional.

O excesso de luminosidade do exterior acaba influenciando na claridade no interior das casas, especialmente durante o período de descanso, causando perturbação do sono e atraindo insetos, que podem causar incômodo e ainda ser portadores de doenças.

A luz noturna é capaz de confundir o que chamamos comumente de “relógio biológico”, que regula o funcionamento do corpo dos seres vivos. As alterações provocadas pela poluição luminosa podem desencadear uma série de distúrbios relacionados ao sono, como depressão, obesidade e transtornos de humor.

 

 

Impacto da poluição luminosa na saúde

A luz noturna excessiva provoca alterações nos ciclos fisiológicos e comportamentais, influenciando os padrões de sono, temperatura e produção de hormônios, impactando diretamente no sistema cardiovascular.

Outra consequência prejudicial da poluição luminosa é a fabricação em excesso de lâmpadas artificiais, cujo descarte pode ser  imensamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde, por conter elementos como mercúrio e chumbo.

 

Busque por alternativas para combater a poluição luminosa

Diante de tantas questões preocupantes, é importante sempre buscar alternativas para evitar o uso excessivo de iluminação artificial.

O uso de iluminação natural é atualmente o sistema mais eficiente e econômico, principalmente pelo seu custo e as questões de sustentabilidade envolvidas.

É uma opção atrativa, cuja utilização tem ênfase no turno diurno. No que se refere ao período noturno, essa alternativa exige um complemento.

A escolha por sistemas de iluminação com LED industrial utiliza semicondutores para a emissão de luz, ou seja, demanda muito menos energia do que os sistemas convencionais de luz artificial.

 

 

Soluções do Grupo MB

O Grupo MB oferece soluções de iluminação natural, com foco na sustentabilidade no ambiente fabril.

Os sistemas de iluminação natural desenvolvidos e instalados pelo Grupo MB oferecem uma alternativa ao consumo excessivo de energia elétrica, proporcionando economia e bem estar.

Entre as soluções disponíveis está o MB Smart, que integra iluminação natural e LED de forma eficiente. Também são desenvolvidos domus e as venezianas industriais, com foco no aproveitamento da luz natural para iluminação de ambientes internos.

Entre em contato com a equipe especializada do Grupo MB e encontre a opção mais adequada para sua fábrica.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.