ARTIGOS

Antes de depois de um retrofit de domus,

8

agosto

Retrofit em construções industriais: saiba se vale a pena e por onde começar

 

Modernizar (retrofit) uma edificação já existente pode ser mais eficiente em termos de custo, se compararmos com construir algo do zero.

Pensando que construções consomem quantidade significativa de energia, particularmente para climatização, e pelo fato de edifícios existentes englobarem o grande segmento do ambiente da área construída, é importante iniciar a renovação para maior conservação energética e redução nos custos com climatização e iluminação nos prédios.

 

Vale a pena considerar o retrofit da edificação?

 Antes de fazer qualquer investimento significativo, no sentido de executar o retrofit em construções industriais para melhorias em energia e sustentabilidade, é importante determinar se vale a pena a empreitada se compararmos com outras condições da construção.

Será necessário quantificar os custos estimados e os benefícios trazidos com o projeto proposto, e para isto é interessante considerar os seguintes pontos:

  • Quais custos devo considerar para uma melhor comparação entre as opções em pauta?
  • Quanto valor tem a economia em energia futura em termos atuais?
  • Como isto pode afetar outros aspectos de sua fábrica? Existem outros benefícios além da economia em energia?
  • Qual o nível de confiabilidade para a economia energética? Existe alguma incerteza que deveria ser quantificada?
  • Custos associados com retrofit em construções industriais podem ser abordados a partir de duas perspectivas:
  • Custo total ou custo de capital bruto é o custo por inteiro da retrofit em construções industriais.
  • Custo incremental ou parcial, que corresponde à porção do custo da retrofit em construções industriais atribuída às melhorias em eficiência energética.

 

retrofit-em-construcoes-industriais-domus-continuo

 

 

Por onde começar ?

Primeiro, determine se o sistema na fábrica está operando em níveis ótimos antes de considerar a substituição do equipamento existente por um novo com maior eficiência.

Isso pode ser feito através de uma auditoria energética na fábrica.

Por vezes, consideráveis economias com o retrofit em construções industriais, em termos de custos de utilidade, podem ser obtidos ao avaliar a performance global do complexo do edifício e do sistema existente: vazamentos, entupimentos/filtros sujos, problema no amortecedor de saída da chaminé, sensores desabilitados, fiação incorreta ou defeituosa, ou mesmo falta de conhecimento em como operar e manter adequadamente o equipamento.

Todos estes podem contribuir para ineficiência e aumento de custo.

Auditar a performance do sistema de água da edificação também; já que vazamentos e sistemas ineficientes não somente desperdiçam água, também utilizam energia desnecessariamente por bombas e outros equipamentos elétricos.

 

guia-instalacao-luz-natural-industrial

 

Sustentabilidade e estratégias para eficiência energética

  • Faça o levantamento de todo o sistema de água e energia para determinar se a operação está em performance ótima; então faça os upgrades para os sistemas de água e energia para minimização de consumo.
  • Desenvolva um plano para otimizar a reciclagem e reuso de entulho da construção para minimizar a quantidade de lixo enviado aos aterros.
  • Verificar se a ventilação natural e entrada de ar fresco são alternativas viáveis para redução de aquecimento e cargas de resfriamento.
  • Considerar sistemas de sombreamento da luz solar para portas e janelas, incluindo as que geram eletricidade por equipamentos fotovoltaicos.
  • Melhorias na iluminação, que podem incluir novas fontes de luz, luminárias e controles, que inclusive costumam acontecer já na fase inicial do projeto de retrofit em construções industriais. Isto pelo fato do sistema de iluminação possuir um impacto significativo em outros sistemas da edificação, como o de climatizacao e qualidade da energia.
  • Considerar o uso de iluminação natural, como uso de domos, para redução do consumo energético.
  • Empregar um sistema de parâmetro para edificação verde (sustentável) no complexo construído, como o LEED para prédios existentes: operações e manutenção.
  • Para garantia de boa performance de uma construção recente, manter medições regulares do complexo.

+Saiba Mais: Como minha empresa pode ser sustentável (e por que isso importa)?


Agregando valor além da economia em energia

Muitas reformas para o retrofit em construções industriais podem ser feitas de maneira a reduzir demandas para manutenções futuras, isto de forma a promover novos aspectos de economia, como alguns benefícios qualitativos para a empresa.

Muitos estudos têm indicado benefícios relacionados à grandes avanços nas retrofit em construções industriais, incluindo:

  • Aumento de produtividade e redução da ausência de empregados, além de melhor rotatividade de pessoal.
  • Progresso em direção aos objetivos em sustentabilidade.
  • Valores de marketing e relacionamento pessoal.
  • Redução em impactos ambientais das operações da fábrica, por exemplo, diminuição da emissão de gases poluentes. Apesar dos benefícios neste aspecto serem difíceis para quantificar, existe uma grande quantidade de pessoas em acordo com eles apresentarem valores positivos e concretos.

 

Escolhendo uma empresa para prestar o serviço

A seleção de empresas experientes, competentes e outros profissionais da área de energia, é crucial para o sucesso nos projetos de obras para retrofit em construções industriais.

Devem ser consideradas as seguintes perguntas antes de se escolher a quem passar o serviço:

  • Os custos estimados estão registrados por escrito?
  • A empresa a ser contratada tem experiência em instalação e trabalho com equipamentos para eficiência energética?
  • A empresa é licenciada?

 

retrofit-em-construcoes-industriais-grupo-mb

 

Retrofit  industrial focado em iluminação natural

O retrofit em construções industriais, com foco em iluminação industrial, requer o produto certo para cada local e tipo de telhado. O GrupoMB provê instalações para este fim, incluindo um dos melhores Domus Lineares do mercado. Todas as construções e sistemas de telhado são distintas e cada localidade demanda um produto específico para atender adequadamente a performance ótima desejada.

Componentes integrados por uma única junção comum, garantem níveis ótimos de integridade e performance ao sistema. O Grupo MB pode ser a solução de turn-key para auditoria, design, suporte e instalação para atender as demandas de iluminação natural na empresa.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.