ARTIGOS

7

fevereiro

6 dicas para facilitar a vida do arquiteto industrial

 

Em tempos de grandes desastres ambientais e crescente conscientização ambiental, a busca por sustentabilidade influencia cada vez mais nas decisões do arquiteto.

Buscar opções sustentáveis, que agreguem valor à obra, impactando o mínimo possível o meio ambiente, se tornou a principal regra dos projetistas da construção civil.

Dessa maneira, a chamada arquitetura sustentável visa minimizar o uso de recursos naturais e seu consequente impacto na natureza e na saúde.

Por isso, neste artigo, apresentamos seis dicas para o arquiteto que deseja viabilizar a sustentabilidade na sua obra industrial. Confira!

 

Escolha os materiais certos

O primeiro passo para o arquiteto estabelecer a arquitetura sustentável em um projeto é escolher os materiais adequados para cada empreendimento.

Os insumos utilizados devem condizer com a proposta sustentável da obra, ou seja, precisa haver uma fiscalização rígida a respeito da origem das matérias-primas empregadas.

Existem certificações que comprovam a qualidade em cada etapa do processo produtivo, vinculando a empresa à uma imagem de engajamento ecológico e consciência ambiental.

Outro fator que pode agregar valor à postura ecológica das empresas é a utilização de materiais reciclados e o reaproveitamento de insumos. 

Também é possível economizar recursos, como água e material de limpeza, através da seleção de peças mais práticas e de fácil higienização para o acabamento.

 

Otimize recursos naturais

É de suma importância que o arquiteto realize um estudo aprofundado do local da construção.

Dessa forma, pode-se elaborar um projeto de arquitetura sustentável que efetivamente faça proveito dos recursos naturais disponíveis.

Isso proporcionará economia e irá minimizar os impactos ambientais da obra.

 

Você já leu esses?

 

Invista em iluminação natural

O aproveitamento da luz natural é uma solução excelente para otimizar o consumo de energia elétrica.

Uma alternativa para o arquiteto é a instalação de estruturas que possibilitem a entrada da luz natural para iluminação de ambientes internos, minimizando a necessidade de se manter a  iluminação artificial em tempo integral.

O Grupo MB oferece soluções eficientes voltadas para iluminação natural de ambientes fabris. Os domus contínuos e venezianas industriais desenvolvidos e instalados pelos profissionais do Grupo MB são altamente resistentes e proporcionam grande economia de energia elétrica.

 

 

Aposte em ventilação natural

O sistema de condicionamento de ar é um dos maiores vilões da conta de energia elétrica de uma indústria.

No verão, em especial, a necessidade de manter o conforto térmico nos ambientes tende a impulsionar o uso dos aparelhos de ar condicionado e ventilação mecânica, aumentando consideravelmente os gastos com energia.

O aproveitamento da energia eólica é uma opção simples para o arquiteto, barata e sustentável, pois utiliza um recurso amplamente disponível na natureza para manter o conforto e a qualidade de vida dos colaboradores em ambientes internos.

Os lanternins e venezianas industriais oferecidos pelo Grupo MB promovem maior circulação de ar no ambiente, aumenta a qualidade do ar dentro de fábricas e indústrias dos mais variados setores, reduzindo os índices de problemas respiratórios, evitando o acúmulo de poeira e evitando o superaquecimento de máquinas e equipamentos.

 

Planeje o descarte correto de resíduos

O arquiteto sabe bem que toda obra gera um volume considerável de resíduos, que necessitam de um descarte correto para que não haja impactos negativos no meio ambiente.

A reutilização de materiais da própria construção também é uma opção interessante para manter a sustentabilidade da obra, assim como o encaminhamento dos materiais com potencial para centros de reciclagem devidamente habilitados para tal finalidade.

 

Você já leu esses?

 

Arquiteto, conte com as soluções do Grupo MB

Os produtos e serviços disponibilizados pelo Grupo MB otimizam o aproveitamento de recursos disponíveis na natureza, garantindo uma obra sustentável e ambientalmente correta. 

Diminuindo de forma drástica os gastos com energia elétrica, as soluções do Grupo MB agregam valor aos projetos, tornando a obra do arquiteto muito mais atrativa.

Entre em contato com a equipe do Grupo MB e conheça as opções mais indicadas para sua obra!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.