ARTIGOS

circulação de ar

8

maio

Circulação de ar em ambientes industriais: o que você precisa saber

 

Frente à pandemia que assola o mundo em 2020, garantir uma circulação de ar eficiente se tornou prioridade em ambientes industriais.

O impacto econômico impede que muitas fábricas parem suas linhas de produção, o que exige cuidados redobrados com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Cuidados básicos, como a utilização de máscaras de proteção, higienização correta das mãos e uso de álcool em gel, vêm sendo amplamente divulgados e adotados na indústria.

Porém, sabe-se que a renovação do ar em ambientes fechados é um fator tão importante quanto os demais.

Especialistas afirmam que a falta da circulação de ar em locais fechados, como o ambiente industrial, concentra patógenos no ar, o que pode ser um fator agravante na transmissão de vírus como a Covid-19, que é altamente contagiosa.

Em estudo recente, pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Guangzhou, na China, sugerem que a transmissão do coronavírus pode ocorrer pelo ar em locais fechados, que utilizam ar-condicionado.

 

 

Como deve ser a circulação de ar em ambientes industriais?

Um ambiente industrial bem ventilado é fundamental para garantir a segurança de todos os trabalhadores que precisam permanecer em locais fechados.

Para isso, é importante manter a circulação de ar constante e eficiente.

Promover o conforto térmico também é essencial para o bem-estar da equipe, pois temperaturas inadequadas são prejudiciais à saúde e geram estresse aos colaboradores. Dessa forma, eles acabam por não desempenhar suas funções tão bem quanto poderiam.

Além disso, há o risco de superaquecimento do maquinário. Todas essas questões implicam diretamente na produtividade da indústria.

 

 

Qual o sistema de ventilação industrial mais eficiente para a circulação de ar?

A oferta de soluções para ventilação industrial é bem diversa. Para escolher aquela que mais se adapta às necessidades de cada empresa, é importante elencar quais são os principais problemas que precisam ser solucionados.

Um bom sistema de ventilação deve manter a circulação de ar, ao mesmo tempo em que elimina odores que podem surgir em locais fechados.

Os sistemas de climatização (condicionadores de ar) e de ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos), embora sejam eficientes no controle da temperatura, muitas vezes deixam a desejar no quesito renovação do ar.

Isso se torna um grande problema com a chegada do inverno, quando o frio faz com que as pessoas mantenham as aberturas fechadas, em busca de aquecimento, favorecendo o surgimento e o contágio de doenças respiratórias e virais (como é o caso da Covid-19).

Essas patologias apresentam grande índice de contágio em ambientes fechados, o que as torna um fator de risco que precisa ser combatido com eficiência, já que pode representar uma ameaça à saúde e até mesmo à vida humana.

No cenário atual, a ventilação natural se apresenta como a opção mais viável e eficaz para as indústrias, por ser relativamente mais econômicas que os sistemas mecanizados de climatização e por utilizar recursos naturais, impulsionando a sustentabilidade no meio industrial.

Além das vantagens já listadas, optar pela ventilação natural assegura uma grande economia para a empresa, pois seu consumo de energia é zero.

 

circulação de ar

A instalação de soluções como os lanternins, os domus e as venezianas industriais garantem a circulação de ar através de aberturas estrategicamente dimensionadas, sendo métodos efetivos para promover a exaustão de gases, poeiras e demais substâncias nocivas presentes no ambiente.

Ao mesmo tempo, proporcionam a taxa de renovação de ar apropriada para manter o conforto térmico e a salubridade do local.

 

 

Qual a taxa de circulação de ar com ventilação natural?

A taxa de renovação do ar está associada a quantas vezes um volume “x” de ar é renovado no ambiente em um determinado intervalo de tempo. 

Essa taxa é calculada através da seguinte fórmula T = Q/V, onde Q seria a vazão (metros cúbicos por segundo) e V o volume (metros cúbicos).

 

 

Esse cálculo indica quantas trocas de ar ambiente ocorrem por hora. Se trata do parâmetro mais importante a ser considerado para calcular quantidade de aberturas necessárias em uma construção, para promover conforto térmico e qualidade do ar nos ambientes internos.

 

 

Conte com o Grupo MB para sistemas de ventilação natural para indústria

O Grupo MB possui venezianas industriais e lanternins apropriados para promover ventilação natural em ambientes fabris.

Com projetos aerodinâmicos e materiais de qualidade, as soluções do Grupo MB garantem a circulação de ar contínua e a taxa de renovação adequada para cada ambiente.

Cada projeto é pensado de forma exclusiva e customizada, de acordo com as necessidades e particularidades de cada local.

Entre em contato e saiba mais sobre as nossas soluções para ventilação natural em indústrias de todo o Brasil.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.