Como estruturar o seu telhado para galpão industrial pensando em ventilação natural

 

A ventilação natural na indústria cria um ambiente de trabalho mais saudável para os colaboradores a partir da renovação constante do ar e do conforto térmico. Gera também economia de energia, uma vez que dispensa o uso de equipamentos de ar-condicionado.  Por isso, é cada vez maior a preocupação dos gestores industriais com a estruturação do telhado para galpão industrial com foco em ventilação natural.

 

Venezianas e lanternins industriais são exemplos de soluções campeãs neste aspecto. Enquanto o ar entra pelas venezianas impulsionando o conforto térmico, o lanternim no telhado cumpre o papel de um eficiente exaustor, melhorando ao máximo a qualidade de ar dentro dos galpões. Não à toa, o lanternim é uma unanimidade nos projetos de telhado para galpão industrial.

 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essas soluções e também sobre como a ventilação natural é importante para a saúde dos trabalhadores. Isso porque torna a indústria mais salubre e, ao mesmo tempo, mais econômica e sustentável. Confira!

 

Importância da ventilação natural para galpões industriais

 

Os ambientes industriais têm a fama de serem desconfortáveis, pois geralmente são ambientes amplos, fechados e com bastante ar viciado. Galpões e unidades fabris possuem maior densidade de partículas em suspensão no ar, assim como níveis elevados de ruído e calor intenso.

 

Todos esses fatores influenciam negativamente no conforto do ambiente corporativo. E isso não ocorre apenas para quem trabalha diretamente no chão de fábrica. Embora em menor grau, ambientes separados dentro ou fora das unidades industriais também sofrem os efeitos térmicos e da baixa qualidade do ar causados pelos processos industriais.

 

No caso do Brasil, tem-se um agravante natural. A maior parte do país possui clima tropical com temperaturas relativamente altas na maior parte do ano. Esse fator torna mais difícil ainda a climatização dos galpões industriais, pensando em qualidade de vida no local de trabalho.

 

Os resultados se refletem no dia a dia das indústrias. As altas temperaturas fazem com que seja necessário instalar equipamentos de refrigeração e ventilação forçada. Não é novidade que os aparelhos de ar-condicionado consomem muita energia, principalmente nas estações quentes. Além disso, por funcionarem em ambientes fechados, esses equipamentos não contribuem para a qualidade do ar.

 

Ou seja, apesar de os climatizadores conseguirem resfriar o ambiente, o consumo energético é muito alto e o ar interno continuará viciado, pois não há renovação. Os exaustores mecânicos tendem a suprir essa lacuna nos projetos de telhado para galpão industrial. Mas eles não são tão eficientes quanto um bom sistema de ventilação natural com lanternins e venezianas.

 

—> Para saber mais a respeito, acesse este conteúdo e entenda por que vale mais a pena investir em lanternim do que em exaustor eólico para galpão!

 

Com base nessas características, podemos dizer que a indústria brasileira é a que mais se beneficia das estratégias e equipamentos de ventilação natural. Além de promover a renovação constante do ar, esse recurso diminui as despesas de energia elétrica e ajuda a manter a temperatura sempre agradável dentro dos galpões. Sem falar que a ventilação natural é uma prática sustentável, portanto, reflete uma imagem positiva da indústria.

 

Como aproveitar ao máximo o seu telhado para galpão industrial com soluções de ventilação natural

 

A ventilação natural não traz vantagens apenas para as pessoas que trabalham na indústria: os equipamentos e a infraestrutura da edificação também ficam menos vulneráveis a problemas e defeitos. Em relação à produtividade do grupo, certamente o rendimento será melhor, tendo em vista que um ambiente confortável e bem ventilado estimula o desempenho das atividades.

 

Várias pesquisas demonstram essa relação entre produtividade e salubridade, a exemplo deste estudo da Nasa. A pesquisa correlaciona a temperatura do local de trabalho à performance das equipes, veja:

 

Um telhado para galpão industrial com sistema de ventilação natural instalado contribui ainda para o rendimento geral da estrutura. Isso porque o peso e a pressão do galpão ficam reduzidos quando um sistema de lanternim é implementado. Com isso, o espaço fica mais propenso a alcançar bons resultados em relação à estabilidade.

 

Benefícios da ventilação natural para a indústria

 

As vantagens da ventilação natural em uma  indústria são várias. Em especial, o impacto positivo na saúde dos colaboradores é um dos fatores mais importantes. Uma boa estratégia de ventilação com venezianas, somada a um projeto de telhado para galpão industrial bem projetado, gera os seguintes benefícios:

 

  • ventilação permanente e conforto térmico;
  • economia nos gastos com ventilação e iluminação forçada;
  • diminuição do gás CO² e eficiência energética;
  • retirada de pó e eventuais gases em suspensão.

 

Todas essas vantagens da ventilação natural diminuem a incidência de problemas respiratórios e alergias causadas pela má qualidade do ar. Gases e partículas nocivas à saúde também são rapidamente drenados do ambiente pelo lanternim. Assim, previne-se acidentes e ajudando a manter o ambiente em acordo com as normas de segurança do trabalho.

 

Além de preservar a saúde dos colaboradores e impulsionar o rendimento, temperaturas mais amenas também ajudam a manter o maquinário funcionando perfeitamente. Há menor incidência de superaquecimento e outros problemas como acúmulo de mofo e excesso de poeira.

 

Outra vantagem das soluções de ventilação natural é que o custo de manutenção é praticamente zero, pois as estruturas são projetadas sem peças móveis sujeitas a desgaste. Sem falar que essas soluções não emitem ruídos, o que também configura um local de trabalho mais confortável.

 

Do contrário, galpões industriais que não se preocupam com a renovação constante do ar interno, somarão uma série de problemas que impactam colaboradores, gestores, maquinário e a própria estrutura do galpão. Além do desgaste físico, os prejuízos financeiros também são enormes. Vamos aos problemas mais comuns:

 

  • desequilíbrio orçamentário;
  • gastos elevados com manutenção;
  • máquinas permanentemente aquecidas;
  • deterioração de cabeamento devido às altas temperaturas;
  • dores de cabeça, cansaço e desidratação dos colaboradores;
  • propagação de doenças transmissíveis pelo ar, como gripe e resfriados;
  • acúmulo de mofo e poeira nos equipamentos;
  • alergias e problemas respiratórios diversos.

 

Soluções de ventilação natural do Grupo MB

 

Agora que você já conhece os benefícios da ventilação natural nas fábricas, vamos falar sobre duas soluções campeãs de escolha neste quesito: as venezianas e os lanternins industriais. Embora sejam soluções de excelente custo-benefício, esses sistemas precisam ser muito bem dimensionados para explorar ao máximo as vantagens da ventilação natural. Por isso, é imprescindível contar com um fornecedor especializado.

 

O Grupo MB é referência em soluções de iluminação e ventilação natural há 20 anos, trabalhando com maestria na fabricação e instalação de domus de iluminação e lanternim em telhado para galpão industrial, bem como de venezianas para ventilação permanente na fábrica. Sustentabilidade, eficiência energética e alta produtividade são os principais benefícios desses investimentos.

 

—> Para saber os resultados de quem já usufrui das soluções sustentáveis do Grupo MB, acesse nosso conteúdo e surpreenda-se com todas as vantagens envolvidas!

 

Lanternim

 

Falando mais a respeito dos lanternins, essas estruturas são instaladas no telhado do galpão industrial visando trazer conforto térmico e qualidade do ar para a indústria. Quando utilizados em conjunto com venezianas de ventilação permanente, os lanternins têm uma performance ainda mais otimizada: o ar que entra pela veneziana refresca o ambiente, fazendo com que o ar quente e viciado suba, escapando pelo lanternim.

 

Esse fenômeno pode ser explicado pelos efeitos físicos Venturi e chaminé, que são os grandes responsáveis pela renovação constante do ar interno. Todo esse processo não demanda consumo energético, portanto, trata-se de uma opção ecologicamente correta e de excelente custo-benefício. Vamos às principais vantagens de utilizar lanternim em telhado para galpão industrial:

 

  • reposição dos níveis de oxigênio;
  • máxima qualidade do ar;
  • galpão livre de poluentes;
  • ambiente de trabalho salubre;
  • alta produtividade das equipes;
  • zero consumo de energia.

 

—> Quer saber mais sobre ventilação natural e suas vantagens? Então aproveite e veja o resultado destas obras realizadas pelo Grupo MB aliando lanternim + venezianas industriais: SuperFrio e setores de estoque.

 

Venezianas industriais

 

Assim como os lanternins, as venezianas são essenciais para quem busca transformar a fábrica em uma indústria sustentável e atingir a eficiência energética. Essas soluções proporcionam conforto térmico a custo zero de energia. Ou seja, o galpão não ficará mais refém dos aparelhos de ar-condicionado, que são um dos grandes vilões do consumo de eletricidade no segmento industrial.

 

Do ponto de vista da qualidade de vida no trabalho, as venezianas de ventilação permanente também são imbatíveis. Isso porque, com a renovação constante do ar, a saúde respiratória dos colaboradores fica protegida. Essa preocupação é ainda mais urgente em decorrência da pandemia da Covid-19, onde manter o ar circulando é fundamental para conter a disseminação da doença. Vamos às principais vantagens da solução:

 

  • ventilação permanente e controlada;
  • conforto térmico e saúde respiratória;
  • eliminação do uso de ar-condicionado;
  • eficiência energética e sustentabilidade;
  • melhoria nos níveis de luminosidade interna;
  • design leve, clean e minimalista.

 

—> Se você tem interesse nesta solução, não deixe de conhecer o e-commerce do Grupo MB. Acesse este conteúdo e veja como adquirir venezianas industriais com o melhor custo-benefício do mercado!

 

Com esses recursos de ventilação natural, ficou mais fácil trazer conforto térmico para a fábrica e, ao mesmo tempo, eliminar poluentes por meio do lanternim no seu projeto de telhado para galpão industrial. Tudo isso, é claro, sem consumir energia e com retorno garantido sobre o investimento!

 

Nós podemos ajudar você nessa missão. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Responderemos o mais breve possível!

 

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp