ARTIGOS

gotejamento-em-galpao-de-metal-qual-a-melhor-solucao

28

junho

Gotejamento em galpão de metal: qual a melhor solução?

 

A chegada do inverno traz, juntamente com a queda da temperatura, o aumento das chuvas. Sendo assim, os altos índices de vapor de água disponível na atmosfera e a menor incidência de raios solares no período colaboram para o aumento da umidade, que influencia diretamente na ocorrência de gotejamentos, principalmente em galpões de metal.

Neste artigo, iremos indicar a melhor solução para esse tipo de transtorno!

 

Vantagens do galpão de metal

O gotejamento em galpão metálico é um problema recorrente nas indústrias que utilizam esse tipo de estrutura, em função das limitações no controle térmico dos metais.

Esse assunto foi abordado anteriormente aqui no blog, no artigo sobre como evitar a condensação e o gotejamento em galpões com coberturas metálicas. Na ocasião, explicamos o porquê da grande aceitação desse tipo de galpão no meio industrial, apesar dos problemas relativos ao gotejamento.

 

Fogo com um galpão com cobertura metálica que utiliza soluções do Grupo MB.

Mesmo sabendo dos problemas que podem ocorrer, os telhados metálicos apresentam diversas vantagens capazes de compensar os custos de produção e instalação. Por exemplo:

  • Alta resistência, leveza e durabilidade;
  • Economia de até 30% nos custos das fundações;
  • Facilidade na instalação de sistemas de ventilação e de iluminação natural;
  • Menor necessidade de manutenção em relação a estruturas de madeira.

Galpões de metal podem proporcionar uma significativa redução de custos em uma indústria. Isso possibilita uma construção quase sem pilares, o que aumenta consideravelmente o espaço útil da edificação.

Porém, todas as vantagens técnicas e econômicas só serão garantidas a partir de um projeto bem estruturado, que busque evitar o surgimento de problemas inerentes a esse tipo de construção.

 

O que causa o gotejamento em galpão de metal?

O gotejamento é um efeito muito comum em galpões de aço. Ele ocorre devido à condensação do ar, quando a temperatura da superfície do metal se encontra abaixo do ponto de orvalho do ar adjacente a esta superfície.

 

condensacao-gotejamento-galpoes-fabricas

Entenda como funciona o gotejamento em galpões e fábricas.

Ao entrar em contato com o exterior das estruturas metálicas, o ar é resfriado e libera vapor na forma de condensação (processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para líquido).

A formação de gotículas líquidas e o seu gotejamento podem causar danos ao ambiente, aos equipamentos e até mesmo aos colaboradores que trabalham no local.

 

Prejuízos causados pelo gotejamento em galpão

Além do incômodo visual, o gotejamento em galpão pode ocasionar prejuízos econômicos. Além dos riscos à saúde e à segurança dentro dos galpões industriais, como:

 

  • Surgimento de mofo: resultado da presença de fungos e de seus esporos que ficam dispersos pelo ar, o mofo pode contaminar toda uma fábrica, atingindo ambientes, equipamentos e produtos.
  • Doenças respiratórias: a umidade e o mofo podem causar, além do prejuízo financeiro, diversos males à saúde de quem permanece no ambiente afetado. Asma brônquica, rinite, pneumonia e infecções crônicas pulmonares são algumas das doenças que podem ser causadas pela exposição ao mofo e ao bolor.
  • Ferrugem em máquinas e equipamentos: a umidade é a principal causadora da corrosão e da ferrugem. Muitas vezes, esses problemas se tornam tão severos que podem comprometer toda a estrutura do equipamento, forçando seu descarte.
  • Alteração nos sistemas lubrificantes das máquinas: a contaminação dos sistemas lubrificantes pela umidade pode se tornar a causa raiz de falhas e quebras de máquinas e equipamentos.
  • Deterioração de produtos armazenados: o gotejamento pode causar a contaminação de produtos estocados ou mesmo a perda de móveis, equipamentos e de material de escritório.

 

prejuizos-causados-pelo-gotejamento-em-galpao

 

Qual a melhor solução para o gotejamento em galpão?  

Existe uma série de recursos que ajudam a controlar o gotejamento em galpão industrial. Porém, a melhor solução nesse caso é sempre a prevenção. Reunimos aqui algumas das principais soluções para o problema:

Ventilação natural

Manter uma ventilação natural adequada é essencial para diminuir a ocorrência da umidade nos galpões. O Grupo MB oferece soluções voltadas para a iluminação e a ventilação permanente em ambientes internos. Veja abaixo:

Venezianas industriais: oferecem conforto, produtividade e economia de energia. Com uma diversidade de materiais, cores e modelos, as venezianas industriais do Grupo MB alcançam até 70% de ventilação e são fabricadas conforme a necessidade do projeto.

 

Prédio com venezianas industriais instaladas e gerando ventilação natural.

 

Taxa de renovação do ar

Um sistema de ventilação eficiente e adequado garante a renovação do ar interno do ambiente, o que previne o acúmulo de umidade nas superfícies, que provoca o gotejamento.

 

Pensando nesse problema, o Grupo MB também oferece soluções:

Lanternim: são sistemas de ventilação natural fabricados e instalados pelo Grupo MB, que buscam a renovação constante do ar no ambiente. São indicados para qualquer ambiente que necessite de renovação do ar interno, adequando-se à qualquer cobertura, nova ou existente.

 

Dois Lanternins instalados na cobertura de um galpão gerando ventilação industrial.

 

Controle da umidade

Uma ação importante é utilizar técnicas que mantenham a umidade controlada, como, por exemplo, a aplicação de produtos isolantes e barreiras hidrofugantes. No artigo sobre como evitar a condensação e o gotejamento em galpões, apresentamos essas e outras soluções eficazes para o combate à umidade.

Portanto, as soluções acima oferecidas pelo Grupo MB permitem evitar o surgimento do gotejamento em galpão de metal. Se colocadas em prática, além de resolverem o problema de gotejamento em galpão, não implicarão em elevados custos para a empresa.

Ficou alguma dúvida ou deseja fazer orçamento? Entre em contato conosco pelo formulário abaixo!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.