ARTIGOS

modelagem em bim

18

agosto

Modelagem em BIM para ventilação natural na indústria: quais os benefícios

 

A modelagem em BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) tem como principal funcionalidade permitir a criação de plantas de construção inteligentes. 

Seu contexto de aplicação normalmente engloba projetos completos da obra, mas uma nova funcionalidade que tem sido desenvolvida por empresas que fornecem produtos para obras da indústria é a de detalhá-los por meio da plataforma.

Conheça o caso da MB, pioneira no desenvolvimento de todas as famílias do Lanternim de ventilação natural para download e aplicação no seu projeto de galpão industrial.

 

Modelagem em BIM no Brasil

 

A modelagem em BIM permite integrar todo o ciclo da construção civil por meio de um único projeto e proporcionar uma visão ampla do todo. Por meio da plataforma o projeto executivo de arquitetura é concretizado de forma tridimensional com visualização interativa. Assim, ao selecionar cada item é possível verificar o histórico relacionado a ele, como:

  • Orçamentos
  • Planejamento
  • Estrutura
  • Instalações elétricas e hidrossanitárias
  • Componentes necessários para execução da obra em si

A criação de projetos nesta plataforma traz grande facilidade do ponto de vista da construção civil que irá executar a obra. O projeto reúne em um único arquivo todas as orientações necessárias para esta execução, otimizando a gestão e o tempo dos colaboradores que irão contribuir. Além disso permite prever o impacto de cada parte do projeto no seu desenvolvimento total e também nas outras partes individualmente.

A utilização desta tecnologia ainda é incipiente no Brasil, motivo pelo qual o Governo Federal, por iniciativa liderada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e coletando informações junto a entidades reguladoras da construção civil como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), implementou o decreto Nº 9983 em 2019. Por meio dele vêm sendo montadas comissões para debates e para impulsionar a implementação da modelagem em BIM no país nos próximos anos.

 

guia para modelagem em bim

 

Transformação digital da indústria

 

O conceito de indústria 4.0 é o que mais se destaca quando falamos em transformação digital no setor industrial. De fato, este é um aspecto que deve ser levado em consideração, especialmente do ponto de vista da automação de máquinas, a integração de sistemas e a realização de processos por meio da nuvem.

No entanto, nem somente disso se trata a digitalização: uma mudança de cultura internamente na empresa para consumir menos papel, por exemplo, e tornar as burocracias digitais já demonstra um ponto de transformação digital. Nisso estão incluídos também todos os artifícios e recursos que são agregados pela tecnologia a este processo.

Um exemplo é a modelagem em BIM, que está transformando a forma de se fazer construção civil e trazendo o digital para a indústria. Produtos modelados em formato tridimensional já podem ser inseridos em projetos para galpões industriais, permitindo maior previsibilidade sobre como aquela solução ficará e poderá funcionar.

 

Como utilizar para ventilação natural

 

Escritórios de engenharia, estruturistas metálicos e engenheiros responsáveis por projetar obras para galpões industriais precisam muitas vezes realizar orçamentos e identificar os melhores fornecedores no que tange aos produtos que serão implementados na obra.

Sistemas de ventilação natural envolvem uma estrutura complexa e são instalados no telhado do galpão, de modo que é essencial que o produto seja constituído de um material de qualidade e possa realmente trazer benefícios — e não mais dores de cabeça ainda — com a sua montagem.

Além disso uma série de dados obrigatórios para a realização de um orçamento adequado para cada obra:

  • Dimensões do galpão
  • Cálculo da necessidade da troca de ar
  • Tipo de produto ou maquinário que fica armazenado internamente

Entre diversos outros elementos que devem ser adaptados ao seu projeto. A solução desenvolvida de forma inédita pelo Grupo MB, que tem mais de 15 anos de experiência com sistemas de ventilação e iluminação natural para indústrias, ajuda a contornar todos esses problemas.

Por meio da modelagem em BIM de todas as famílias do Lanternim para ventilação natural, a MB disponibiliza para download os diferentes tamanhos do produto. Ao baixar o arquivo você pode automaticamente integrá-lo ao seu projeto, posicionando o Lanternim no telhado do galpão projetado conforme for a sua avaliação e fazer todas as análises necessárias antes de efetuar a compra.

Assim será possível ter uma ideia concreta e antecipada sobre como irá ficar o resultado final deste sistema de ventilação natural no seu galpão, além de economizar o seu tempo e permite que você se dedique com mais afinco aos detalhes do projeto.

 

guia para modelagem em bim

 

Veja aqui como baixar e utilizar a família de produtos do Lanternim modelada em BIM e adapte agora mesmo ao seu projeto! Acesse o site do Grupo MB e acompanhe as atualizações do nosso blog.

 

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.