ARTIGOS

A imagem mostra a cobertura de uma indústria com lanternins instalados.

14

maio

Como utilizar lanternins pode proteger seu galpão de vento e tempestade

 

Acidentes com vento e tempestade são mais comuns do que imaginamos, principalmente considerando que muitas ações dos seres humanos impulsionam as mudanças climáticas que geram esses transtornos. Um exemplo é a poluição ocasionada pelas indústrias cuja cadeia produtiva quando não bem projetada lança uma série de partículas tóxicas na atmosfera, favorecendo também o aquecimento global.

As regiões que comumente recebem a passagem de sistemas de alta pressão, como a porção Sul de Santa Catarina, estão ainda mais sujeitas a essas catástrofes. Especialmente nesses lugares, os lanternins industriais se tornaram artigos indispensáveis para proteger os galpões e evitar consequências graves. 

Neste artigo, explicaremos por que vale a pena investir nessa solução. Confira!

 

O lanternim é mesmo eficaz contra vento e tempestade?

 

Tempestades e ciclones subtropicais são fenômenos climáticos que ocorrem com frequência quando um sistema de alta pressão encontra uma massa de ar que combina baixa pressão nas áreas vizinhas com alta umidade. O resultado dessa junção de fatores é a ocorrência de chuvas intensas e ventos fortíssimos que, não raro, geram acidentes com vítimas, além de enorme prejuízo financeiro com a queda de telhas e estruturas.

Um exemplo do que estamos falando foram os casos registrados na cidade de Tubarão – região sul de Santa Catarina – em outubro de 2016. Na ocasião, a passagem de uma tempestade com ventos de magnitude elevada devastou diversas casas e galpões industriais pela cidade. Segundo dados da Defesa Civil, mais de 150 empresas tiveram suas atividades interrompidas ou vieram à falência em decorrência dessa catástrofe climática.

Porém, convém ressaltar um dado interessante deste episódio, levantado pelos engenheiros Douglas Rocha e Raul Botega em pesquisa acadêmica: os galpões menos afetados pelas ações de vento e tempestade foram aqueles que tinham lanternins instalados. Conforme análise dos engenheiros, a presença dos lanternins foi fundamental para reduzir os danos porque as aberturas dessa estrutura diminuíram a pressão interna no galpão.

Inclusive, muitos especialistas recomendam a instalação de lanternins em obras industriais não apenas por proporcionarem conforto térmico e economia de energia, mas justamente porque essa solução é capaz de mitigar efeitos de pressão interna. A análise conduzida por Rocha e Botega a partir do ocorrido em Tubarão corrobora essa perspectiva, demonstrando que o lanternim é mesmo eficaz contra vento e tempestade.

 

Por que vale a pena investir em lanternim industrial?

 

Para além da proteção comprovada contra vento e tempestade, o investimento em lanternins industriais  é ainda muito vantajoso do ponto de vista da sustentabilidade e da eficiência energética. Explicamos: por se tratar de um sistema de ventilação natural que funciona sem consumo de energia e sem movimentação mecânica, o uso do lanternim poupa recursos operacionais e deixa o local de trabalho muito mais agradável.

O conforto térmico proporcionado pelas aberturas do lanternim dispensa a necessidade de aparelhos climatizadores e ainda contribui para a iluminação zenital para fábricas, tornando o ambiente mais salubre e favorável para o desempenho das atividades. Sem falar que o processo de exaustão que ocorre na entrada e saída dos lanternins elimina poeira e gases em suspensão, elevando a qualidade do ar no recinto.

Como vimos no tópico anterior, são também as aberturas do lanternim que ajudam a minimizar os efeitos da pressão interna no galpão, o que é decisivo para reduzir os danos comumente ocasionados pela ação do vento e tempestade. Podemos dizer então que essa soma de fatores faz do lanternim a melhor opção em termos de custo-benefício para a indústria.

 


Funcionamento do lanternim industrial

Já falamos que o lanternim não consome energia nem tem ação mecânica, então, como se dá seu funcionamento? Explicamos a seguir.

É simples: o funcionamento do lanternim ocorre por meio de dois fenômenos físicos, os efeitos chaminé e Venturi. O primeiro é responsável por proporcionar o conforto térmico característico, impulsionando a saída do ar quente pela cobertura do galpão. O segundo é responsável pelo aumento da velocidade do ar neste processo, favorecendo a renovação constante e resultando na zona de baixa pressão que falamos anteriormente.

Pontuamos ainda mais alguns benefícios dessa solução para você se convencer de vez de que vale a pena o investimento:

  • Pode ser instalado em qualquer tipo de cobertura;
  • Possui alta resistência e é totalmente estanque;
  • Não possui peças móveis sujeitas a desgaste;
  • Tem baixo peso específico e não emite ruídos;
  • É fácil de instalar e tem custo zero de manutenção.

 


 

Quer saber mais sobre os benefícios do lanternim contra vento e tempestade? Fale com um de nossos especialistas e invista em uma solução de alta performance que vai ajudar a proteger o seu patrimônio!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.