Uma indústria está sujeita à necessidade de manutenção de equipamentos ou a condições estruturais que comprometem a segurança e a eficiência da produção. Para resolver esses problemas, o retrofit é frequentemente a solução mais viável.
Ao invés de apenas substituir os sistemas antigos por novos, por que não fazer intervenções para adaptar as infraestruturas às melhores e mais atuais práticas do mercado?
Quando esse processo ajuda a resolver problemas relacionados ao alto consumo de energia elétrica na empresa e a ter um ambiente mais saudável e produtivo, uma das principais soluções usadas no retrofit é a instalação de uma estrutura chamada domus.
Quer saber mais sobre como isso funciona na prática? Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o que é retrofit e o papel do domus nesse processo.
O que é retrofit?
Retrofit é o processo de modernização ou atualização de construções antigas. Ao contrário de uma simples restauração, no retrofit muitas vezes é necessário substituir características originais de peças ou instalações inteiras por soluções mais modernas.
No contexto industrial, o retrofit pode ser aplicado tanto a equipamentos quanto a estruturas.
Retrofit de equipamentos
Quando falamos de retrofit de equipamentos, estamos nos referindo à atualização de máquinas e dispositivos industriais. Geralmente, isso ocorre por meio da substituição de componentes obsoletos por peças novas.
Retrofit de estruturas
É a renovação de prédios e instalações industriais para torná-los mais modernos e funcionais. É um processo que pode incluir melhorias de sistemas elétricos e hidráulicos, por exemplo.
O objetivo é prolongar a vida útil das instalações dos edifícios como um todo e reduzir custos operacionais.
Como identificar a necessidade de retrofit de cobertura?
Muitos indicadores sinalizam a necessidade de trocar componentes antigos ou modificar estruturas de um edifício.
Em galpões industriais, por exemplo, o retrofit de coberturas industriais acaba sendo um processo fundamental, principalmente considerando que muitas dessas instalações antigas foram construídas com telha W.
A telha W é um tipo de telha de fibrocimento, caracterizada por seu perfil trapezoidal e elevada resistência mecânica.
Apesar de ser muito utilizada em coberturas industriais e comerciais devido à sua durabilidade, fácil instalação e eficiência na drenagem de água, não é isenta de problemas.
A maioria das telhas antigas foi instalada com domus de placas de acrílico ou fibra de vidro, materiais que, ao longo do tempo, sofrem degradação devido à exposição solar.
São os sinais visíveis de degradação, como fissuras, deslocamentos e perda de integridade estrutural nas telhas W, que indicam a necessidade de um projeto de retrofit.
O que é o domus?
Domus é um componente de iluminação natural instalado na cobertura das edificações industriais. Fabricado em policarbonato prismático ou alveolar, ele é projetado para permitir a entrada de luz natural no ambiente interno e reduzir a necessidade de iluminação artificial.
Além de sua função principal de iluminação, o domus é desenvolvido para ser resistente e durável. O policarbonato, material utilizado na fabricação do domus, é conhecido por sua excelente resistência a impactos e às intempéries.
O design prismático ou alveolar do domus permite uma difusão uniforme da luz para evitar o ofuscamento e proporcionar um conforto visual aos trabalhadores.
Quais os problemas comuns em telhas W antigas?
Telhas W antigas frequentemente apresentam uma série de problemas decorrentes do envelhecimento e da exposição prolongada às intempéries. Esses problemas são:
- ressecamento e quebra — a radiação UV do sol é uma das principais causas de degradação das telhas W antigas;
- amarelamento — a exposição contínua ao sol também causa o amarelamento das placas de acrílico ou fibra de vidro;
- infiltrações — devido ao desgaste, as telhas W podem desenvolver microfissuras e rachaduras.
A identificação precoce desses sinais de degradação é o primeiro passo para a implementação de medidas corretivas, como o retrofit das coberturas.
Por que investir no retrofit de coberturas industriais com domus?
Ainda está em dúvidas sobre fazer um retrofit na sua cobertura industrial? Descubra abaixo os motivos que tornam o investimento em domus uma escolha inteligente e vantajosa para modernizar sua infraestrutura.
Flexibilidade na instalação
Aqui no Grupo MB, entendemos a importância de adaptar nossos serviços às necessidades de cada cliente. Por isso, é possível instalar o Domus LineaLight em qualquer tipo de telha.
Você pode optar por manter a telha W e simplesmente integrar domus ou realizar uma substituição completa das telhas antes de fazer a instalação da estrutura.
Melhoria da iluminação natural
As estruturas industriais, como galpões, depósitos e fábricas, frequentemente têm suas estruturas internas projetadas para maximizar o espaço de trabalho e a segurança, mas nem sempre são otimizadas para captar e distribuir algo gratuito: a luz natural.
O retrofit com o domus de policarbonato é uma resposta inteligente para resolver esse problema. Ao ser instalado na cobertura de um galpão, o domus capta a luz solar e a distribui pelo ambiente interno de forma uniforme.
A resistência dos domus à radiação UV garante que os seus componentes mantenham a eficiência e durabilidade ao longo de muito tempo.
Redução de custos operacionais
Cortar custos é uma prioridade para qualquer empresa, e no contexto industrial, isso muitas vezes significa repensar a forma como utilizamos a energia.
Muitas estruturas industriais ainda mantêm suas luzes acesas durante o dia, desperdiçando um dinheiro que poderia ser direcionado para áreas mais estratégicas.
O retrofit das coberturas com o Domus LineaLight é uma solução para otimizar esses gastos. Além de aproveitar uma economia na conta de luz, sua empresa não precisa se preocupar com eventuais despesas para a manutenção do domus.
A estrutura instalada na cobertura do galpão só precisa de uma limpeza periódica para funcionar perfeitamente durante anos.
Os domus de policarbonato ainda oferecem benefícios adicionais, como a vedação contra infiltrações e a redução do ruído ambiental. Com o domus, você aproveita total estanqueidade graças à alta qualidade do produto e da instalação.
Maior bem-estar para os colaboradores
A utilização da luz natural promovida pelos domus traz mais conforto visual e melhora o bem-estar dos colaboradores, criando um ambiente mais saudável e produtivo.
Essa solução auxilia, ainda, no cumprimento dos níveis de iluminância (LUX) recomendados pelas principais normas regulamentadoras, como a NR17, que trata da ergonomia no trabalho e aborda os níveis de incidência solar adequados.
Assim, ao garantir uma iluminação adequada e natural, o retrofit com domus não apenas reduz a necessidade de iluminação artificial, economizando energia, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais agradável e eficiente.
Sustentabilidade
O retrofit com o domus pode ser o primeiro passo de um plano mais amplo de empresas do segmento industrial que buscam manter práticas alinhadas com o conjunto de princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança).
Afinal, o uso de iluminação natural pode reduzir a dependência de distribuidoras locais que fornecem energia produzida majoritariamente por combustíveis fósseis.
Obra de retrofit: o projeto do Grupo MB e CCM Brasil
O Grupo MB é líder em soluções de ventilação e iluminação natural, com obras de retrofit para diferentes indústrias no seu portfólio. Um dos projetos aconteceu nos galpões da CCM Brasil, em Campo Largo (PR), com resultados imediatos e tangíveis para a empresa.
Foi realizado um completo processo de modernização com a instalação do Domus Linealight de policarbonato prismático. Abaixo, entenda mais sobre esse exemplo de retrofit que revitalizou os galpões da CCM Brasil.
Desafios
Enfrentamos problemas com os antigos sistemas de iluminação de fibra de vidro, que eram quebradiços, ressecados, sofriam de amarelamento e apresentavam infiltrações e goteiras.
Solução
Com um retrofit completo, substituímos as claraboias de fibra de vidro pelo Domus Linealight de policarbonato prismático difusor.
Para ver o antes e depois do retrofit da CCM Brasil, confira o vídeo abaixo:
Resultados
O projeto resolveu problemas estruturais críticos dos galpões e promoveu uma transformação positiva nas operações industriais da empresa:
- luminosidade acima de 700 Lux — os galpões agora contam com uma ampla iluminação natural;
- economia de energia — reduzimos os custos operacionais com energia elétrica, graças à menor necessidade de iluminação artificial;
- aumento da produtividade — com ambientes de trabalho mais iluminados e confortáveis, os colaboradores tiveram um aumento perceptível de eficiência e rendimento.
Agora que você já sabe o que é retrofit e todos os benefícios de buscar uma revitalização das coberturas industriais com o domus, entre em contato com o Grupo MB e transforme suas instalações.
São mais de 20 anos de mercado com as melhores soluções em iluminação e ventilação natural para a indústria! Fale com nossa equipe e solicite já um orçamento.