Se você busca um sistema de ventilação industrial, talvez esteja atrás de ventiladores ou exaustores movidos a energia elétrica. Porém, existem opções mais econômicas e que trazem eficiência energética no longo prazo. Estamos falando das soluções de ventilação natural, que apresentam vários benefícios e têm um desempenho muito mais satisfatório do que as opções convencionais.
Essas alternativas modernas e inteligentes são necessárias para garantir a qualidade de vida no trabalho e o bem-estar dos colaboradores. Isso porque uma boa circulação de ar contribui para a produtividade e a manutenção de níveis apropriados de salubridade no espaço corporativo.
Neste conteúdo, vamos explicar quais são os motivos que justificam esse investimento e apresentar 2 sistemas de ventilação industrial que vão mudar a realidade do seu galpão. Confira!
Sistema de ventilação natural: por que escolher soluções naturais
O sistema de ventilação industrial tradicional apresenta mecanismos forçados, como os exaustores eólicos e os ventiladores. Esses sistemas geram acúmulo de ar viciado, o que é bastante prejudicial à saúde dos colaboradores.
As soluções de ventilação natural, por sua vez, funcionam a partir da diferença de densidade entre o ar quente – que fica no interior do galpão – e o ar frio, que está no ambiente externo. Essa divergência gera uma corrente circulante que melhora a qualidade do ar interno.
O resultado desse processo é um local de trabalho com mais salubridade e qualidade de vida para os colaboradores. Como a ventilação natural proporciona a renovação constante do ar, a temperatura do galpão se manterá sempre agradável, o que evita uma série de problemas decorrentes do calor excessivo, como o cansaço das equipes.
Tudo isso se dá sem custo de energia elétrica. Afinal, as soluções de ventilação natural não consomem um kw sequer para funcionar. O máximo desempenho desse sistema de ventilação industrial se dá devido aos fenômenos físicos Venturi e chaminé, responsáveis pela renovação constante que eleva a qualidade do ar no ambiente.
Ou seja, trata-se de um investimento certeiro para quem busca eficiência energética e sustentabilidade na indústria. Além disso, o bem-estar e a saúde dos colaboradores estarão garantidos, o que também é primordial para a consolidação de uma imagem positiva da indústria no mercado.
Ventilação industrial e segurança no trabalho: entenda a relação
Como vimos, as soluções de ventilação natural auxiliam na manutenção da salubridade no ambiente corporativo. Por isso, podemos dizer que, com esse investimento, a indústria poderá se adequar mais facilmente às normas de Segurança do Trabalho.
Um exemplo são as normativas que regulamentam sobre exposição ao calor e sobre a concentração de poeira e agentes químicos nos galpões industriais, como a NR-15. Manter o galpão livre de gases, vapores, solventes e outras substâncias tóxicas é, portanto, essencial para cumprir a legislação e, sobretudo, para preservar a integridade física dos colaboradores.
Nesse sentido, os sistemas de ventilação natural se fazem ainda mais necessários. Isso porque, ao contrário dos climatizadores – que não permitem a troca do ar dentro do ambiente – os sistemas naturais retiram todo o ar viciado do interior da fábrica, fazendo também a exaustão da poeira e das eventuais partículas tóxicas em suspensão no local.
Quer entender melhor os mecanismos de atuação dos sistemas de ventilação natural? Baixe nosso guia gratuito e conheça os conceitos envolvidos nesse processo!
Sistemas de ventilação natural que irão mudar a realidade do seu galpão
Antes de falarmos dos sistemas mais utilizados para potencializar a renovação do ar na indústria, vamos explicar os principais tipos de ventilação natural existentes:
Ventilação cruzada
Consiste em utilizar aberturas em lados opostos do galpão para permitir o fluxo natural do ar no ambiente. Dependendo da configuração espacial da fábrica, essa corrente de ar pode se dar tanto na horizontal quanto na vertical – no caso de edificações com mais andares.
Ventilação em única lateral
A ventilação em única lateral considera apenas uma abertura em uma das laterais do ambiente, por onde a corrente de ar será potencializada. A escolha por esse tipo de ventilação natural dependerá do layout do galpão, pois em alguns casos esse recurso é mais eficiente do que a ventilação cruzada.
Ventilação por gravidade
Esse tipo de ventilação natural é o mais eficiente. Consiste em criar um fluxo de ar orientado pelo vento por meio de uma abertura como a veneziana industrial. Assim, a corrente atravessa o galpão e percorre todo o espaço interno, impulsionando o ar aquecido para a parte superior da fábrica. Essa pressão negativa que se dá na cobertura leva o ar quente e viciado para fora e mantém a temperatura interna sempre agradável.
Ventilação com lanternim e venezianas industriais
As duas soluções de ventilação natural por gravidade mais conhecidas são os lanternins e as venezianas industriais. A seguir, vamos explicar como cada uma delas funciona.
1. Lanternim
O lanternim funciona como um exaustor natural, impulsionando a troca do ar interno para manter o galpão livre de partículas tóxicas. Sua instalação é feita na cobertura da fábrica. Como não há peças móveis e/ou sujeitas a desgastes, a solução dispensa manutenção e pode ser instalada com facilidade. Entre os demais benefícios, podemos destacar:
- Mais saúde respiratória para os colaboradores;
- Equipes mais produtivas e com mais qualidade de vida;
- Reposição dos níveis de oxigênio e eliminação do ar viciado;
- Economia de energia elétrica e sustentabilidade para a indústria.
2. Venezianas industriais
As venezianas industriais garantem a iluminação e a ventilação permanentes. Elas podem ser fixas ou móveis e ter um acionamento manual ou automatizado. A escolha dependerá das necessidades de cada projeto. Quanto às principais vantagens, destacamos o conforto térmico e a qualidade do ar interno, devido à renovação constante. Além desses benefícios, as venezianas também proporcionam:
- Eficiência energética para a indústria;
- Facilidade de instalação e zero emissão de ruídos;
- Iluminação natural uniforme e com proteção UV;
- Opções de telas protetoras (mosquiteira e passarinheira).
Como saber se o sistema de ventilação natural será eficiente?
Uma das formas de garantir um sistema de ventilação industrial eficiente é escolhendo fornecedores que são experts no mercado. Projetistas que trabalham com metodologias inovadoras, como o CFD (Computational Fluid Dynamic) certamente vão dimensionar sistemas de ventilação natural de alta performance. Portanto, esse também é um bom indicador de qualidade.
O Grupo MB, referência no segmento de iluminação e ventilação natural há 20 anos, é pioneiro no uso dessas metodologias inteligentes para garantir sistemas de máximo desempenho.
O CFD, por exemplo, é uma simulação computacional capaz de comprovar a eficácia de um sistema com lanternim e veneziana antes de tirá-lo do papel. Por meio desse recurso, é possível visualizar como o ar se comporta no galpão, qual é a corrente estabelecida e, assim, definir onde as venezianas e/ou os lanternins deverão ser instalados. Dessa forma, o gestor terá uma solução de alta performance e com retorno garantido.
Gostou da ideia? Saiba mais sobre os lanternins do Grupo MB e conheça todas as especificações técnicas desta solução sustentável!