Sobretudo em momentos de instabilidade econômica, focar na qualidade da construção industrial é imprescindível para otimizar recursos e garantir uma edificação que favoreça a cadeia produtiva.
Por esse motivo, fazer uma gestão adequada do projeto é o primeiro passo para driblar atrasos nas entregas e acertar na escolha das soluções industriais. Um bom exemplo são os sistemas sustentáveis que ajudam a reduzir os custos operacionais na fábrica.
Neste conteúdo, falaremos sobre padrões de qualidade na construção industrial e o investimento em sustentabilidade para configurar um galpão de alto nível. Confira!
Como a gestão da qualidade 4.0 pode auxiliar na construção industrial?
A gestão de qualidade na construção industrial é um dos assuntos-chave da Indústria 4.0. Afinal, os gestores já compreenderam que somente é possível otimizar uma linha de produção contando com soluções qualificadas e de alta performance. Isso favorece não só a fluidez da cadeia produtiva, mas também o rendimento dos colaboradores e a efetividade dos resultados. Entre os principais benefícios, destacamos:
- Agilidade na entrega das obras;
- Alinhamento entre os colaboradores;
- Eficiência na linha de produção;
- Redução no custo global do projeto;
- Entrega de resultados mais promissores;
- Obras modernas e sustentáveis.
Entenda como manter a qualidade na construção industrial em 4 passos
Vamos ao passo a passo para elevar os padrões de qualidade na construção industrial.
1. Faça acompanhamento contínuo
Contar com uma equipe diferenciada e fornecedores experientes é importantíssimo para um controle de qualidade efetivo. Muitas vezes, os gestores acabam optando por mão de obra mais barata e depois se arrependem porque o resultado não saiu como esperado. Portanto, além de priorizar equipes especializadas, procure acompanhar o grupo de perto, para corrigir gargalos antes que eventuais falhas comprometam a excelência do projeto. Resumimos os principais benefícios do acompanhamento contínuo:
- Evita falhas operacionais no canteiro de obras;
- Facilita a detecção de gargalos pelos gestores;
- Simplifica o processo de programação das etapas da edificação.
2. Tenha a tecnologia como sua aliada
Além de um acompanhamento meticuloso, um fator que pode trazer grandes vantagens na construção industrial é a adoção de aparelhagem e sistemas mais modernos. O controle manual das tarefas, por exemplo, costuma gerar falhas que dificultam o cumprimento do calendário e acabam atrasando as entregas.
Sistemas mais modernos, como smartphones e softwares de gestão, otimizam o cronograma da obra a partir de diversos recursos, entre eles:
- Confiabilidade dos dados: reduz consideravelmente a possibilidade de erros e não permite o extravio de informações;
- Gerenciamento de custos: garante um controle efetivo dos gastos da obra;
- Digitalização de processos: elimina a necessidade de papelada e contribui para a sustentabilidade no projeto.
3. Cuide da saúde dos colaboradores
O cuidado com a saúde dos colaboradores é imprescindível para manter a qualidade na construção industrial, garantindo também o bem-estar e a integridade física das equipes. Algumas medidas preventivas nesse sentido são:
- Uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
- Disponibilidade de água e sabão nos canteiros para que os trabalhadores possam higienizar as mãos com frequência;
- Distribuição de álcool gel 70% em vários lugares na obra, sobretudo nos locais de refeição.
4. Aposte em soluções sustentáveis
Hoje em dia, não há como falar em construção industrial sem citar soluções sustentáveis que otimizam a obra desde a execução até o lançamento. Um exemplo são os softwares de gestão que permitem elaborar e monitorar o cronograma detalhado da obra.
Outra alternativa interessante é priorizar a instalação de sistemas inteligentes que trarão uma série de vantagens em curto e médio prazo, como as soluções de iluminação e ventilação natural, que inclusive vêm sendo bastante utilizadas em projetos de retrofit industrial.
Esses sistemas operam a custo zero de energia para promover conforto visual e térmico na fábrica, proporcionando um ambiente corporativo mais econômico e com mais qualidade de vida.
Saiba mais sobre sustentabilidade industrial e veja porque vale a pena investir nesse segmento!
4 etapas para elaborar um plano de controle de qualidade
A seguir, listamos as 4 etapas básicas para garantir o padrão de qualidade na construção industrial.
1. Defina o escopo do projeto
Tudo começa com um planejamento detalhado. Sem um cronograma bem definido, fica muito difícil controlar as etapas de execução da obra e monitorar o andamento dos processos. Por isso, a primeira coisa a ser feita é o plano da obra e a listagem completa dos recursos necessários, como materiais e fornecedores.
2. Realize a execução do projeto
Com o cronograma em mãos, é hora de começar a tirar a obra do papel. Reforçamos o que foi dito anteriormente sobre contar com equipes especializadas, mão de obra qualificada e fornecedores experientes. Esses aspectos são decisivos não só para manter os padrões de excelência da obra, mas também para garantir a agilidade na entrega.
3. Acompanhe os resultados
O monitoramento dos resultados por etapas faz toda a diferença no andamento do projeto. Acompanhar de perto cada fase da obra é imprescindível porque permite enxergar gargalos e corrigi-los antes de se tornarem agravantes. Por isso, o gestor deve estar sempre presente no canteiro e avaliar detalhadamente o cumprimento das metas estabelecidas no planejamento inicial.
4. Faça a vistoria e entrega
A vistoria normalmente é um dos momentos de maior expectativa na construção industrial. Até porque é nessas horas que o gestor poderá visualizar a obra com um nível de detalhamento maior, pois praticamente tudo já estará em seus devidos lugares. Lembre-se que o momento da vistoria e, posteriormente, da entrega, deve ser acompanhado pela equipe técnica para sinalizar eventuais necessidades de reparo e correções.
Com esses cuidados, certamente as equipes entregarão uma obra com excelente padrão de qualidade e sem problemas relacionados a atrasos ou retrabalho.
Para saber mais sobre eficiência na construção industrial, aproveite e conheça os recursos inteligentes da Indústria 4.0 que não podem faltar na execução do seu projeto!