A maioria das pessoas não repara no sistema de iluminação de um supermercado enquanto põe as suas compras no carrinho. Porém, o impacto das luzes na experiência geral do cliente não pode ser subestimado pelos empresários varejistas do setor.
Mais do que clarear corredores e destacar produtos das prateleiras, a iluminação para supermercados pode ser vista como um instrumento estratégico capaz de interferir no comportamento dos consumidores e até na eficiência energética da empresa.
O setor supermercadista está cada vez mais competitivo, e estratégias como essa merecem toda a atenção dos grandes players. Segundo pesquisa da ABRAS, o setor alcançou um faturamento de R$ 1 trilhão e já representa cerca de 9,2% do PIB do Brasil.
Continue a leitura se quiser entender mais sobre o que está por trás da iluminação adequada para supermercados. Vamos explicar também como o Grupo MB está contribuindo com soluções de iluminação natural para os maiores supermercados do país.
Qual a importância da iluminação para supermercados?
Quando falamos da importância da iluminação para os supermercados, devemos nos concentrar em três fatores principais: bem-estar do cliente, destaque para os produtos e eficiência energética.
Bem-estar do cliente
A criação de uma atmosfera agradável e convidativa dentro de um supermercado depende diretamente da qualidade da iluminação. Para alcançar esse efeito, são levados em consideração os tipos de iluminação conhecidos como ambiental, de tarefa e de acento.
Para fornecer uma luz geral uniforme em todo o espaço, recorre-se à iluminação ambiental. As lâmpadas posicionadas no teto garantem que os clientes possam ver claramente por onde estão andando, criando um ambiente seguro e confortável.
Já a iluminação de tarefa é utilizada em áreas pontuais onde uma luz mais forte é necessária para realizar tarefas específicas, como caixas registradoras, balcões de atendimento e áreas de preparo de alimentos.
Na iluminação de acento, por sua vez, as lâmpadas instaladas em trilhos ou spots servem para destacar produtos ou áreas especiais dentro do supermercado, chamando a atenção para promoções, produtos frescos ou seções gourmet.
A partir dos vários tipos de iluminação, os supermercados podem criar um ambiente onde os clientes se sentem à vontade para fazer suas compras.
Destaque para os produtos
Utilizando técnicas de iluminação específicas, é possível realçar produtos, criar áreas de interesse e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Em seções como açougue, peixaria e delicatessen, por exemplo, luminárias embutidas com luzes LED de alta intensidade podem ser usadas para iluminar carnes, frutos do mar e queijos de forma a realçar suas texturas e cores naturais.
Eficiência energética
Em um setor em que o custo de energia elétrica é alto, adotar soluções de iluminação energeticamente eficientes pode trazer benefícios tanto econômicos quanto ambientais.
A eficiência energética nada mais é que o uso racional de energia. Em um supermercado, isso significa ter os menores custos possíveis na conta de luz para iluminar de maneira eficiente grandes áreas de vendas, estoques e áreas de serviço.
Essa eficiência no consumo de energia pode ser alcançada com a escolha dos equipamentos certos para a iluminação, como as lâmpadas LED, e do uso inteligente de soluções de iluminação natural.
Como você verá no tópico seguinte, os supermercados com obras do Grupo MB estão se beneficiando desse tipo de solução em termos de sustentabilidade e eficiência energética.
Quais os supermercados com projetos de iluminação natural do Grupo MB?
Dos 10 maiores supermercados do Brasil, segundo o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), quatro deles são clientes do Grupo MB: Assaí Atacadista, Supermercado BH, Grupo Pereira e Grupo Koch Hipermercado.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, o Grupo MB construiu uma trajetória consolidada e reconhecida com a parceria de empresas de diversos setores, sempre com excelência e transparência em cada projeto.
Para as maiores empresas de varejo alimentar do Brasil, as nossas soluções de iluminação natural (o Domus Linealight e o MB Smart) atuam para superar os desafios de cada projeto e gerar resultados positivos em termos de eficiência energética.
No projeto do Grupo Koch Hipermercado, por exemplo, o Grupo MB passou a fornecer soluções de iluminação natural para 100% das lojas da rede espalhadas pelo país.
Com o Domus, as lojas têm uma estrutura instalada na cobertura de edificação que permite a entrada de luz solar no interior do ambiente. Os principais resultados foram a grande economia de energia e a redução de custos para a rede:
E, se o ambiente possui o Domus Linealight, é possível integrá-la ao MB Smart, que serve para adaptar o nível de luminosidade das luminárias conforme a iluminação externa, sem a necessidade de controle manual. Assim, as lojas do Koch Hipermercado conseguem manter as diretrizes de lux do segmento.
Saiba mais sobre o projeto do Koch com o MB Smart:
Além das lojas do Koch Hipermercado, outro destaque vai para os projetos do Supermercado BH, que têm lojas com Domus Linealight do Grupo MB.
Um bom exemplo desse caso de sucesso é o projeto realizado no Supermercado BH de Montes Claros (MG), que conta com todos os benefícios da iluminação natural. Mas, além do Domus, a equipe do Grupo MB instalou na loja o lanternim, solução de ventilação natural para melhorar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.
Na maioria dos projetos para os grandes supermercados, fornecemos também as soluções de ventilação natural em conjunto: tanto os lanternins quanto as venezianas.
Com essas duas soluções integradas, as empresas atendidas pelo Grupo MB podem alcançar, além da máxima eficiência energética, maiores taxas de renovação de ar e conforto térmico em seus ambientes internos.
Quantos lux a norma determina para o setor supermercadista?
O nível de iluminância (medido em lux) ideal para cada ambiente é estabelecido pela NBR 8995-1. Segundo a normativa, o mínimo de iluminância necessário pode variar de acordo com o local, o que também vale para os supermercados.
Por exemplo, é estabelecido o mínimo necessário de 150 lux em setores de estocagem, e 300 lux ou 500 lux para o setor de produção. Essa medição pode ser realizada com a ajuda do aparelho conhecido como luxímetro.
Fica claro que a iluminação para supermercados é uma estratégia que influencia tanto a experiência dos clientes quanto os custos operacionais do próprio supermercado. Então, conte com a ajuda de empresa especializada para alcançar mais eficiência energética na sua empresa com um projeto luminotécnico!
Que tal conhecer mais sobre as soluções de iluminação natural do Grupo MB? Entre em contato para solicitar um orçamento e fale com um de nossos consultores.