Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a energia elétrica é o item que mais vem pesando no bolso dos brasileiros ao longo de 2021. No início do segundo semestre, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) passou a adotar a chamada bandeira 2 para compensar os impactos gerados pelas crises hídricas. Afinal, com a escassez de água, é preciso recorrer às termelétricas para gerar energia.
Como o acionamento das usinas termelétricas é custoso, a elevação na bandeira tarifária é uma forma de repassar esses custos ao consumidor. Na indústria, não é diferente. No entanto, o segmento industrial tem a seu favor a arquitetura sustentável, uma das grandes responsáveis pela eficiência energética nas fábricas. Assim, além de reduzir o consumo de energia, a empresa ganha destaque pela sustentabilidade.
Investir em soluções ecologicamente corretas é a melhor maneira de enfrentar crises hídricas. Além disso, a sua indústria conseguirá reduzir custos com energia e ser mais valorizada no mercado. Continue a leitura e saiba mais!
Crises hídricas e a alta na energia elétrica
O Brasil vem enfrentando a pior estiagem dos últimos 91 anos, conforme dado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão da Aneel é de que o acionamento das termelétricas para garantir o fornecimento de energia em 2021 custará R$ 9 bilhões aos consumidores. Não à toa, a bandeira vermelha 1 passou a vigorar já no mês de maio. Em junho, houve novo reajuste na bandeira, que subiu para o patamar 2. Esse é o nível máximo de cobrança extra aos consumidores e representa o custo de R$ 6,243 por 100 kw/hora.
Como as previsões não são otimistas, a alternativa que resta aos consumidores é reduzir o consumo nas práticas cotidianas. No segmento industrial, essa preocupação é ainda mais urgente. Isso porque a extensão das cadeias produtivas consome muito mais energia. Nesse sentido, as soluções mais viáveis para reduzir o consumo são:
- investir em fontes renováveis;
- e pensar em soluções sustentáveis.
Como uma arquitetura sustentável pode ajudar?
Já faz algum tempo que o investimento em fontes renováveis de energia se tornou tendência mundial, como a captação eólica, energia solar e biomassa. No Brasil, esse segmento cresceu exponencialmente nos últimos anos e vem ganhando ainda mais força no contexto das crises hídricas. Mas, como se tratam de investimentos elevados e com retorno em longo prazo, podem não ser a melhor saída para quem tem pressa.
Nesse caso, outras alternativas de arquitetura sustentável são mais interessantes, como os sistemas de iluminação e ventilação natural. Essas soluções trazem retorno mais rápido e têm resultados que vão além da economia de energia.
Este tipo de solução auxilia as indústrias a atingirem eficiência energética. Além disso, a iluminação e ventilação natural aceleram a produtividade nas fábricas, tornando-as, de fato, sustentáveis.
Não à toa, indústrias que aliam eficiência energética e processos otimizados estão mais propensas a receberem a Certificação LEED. Principal selo de sustentabilidade industrial no mundo, o LEED é utilizado em mais de 160 países. A certificação funciona como um atestado da responsabilidade social das empresas, comprovando a eficiência de seus processos de produção.
—> Aproveite e veja aqui quais são os critérios para obter a certificação LEED, além de saber porque é tão importante se adequar a esse cenário!
A seguir, trazemos mais detalhes sobre essas soluções sustentáveis que podem otimizar sua cadeia produtiva, trazendo eficiência energética e reduzindo significativamente os impactos das crises hídricas.
Soluções de iluminação natural
Os domus prismáticos são opções campeãs quando falamos em iluminação natural para indústria, operando a custo zero de energia. Com essas estruturas, a fábrica não fica mais refém das lâmpadas artificiais durante todo o expediente.
Isso só é possível graças ao policarbonato prismático. A tecnologia garante a difusão ideal da luz solar, bloqueando os raios UV e mantendo o galpão bem iluminado por uma média de oito horasdiárias.
A redução no uso das lâmpadas por tanto tempo e ao longo de vários meses gera uma redução bastante significativa na tarifa de energia. Fazer essa economia é essencial em um cenário de bandeira 2, cuja taxação é a mais elevada possível.
Para além do controle orçamentário, a indústria ganha também em termos de desempenho. Um ambiente iluminado de forma eficaz favorece a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.
Soluções de ventilação natural
Os sistemas de ventilação natural que combinam venezianas e lanternins industriais também são excelentes recursos para quem busca eficiência energética. Essas soluções proporcionam conforto térmico no interior do galpão e evitam o uso de aparelhos de ar-condicionado. Além disso, a qualidade do ar melhora consideravelmente e a renovação constante impede o acúmulo de ar viciado.
Então, se você pretende atingir eficiência energética e ainda ganhar mais qualidade de vida no trabalho, já sabe no que investir para blindar sua indústria dos impactos das crises hídricas. O Grupo MB pode ajudar você nessa missão. Fabricamos, distribuímos e implementamos soluções sustentáveis em projetos industriais dos mais diversos segmentos.
Gostou da ideia? Aproveite e veja como a fábrica Lubeka reduziu a fatura de energia elétrica em pouco tempo com as soluções do Grupo MB!