A preocupação em promover a circulação de ar em ambientes fechados ganhou novas proporções na pandemia da Covid-19. Isso porque, com a chegada do coronavírus, a circulação do ar deixou de ser apenas um simples aspecto do trabalho fabril para se tornar uma questão de urgência.
Não à toa, muitas indústrias passaram a investir em sistemas de ventilação natural para barrar a propagação da doença e, ao mesmo tempo, se manterem produtivas no mercado. Como sabemos, os impactos da pandemia na atividade industrial foram inevitáveis e bastante significativos.
No entanto, as indústrias que conseguiram manter níveis adequados de salubridade nos galpões tendem a retomar o crescimento com mais vigor. Por isso, se você ainda não se preparou para esse cenário, não deixe de ler este conteúdo. Falaremos dos investimentos que podem ser feitos para garantir a qualidade de vida e a segurança dos colaboradores!
Como deve ser a circulação de ar em ambientes fechados?
As mais de 600 mil mortes por Covid contabilizadas no Brasil até o final de 2021 deixou toda a população em estado de alerta, tornando-se motivo de preocupação constante também do ponto de vista econômico, pois vários segmentos precisaram interromper suas atividades.
Nesse sentido, o setor industrial precisou dar mais atenção à circulação do ar no local de trabalho, tendo em vista que os parques fabris geralmente são locais fechados e repletos de ar viciado. O investimento em sistemas de ventilação natural se tornou uma opção muito inteligente para evitar esse problema e garantir a saúde dos colaboradores.
Isso porque a ventilação natural promove a renovação constante do ar no recinto, de modo que a fábrica tenha conforto térmico e elevada qualidade do ar. Um ambiente industrial bem ventilado é fundamental para garantir a segurança de todos que precisam permanecer nesses locais fechados, pois a circulação do ar ajuda a evitar a contaminação pelo vírus.
Do ponto de vista do conforto térmico, as vantagens também são grandes, pois um sistema de ventilação bem direcionado vai manter a fábrica em uma temperatura sempre agradável. Dessa forma, não será necessário recorrer a aparelhos climatizadores, a exemplo do ar-condicionado, que deixa o ar viciado e consome muita energia para funcionar.
Além do ganho em saúde respiratória, a circulação de ar em ambientes fechados evita o risco de superaquecimento do maquinário e impede problemas clássicos decorrentes do calor excessivo na fábrica, como o estresse e o cansaço dos colaboradores. Ou seja, as soluções de ventilação natural são um investimento certeiro para preparar a indústria diante dos desafios trazidos pela pandemia.
Renovação e circulação de ar em ambientes fechados na prática
A oferta de soluções para ventilação industrial é bem diversa. Para escolher aquela que mais se adapta às necessidades de cada empresa, é importante elencar quais são os principais problemas que precisam ser solucionados. Um bom sistema de ventilação deve favorecer a circulação de ar e, ao mesmo tempo, eliminar poeira, gases e eventuais partículas tóxicas em suspensão no ambiente.
Os sistemas de climatização (ar-condicionado) e de ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos), embora sejam eficientes no controle da temperatura, muitas vezes deixam a desejar no quesito renovação do ar. Isso se tornou um agravante no contexto de pandemia da Covid-19, no qual a circulação constante é indispensável para conter a propagação do vírus.
A Covid-19, assim como as demais doenças respiratórias, apresentam grande índice de contágio em ambientes fechados. Portanto, investir em recursos que tragam renovação do ar é algo praticamente obrigatório no segmento industrial. As venezianas e lanternins industriais são opções campeãs de escolha nesse cenário, pois conseguem manter a renovação constante a custo zero de energia.
Conte com a MB para a circulação de ar no seu galpão
Quando utilizadas em conjunto, as venezianas e lanternins potencializam ainda mais os efeitos da ventilação natural. Isso porque o ar que entra pelas venezianas refresca o ambiente e favorece a circulação, ao mesmo tempo que as eventuais partículas tóxicas são eliminadas pelos lanternins na cobertura. A seguir, resumimos as principais vantagens envolvidas nesse processo:
- Ventilação permanente e controlada na indústria;
- Renovação constante do ar conforme a taxa adequada para cada ambiente;
- Conforto térmico, bem-estar e saúde respiratória para os colaboradores;
- Reposição dos níveis de oxigênio e qualidade do ar elevada;
- Redução de despesas de energia elétrica com ar-condicionado.
O Grupo MB está há 20 anos no mercado como uma empresa referência em sistemas de iluminação e ventilação natural para indústrias. As venezianas e os lanternins do Grupo MB são projetados com materiais de primeira linha e conforme as taxas de renovação de ar ideais para cada tipo de ambiente.
Se você tem interesse nessas soluções e quer preparar sua indústria para as demandas do futuro, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!