Ainda que se possa reconhecer diversos benefícios da iluminação natural em galpões industriais, é possível que você ainda tenha dúvidas: o uso de domus em galpões, garante mesmo economia de energia ou é desperdício de tempo e recursos?
Antes de questionar se o uso de iluminação natural realmente gera economia para a indústria, vamos enumerar outros benefícios da iluminação natural, além da evidente economia de energia.
Bem-estar e saúde dos colaboradores
A iluminação natural proporciona a melhora do humor e do sistema imunológico. Ela também limita o crescimento de fungos e bactérias no local.
Sustentabilidade
Empresas que desejam de fato serem sustentáveis precisam ir além das ações para gerar menos resíduos e realizar descarte nos locais corretos. A iluminação elétrica evita a emissão de poluentes responsáveis pelo efeito estufa, além de gerar menos resíduos tóxicos no meio ambiente.
Retorno rápido do investimento
O investimento necessário para implementar um sistema de iluminação natural costuma ser uma das objeções das empresas que pensam em adotar a solução para economizar energia na empresa.
No entanto, essa alteração tem um retorno muito rápido, uma vez que a economia da energia, a redução da manutenção e a prevenção de acidentes de trabalho e multas acabam fazendo com que o dinheiro volte ao caixa da empresa facilmente.
Tudo isso deixa bastante claro o valor de recorrer à iluminação natural na indústria. O ponto principal, claro, não deixa de ser a redução do consumo de eletricidade, o que nos leva à questão central do problema: quando e como a energia elétrica é consumida?
A iluminação artificial complementar: um segredo de economia da iluminação natural na indústria
Por conta da variação solar em dias muito encobertos ou mesmo à noite, é necessário ter uma iluminação artificial para complementar ao sistema de luz natural da empresa. Um risco existente é manter a iluminação artificial funcionando quando não é necessário, pois isso acaba afetando a economia que seria obtida quando ela estivesse desligada. No entanto, isso não significa que é possível obter a junção das duas e ainda assim economizar, apenas tomando alguns cuidados.
Para começar, é possível que a iluminação seja automatizada e dimerizável, ou seja, além de desligar-se automaticamente quando não for necessária, ela ter um controle gradual, de forma que seja utilizada a intensidade de luz adequada para uma iluminação eficiente e econômica no galpão da fábrica.
Outro ponto importante é que as lâmpadas escolhidas para compor a iluminação artificial podem ser as mais econômicas possíveis. Atualmente é o caso das lâmpadas de LED que têm grande durabilidade (vida útil de 25 mil horas), gerando muito menos trocas, e consomem menos energia do que todas as outras disponíveis no mercado.
Elas ainda contam com o benefício de não esquentar e, portanto, não comprometem o conforto térmico do ambiente. São ideais para quem deseja complementar a iluminação industrial natural e economizar energia na empresa.
Soluções híbridas e eficientes
Uma possibilidade viável e inteligente são os sistemas de gerenciamento de iluminações industriais especialmente projetados para centros de armazenamento e distribuição e galpões.
Com eles, a iluminação é proporcionada em diferentes escalas conforme a necessidade de cada setor, além de ter um controle completo da intensidade da iluminação artificial automaticamente, conforme a variação da luz externa.
As configurações da iluminação industrial ainda podem ser personalizadas conforme os turnos de trabalho e é possível acessá-las de qualquer lugar, por meio de um computador, smartphone ou tablet. Os dados ficam armazenados na nuvem e é possível acessá-los para monitorar o desempenho e acompanhar de perto toda a economia gerada.
O Grupo MB conta com experiência de anos em soluções de economia de energia e sustentabilidade para o setor industrial. Para saber mais, confira este artigo e conheça estes 6 motivos pelos quais você deveria escolher os Domus Linealight do Grupo MB!