ARTIGOS

Post Novembro-01

8

novembro

Como evitar o atraso de obras?

 

O atraso de obras é um dos problemas mais recorrentes na rotina da construção civil. Diversos fatores podem estar envolvidos nesse problema, causando o adiamento das entregas e implicando em severas adversidades para todos os envolvidos.

As empresas do ramo precisam estar atentas ao gerenciamento de uma série de processos, a fim de evitar os prejuízos que podem resultar ainda do atraso de obras, como ineficiência, gastos excessivos e a consequente insatisfação dos clientes. 

Outras questões como falhas na comunicação, mudanças não planejadas de projeto, dificuldades logísticas e até mesmo questões climáticas podem prejudicar o andamento do fluxo das obras.

Por isso, as empresas que se mostram preparadas para contornar esse tipo de percalço apresentam um importante diferencial de competitividade no mercado brasileiro.

Confira agora as dicas que separamos para evitar a ocorrência do atraso de obras e garantir a segurança e a qualidade das mesmas:

 

Planejamento eficaz

Um planejamento eficaz é determinante para a criação de um cronograma funcional e o estabelecimento de prazos para a execução de cada atividade. Na construção civil, os cronogramas costumam ser pouco planejados.

É necessário estruturar a programação não apenas para cumprir os prazos determinados, mas para garantir os recursos necessários em cada etapa, eliminar as restrições existentes e as interferências que podem atrapalhar o fluxo esperado.

 

+Você já leu esses?

 

Planejamento da logística

Fatores como o layout do canteiro influenciam diretamente na logística da obra e na produtividade dos trabalhos, sendo um dos motivos para a ocorrência de atrasos.

É preciso atentar para a disposição ideal do canteiro, a fim de possibilitar um bom fluxo de materiais. Também é necessário verificar constantemente se algum dos serviços programados demandará mudanças de layout.

Essas providências otimizam a integração no canteiro e evitam possíveis paralisações dos trabalhos, além de impactar na redução de perdas e desperdícios.

Outra questão importante a ser considerada envolve a eficiência na distribuição das centrais e locais de trabalho. O canteiro precisa ser projetado levando em conta a proximidade dos locais de armazenamento de material, de modo a reduzir o tempo e o gasto com o transporte.

 

atraso-de-obras-comunicacao-eficiente

 

Eficiência na comunicação

Falhas na comunicação podem prejudicar gravemente o andamento de um cronograma. Uma comunicação eficiente entre todos os setores é essencial para que os processos ocorram conforme o planejado.

É impossível gerenciar com eficiência todas as equipes, serviços, datas e recursos envolvidos em uma obra sem que todos estejam falando a mesma língua.

Para isso, é recomendado o uso de ferramentas de gestão, em que todas as tarefas e etapas são subdivididas em pacotes de trabalho.

Essa divisão facilita a comunicação entre as equipes, além de auxiliar na identificação de riscos e contribuir para o entendimento das etapas e do andamento do projeto.

 

 

Prever riscos

Ao analisar os riscos existentes no projeto, é possível prever quais deverão ser as ações, caso aconteçam. Muitas vezes, por já serem conhecidos, esses riscos podem ser monitorados e evitados.

O planejamento de cada fase da obra possibilita essa antecipação aos potenciais riscos existentes. A gestão de riscos também é uma etapa importante do planejamento, sendo responsável por eliminar possíveis ameaças e aproveitar as oportunidades identificadas.

 

+Leia: 10 aplicativos para a construção civil que facilitam a vida do engenheiro

 

Qualidade de materiais e mão de obra

Os custos gerados por uma execução incorreta e sem qualidade sempre serão muito superiores aos de um profissional qualificado. 

 

atraso de obras

Dessa forma, a mão de obra é um fator no qual não se deve economizar, sob o risco de comprometer seriamente a entrega da obra.

A escolha da mão de obra e dos materiais utilizados, além de interferir na qualidade final do produto, frequentemente está relacionada com os atrasos.

A necessidade de retrabalhos implica no adiamento do cronograma inicial, além de gerar uma relação desgastante com o cliente.

Para evitar esse tipo de problema, opte sempre por materiais de qualidade e profissionais qualificados, treinando sua equipe de acordo com as normas brasileiras.

 

+Leia: Precisa diminuir custos de manutenção de telhados industriais? Escolha o Grupo MB

 

Estabelecer prazos realistas

Os clientes geralmente tendem a optar por empresas que prezam pela transparência e agilidade em cada etapa do projeto.
atraso de obras

Promessas de entregas com prazos muito abaixo do usual nem sempre são capazes de atrair o público.

Ao contrário, um prazo surreal pode ser visto como algo suspeito, já que a pressa na execução muitas vezes traz consequências indesejadas para o resultado final.

É preciso agir com sinceridade ao estabelecer um prazo de entrega, deixando claro ao cliente que um trabalho de qualidade sempre demanda tempo, devido a todo o cuidado envolvido no projeto.

Dessa forma, cria-se uma relação baseada na honestidade, com o cliente entendendo as vantagens de um prazo mais longo, porém confiável.

O Grupo MB busca honrar o compromisso com os seus cliente, visando sempre a agilidade do serviço prestado, desde a criação do orçamento até a entrega e montagem dos produtos na obra.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.