ARTIGOS

eficiência energética industrial

11

agosto

Como atingir eficiência energética industrial na sua fábrica

 

O Brasil vem evoluindo no que diz respeito ao consumo de energia elétrica nos últimos anos. Os dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) mostram que o país ficou 14% mais eficiente energeticamente entre 2005 e 2018. Embora a maior parte desse avanço seja no segmento residencial, também houve evolução na eficiência energética industrial, a partir da adoção de práticas mais sustentáveis nas fábricas.

Pensar em estratégias para reduzir o consumo tem sido uma preocupação dos gestores não somente pela questão ambiental, mas também devido à necessidade de diminuir custos com tarifas de energia, o que permite redirecionar o orçamento operacional para as demandas mais urgentes da fábrica.

Se essa preocupação também faz parte do seu cotidiano, confira neste post cinco práticas certeiras para atingir eficiência energética industrial e tornar sua fábrica mais sustentável.

 

Troque lâmpadas convencionais por LED

 

A troca das lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED é o exemplo mais recorrente quando se trata de reduzir os custos com energia, aliando máximo desempenho com o mínimo de consumo. Além disso, as lâmpadas de LED são recicláveis e podem ser dimerizadas, o que permite controle ainda maior no uso.

O ideal é instalar sensores automáticos para garantir que as lâmpadas permanecerão apagadas sempre que necessário. Principalmente em fábricas e parques industriais, recomenda-se ainda investir de forma complementar às lâmpadas de LED em soluções que priorizem a iluminação natural, de modo a favorecer também o conforto térmico no galpão.

 

Substitua equipamentos antigos

 

Muitas indústrias operam com máquinas antigas que, embora estejam no prazo de vida útil, não são econômicas do ponto de vista energético. Substituí-las por versões mais modernas é uma solução viável e que traz resultados mesmo em curto prazo. Inclusive, essa é uma das práticas mais comuns em projetos de retrofit industrial.

Há uma série de equipamentos eficientes disponíveis no mercado, que apresentam maior rendimento e menor consumo em relação às versões antigas. Outra alternativa é instalar transformadores para que os aparelhos mais velhos funcionem na faixa de potência nominal compatível com o rendimento do maquinário.

 

Utilize climatizadores industriais

 

O climatizador industrial apresenta uma série de vantagens em relação aos aparelhos convencionais de ar-condicionado, sobretudo em relação à eficiência energética. Além de reduzir significativamente o consumo de energia, esse tipo de climatizador é mais fácil de ser instalado e demanda pouca manutenção.

A instalação de venezianas industriais também é uma solução muito eficiente quando se trata de favorecer o conforto térmico e diminuir os custos com eletricidade. As venezianas funcionam como um mecanismo de ventilação natural, permitindo o fluxo contínuo do ar e evitando que os trabalhadores fiquem expostos a mudanças bruscas de temperatura, além de prevenir o acúmulo de contaminantes no ar.

 

Instale Domus para iluminação natural

 

O melhor caminho para atingir eficiência energética industrial é aliar iluminação natural e artificial por meio de Domus. Essa solução consiste em fazer aberturas nos telhados para priorizar a entrada de luz solar. Os Domus iluminam até oito vezes mais do que janelas de abertura equivalente.

O funcionamento deste recurso se dá por refração, o que permite que a luz natural se amplie para pontos estratégicos do ambiente, isto é, sem incidir diretamente sobre os funcionários e equipamentos. A instalação tem excelente durabilidade e bloqueia mais de 95% dos raios ultravioleta, adaptando-se a qualquer tipo de cobertura industrial.

 

Invista em lanternins de ventilação

 

O Lanternim é outra solução inteligente para o controle da temperatura interna nas fábricas, favorecendo o conforto térmico pela circulação do ar. Instalados em aberturas na cobertura dos galpões e produzidos com material resistente às intempéries climáticas, evitam a condensação no interior da fábrica.

Com o ar constantemente renovado, a temperatura interna fica mais agradável a qualquer hora do dia e da noite, o que proporciona mais bem-estar para os colaboradores, refletido inclusive na produtividade. A estrutura do Lanternim é leve e garantidamente estanque, adaptando-se a telhados de vários portes, desde complexos industriais a construções menores.

Entre as grandes vantagens de investir em soluções de iluminação e ventilação para sua fábrica, destacam-se a redução dos gastos com energia e o posicionamento da marca enquanto empresa moderna e sustentável. Esses são os dois pilares da eficiência energética industrial, os quais justificam o custo-benefício das instalações e garantem resultados em curto e longo prazo.

Gostou do tema? Saiba mais sobre sustentabilidade industrial e entenda os impactos das soluções ecológicas para a imagem da sua empresa!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.