ARTIGOS

como-evitar-roubadas-ao-adquirir-domus-para-iluminacao-industrial

20

novembro

Como evitar roubadas ao adquirir domus para iluminação industrial

 

Por diversas vezes já demonstramos o quanto a iluminação natural pode ser benéfica para um galpão, afinal grandes vantagens como economia e bem estar dos colaboradores, são seus fundamentos como bem ilustrado neste artigo sobre iluminação natural na indústria.

Por isso os domus para iluminação natural são uma excelente opção. Mas como qualquer decisão e aquisição feitas por uma empresa, o custo benefício e os riscos precisam ser medidos, para não comprometer a lucratividade com gastos excessivos e/ou inesperados.

Vamos analisar portanto, o que levar em consideração para que o investimento em economia de energia, utilizando domus para iluminação natural, não vire uma dor de cabeça.

 

1) O material de composição do domus

Materiais translúcidos são utilizados para a composição dos domus; são os três materiais principais:

  • Fibra de vidro;
  • Acrílico;
  • Policarbonato, seja prismático, alveolar ou compacto.

Estes materiais variam muito em suas características, na qualidade e consequentemente no preço. O policarbonato tem maior custo, mas apresenta uma série de vantagens sobre outros materiais como veremos nos próximos itens, e acaba tendo ótimo custo benefício.

 

domus-policarbonato-mais-vantagens

Por isso é um material bastante recomendado, sendo inclusive o composto por excelência dos produtos do Grupo MB para obter os melhores resultados.

 

2) Durabilidade

Este é um aspecto seriamente impactado pela escolha do material. Enquanto o policarbonato compensa o custo maior com elevada durabilidade sem necessidade de manutenção, os demais têm menor resistência mecânica (ou seja, quebram ou racham com mais facilidade, permitindo infiltração), deterioram-se ou amarelam com o tempo. Desta maneira perdem suas propriedades de transmissão luminosa, enquanto materiais com qualidade superior, como o policarbonato, garantem que o investimento seja melhor aproveitado e por um longo período.

Um pensamento que pode auxiliar neste momento é analisar se vale realmente a pena pagar muito menos mas ter que repor toda a estrutura após 2, 3 ou 5 anos.

 

domus-policarbonato-grupo-mb-elevada durabilidade-sem-necessidade-de-manutencao

Para ajudar um pouco na resposta, o Grupo MB por exemplo, dá 10 anos de garantia em seus domus para iluminação Linealight.

 

3) Estanqueidade

Os domus para iluminação são, antes de qualquer coisa, uma abertura no teto para o aproveitamento da luz natural. Isto significa que se a estrutura não tiver um bom design, alta eficiência e vedação perfeita (característica denominada estanqueidade), podem permitir a entrada de água em períodos de chuva, especialmente quando forem mais intensas.

 

domus-grupo-mb-estanqueidade-vedacao-perfeita

É fundamental assegurar-se sobre a qualidade da estrutura e a história pregressa do produto e do fabricante sobre resultados nesse sentido, para que o galpão esteja em conformidade com o que o cliente espera do produto entregue.

 

4) Segurança

É importante levar em consideração, portanto, se o produto é resistente a chamas, ou  seja, auto-extinguível, que impede a propagação de fogo.

Da mesma forma deve-se analisar sua resistência mecânica frente impactos e durabilidade. Considere comparar as possíveis consequências, por exemplo, de um impacto na estrutura e produção de estilhaços entre uma cobertura que utilize vidro ou acrílico e outra que utilize um polímero especial.

 

domus-grupo-mb-seguro-nao-quebra-chama-auto-extinguivel

Mais uma vez merece destaque, diante tais critérios de segurança, o policarbonato. É  mais vantajoso que acrílico, PVC ou vidro, por:

  • Não quebrar facilmente (boa resistência mecânica);
  • Ser auto-extinguível (comportamento seguro frente ao fogo);
  • Ter excelente durabilidade.

 

Melhor material, mais vantagens, mais retorno

guia-instalacao-sistema-luz-natural

 

O objetivo aqui é demonstrar a importância do cuidado na escolha do material utilizado no domus para aproveitamento de iluminação natural em um galpão .

Existe mais de uma opção no mercado, mas uma bem conhecida e já escolhida como carro-chefe pelo Grupo MB é o policarbonato, de diferentes tipos com características próprias. Saiba mais:

 

Se preferir, tire dúvidas ou solicite um orçamento pelo formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.