ARTIGOS

domus grupo mb para iluminação natural na indústria

1

outubro

Iluminação Natural na Indústria

A iluminação natural é um recurso arquitetônico e da engenharia civil com grande apelo na indústria, tanto em pequenas empresas quanto em grandes complexos industriais. Entre as possíveis formas de aproveitar a luz natural em uma construção industrial, há o uso de:

 

  • Material translúcido nas fachadas e nas coberturas
  • Tubos ou dutos de luz
  • Claraboias
  • Domus pontuais e lineares/contínuos

 

Entre estas soluções, a mais indicada e utilizada em fábricas e construções industriais em geral são os domus, por isso trataremos deles com maior prioridade aqui. Há mais informações específicas sobre o uso de domus para a iluminação natural da indústria neste texto.

Não há apenas um motivo para recorrer à luz do sol ao invés de lâmpadas tanto quanto possível. Há muitos.

 

A economia de energia elétrica

 

A otimização da eficiência energética está entre as principais razões para empresas que recorrem à iluminação natural, sem dúvida. Há uma economia muito significativa de eletricidade, que seria gasta com iluminação artificial. É possível até eliminar por completo o uso de lâmpadas e contar somente com iluminação natural durante boa parte do dia – como acontece nesta fábrica de fogões em Timbó – SC.

 

Iluminação mais intensa e homogênea

 

O ideal é conseguir aproveitar a luz natural da forma mais homogênea possível, ou seja, que a luz não seja apenas intensa mas também bastante difusa. Isto é importante para que a iluminação não se limite a uma pequena área no interior da fábrica ou do galpão, mas seja abrangente.

Veja o exemplo de um supermercado atacadista que implementou domus lineares e, mesmo com as lâmpadas apagadas, mantém uma luminosidade seis vezes maior do que tinha antes.

 

 

Com boas estratégias e materiais, evita-se o calor

 

Um desafio importante a ser considerado ao escolher uma solução de iluminação natural para a Indústria é o calor gerado pela luz solar: como utilizar a luz evitando que o calor e a radiação nociva do sol também cheguem ao interior da construção?

As fachadas e coberturas em material translúcido (como as coberturas em policarbonato) podem recorrer ao uso de brises, limitando a luz direta e criando sombras que mantêm a temperatura interna agradável.

Os domus, excelente solução para iluminação zenital (iluminação a partir da cobertura, do telhado) podem utilizar materiais que aproveitem mais a luz e previnam o aquecimento excessivo, como já discutimos aqui: A Iluminação Natural e o Calor.

Finalmente, a combinação entre um sistema de iluminação natural com um sistema de ventilação natural gera excelentes resultados no equilíbrio entre aproveitamento da luz solar e conforto térmico.

 

 

Retorno rápido e certo do Investimento

 

Sabendo o quanto se gasta com energia elétrica dedicada à iluminação dentro da empresa, é possível saber o quanto será economizado. Por consequência, não é difícil calcular em quanto o tempo o investimento feito em um sistema de iluminação natural retornará na forma de economia financeira.

Um sistema de iluminação natural adequado e bem implementado trará bons resultados em um curto prazo.

Tem interesse nestas métricas e quer saber como calculá-las? Não deixe de conferir nosso artigo: ROI e Payback: Calcule o Retorno ao Investir em Economia de Energia Elétrica.

 

Saúde e bem-estar dos colaboradores

 

Além dos benefícios econômicos já descritos, a Indústria se beneficia com o aumento de produtividade trazido pela iluminação natural a partir da melhora do ambiente de trabalho e a consequente melhoria na saúde e no bem-estar dos funcionários.

A principal consequência da exposição à luz natural é a regularidade do “relógio biológico”, que acaba por melhorar o humor, a vigília e o metabolismo e o sistema imunológico. O uso da luz solar substituindo a luz artificial entra até mesmo como fator de higiene, ao limitar o crescimento de bactérias e fungos.

O impacto da iluminação natural no bem-estar vai além do fisiológico: estudos e pesquisas independentes mostram que ela reduz os efeitos da depressão e a relacionam com um maior grau de satisfação com o ambiente.

+ Leia mais: luz branca ou amarela: a iluminação ideal no ambiente de trabalho

 

Serve para novas construções industriais – e antigas também

 

Fábricas e galpões já construídos que não dispõem de sistemas inteligentes e sustentáveis de iluminação natural não estão impedidos de tirar proveito desta estratégia. O retrofit – a modernização de edifícios introduzindo eficiência e sustentabilidade – é uma tendência em franco crescimento.

Saiba mais lendo nosso artigo sobre o tema, Retrofit para a Indústria: renovar para gastar menos.

Os Domus Linealight do Grupo MB estão entre as melhores, mais duráveis e eficientes soluções em iluminação natural para a engenharia civil industrial. Se quer saber uma razão para escolher os domus do Grupo MB, nós lhe daremos 6.

Tem mais alguma dúvida sobre soluções em iluminação natural para a Indústria? Use o formulário abaixo para entrar em contato conosco ou solicitar um orçamento – que será feito e enviado em três dias úteis.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.