
13
novembro
Domus Alveolar vs. Domus Prismático: qual a diferença?
Antes de começarmos a falar sobre o domus alveolar e o domus prismático, vamos compreender um pouco mais sobre a sua base, que são os domus lineares.
Eles podem oferecer grandes vantagens para galpões industriais, todas contemplando os objetivos principais de melhoria na iluminação e ventilação do ambiente interno. Verifique com mais detalhes sobre estas vantagens e porque sua escolha é muito coerente.

O domus alveolar e o domus prismático são definidos pelo tipo de policarbonato empregado.
O que diferencia um domus alveolar de um domus prismático é sua composição, conforme o tipo de policarbonato utilizado. Ambos oferecem excelentes resultados no uso em iluminação natural para a indústria.
O policarbonato e seu uso na iluminação industrial natural
É um material que possui propriedades muito interessantes e confiáveis ao ser utilizado em diversos produtos, incluindo, além dos domus, coberturas, e venezianas, e possui grandes vantagens ante outros materiais como vidro, PVC, acrílico, fibra de vidro, conforme este artigo.
Algumas das propriedades que enaltecem as vantagens do seu uso:
- Resistência;
- Auto-extinguibilidade;
- Flexibilidade
- Durabilidade;
- Resistência ao amarelamento.
Estas são qualidades muito interessantes para garantia do retorno do investimento, compensando seu valor mais elevado.
Além de tudo, o policarbonato pode ser constituído de formas diversas, como veremos a seguir.
Domus alveolar
Agora podemos falar sobre o primeiro tipo de domus: o domus alveolar.
Dentre as características intrínsecas aos domus alveolares está a estrutura repleta de alvéolos, pequenos espaços ocos no interior do material, que favorecem a refração da luz, e conferem uma série de benefícios como:
- Maior leveza;
- Menor custo;
- Melhor controle da temperatura (os espaços dos alvéolos contém ar, um bom isolante térmico, sobretudo nos policarbonatos dos tipos branco leitoso e refletivo).
Para mais informações sobre o policarbonato alveolar não deixe de conferir o artigo: O policarbonato alveolar e a iluminação natural.
Domus prismático
Tendo conhecido melhor os domus alveolares, vamos compreender um pouco mais o domus prismático.
Enquanto a peculiaridade do domus alveolar são seus alvéolos, nos domus prismáticos temos uma estrutura repleta de micro prismas, que também conferem uma série de vantagens como:
- Elevada taxa de transmissão luminosa.
- Elevada taxa de reflexão solar.
- Altíssima capacidade de refração e difusão da luz.
Merece realmente destaque o aspecto da difusão da luz, já que o domus prismático faz isso com enorme eficácia, iluminando uma área muito além daquela imediatamente abaixo do domus.
Para mais informações sobre o domus prismático não deixe de conferir este artigo.
Avaliando benefícios e vantagens do domus prismático e domus alveolar
Fazendo um paralelo entre o domus prismático e os domus alveolar, ambos são constituídos em policarbonato, o que já agrega muitas vantagens ao produto e certeza de que não haverá problemas, necessidade de manutenção ou substituição por um bom tempo.
Necessita-se apenas de limpeza de tempos em tempos para garantir a capacidade dos domus de transmitir a luz natural.
A escolha para fazer a distinção deve considerar além do custo, propriedades específicas da estrutura da construção, necessidade de iluminação e controle da temperatura – se é uma região muito quente, e se há um sistema de refrigeração e ventilação, por exemplo.