ARTIGOS

Coberturas industriais: como a instalação de Lanternim ajuda a reduzir os custos com a estrutura

21

dezembro

Coberturas industriais: como a instalação de Lanternim ajuda a reduzir os custos com a estrutura

 

O lanternim é uma escolha muito inteligente para coberturas industriais, tanto em obras novas quanto em projetos de retrofit, pois se ajusta a telhados já existentes. Além dos benefícios que você conhece, que incluem o conforto térmico e a economia de energia, um telhado com lanternim ajuda a reduzir custos estruturais e de manutenção nas construções.

Para otimizar ainda mais o processo, considere fazer um projeto integrado com venezianas industriais, de modo que o ar entre pela veneziana e saia pelo lanternim, favorecendo a renovação constante. Assim, dá para explorar ao máximo os benefícios de um sistema de ventilação natural sem comprometer o orçamento da obra. Continue a leitura e veja o que priorizar nesta escolha!

 

Entendendo a relação entre economia de recursos e coberturas industriais com lanternim

 

A preocupação com o orçamento é uma prioridade nos projetos de construção civil e retrofits industriais. Isso inclui desde a elaboração do projeto, passando pela compra dos materiais, até a análise do custo-benefício e do retorno financeiro das soluções implementadas. Somente com esse planejamento criterioso é possível fazer uma obra bem-sucedida, livre de prejuízo, retrabalho ou atraso na entrega.

Neste sentido, o lanternim aparece como uma opção de destaque para os projetos industriais, justamente por que contempla a economia de recursos do início ao fim da obra. Pelo fato de se ajustar a qualquer tipo de cobertura, nova ou pré-existente, facilita a instalação, reduzindo o custo das operações.

Além disso, os lanternins têm baixo peso específico e não causam danos à estrutura, o que também diminui os custos da montagem e evita a necessidade de retrabalho. Como sabemos, os gastos com manutenção nas fábricas podem ser bastante elevados se a instalação não for bem dimensionada ou se os produtos não forem de qualidade. Por outro lado, ao contar com bons fornecedores, você não corre esse risco.

Os lanternins do Grupo MB, por exemplo, têm custo zero de manutenção. A obra é projetada conforme as particularidades de cada galpão, respeitando o orçamento do cliente e proporcionando o melhor custo-benefício. Isso só é possível porque o Grupo MB conta com tecnologias de ponta para a validação dos cálculos, o que garante o dimensionamento ideal das soluções.

 

Projetando um sistema de ventilação natural com venezianas industriais e lanternins

 

É muito comum que os projetos de coberturas industriais integrem venezianas e lanternins para impulsionar ao máximo o conforto térmico no interior dos galpões.  Isso ajuda a reduzir o consumo energético com ar-condicionado e ventilação forçada, ao mesmo tempo em que estimula a produtividade dos colaboradores, evitando problemas como cansaço, desidratação e dor de cabeça.

Uma equipe mais produtiva significa maior rendimento e, consequentemente, mais lucratividade. Ainda do ponto de vista financeiro, um sistema de ventilação natural com venezianas + lanternins preserva a vida útil dos equipamentos e itens armazenados, sem falar do baixo peso específico que é fundamental para reduzir os custos com a estrutura do galpão.

No entanto, para otimizar esses benefícios, alguns aspectos precisam ser priorizados na hora da compra. São eles:

 

Taxa de renovação do ar

A renovação do ar pela ventilação natural é a opção mais sustentável em relação ao investimento financeiro e à eficiência energética. No entanto, o cálculo da taxa de renovação precisa ser o mais criterioso possível, de modo a garantir a performance da solução.

Metodologías inovadoras utilizadas pelo Grupo MB, como o CFD (Computacional Fluid Dynamic) e a modelagem BIM (a Building Information Modeling), ajudam a validar os cálculos necessários, proporcionando soluções de máxima eficiência.

 

Estanqueidade dos lanternins

Como no lanternim existem aberturas para a renovação do ar, isso pode levar alguém a pensar que, quando chover, a água passará para dentro do galpão. Mas isso não acontece com os lanternins do Grupo MB, que inclusive oferece garantia de estanqueidade.

Graças ao sistema de escoamento e cobertura interna o produto é inteiramente estanque, ou seja, não deixa que a água passe do lado de fora para dentro, bem como outros fluidos e partículas. Isso é fundamental para preservar a vida útil dos equipamentos e não causar prejuízo ao processo produtivo.

 

Permeabilidade das venezianas

No caso das venezianas industriais, um fator decisivo é a permeabilidade das aletas, conceito que representa a quantidade de vento/ar que passa da aleta para dentro do galpão. O espaçamento entre essas estruturas tem relação direta com a eficiência da solução: quanto mais permeáveis forem as aletas, maior será a entrada de ar na fábrica, isto é, mais eficiente a veneziana será.

Porém, existe um limite de permeabilidade que deve ser respeitado, de modo a não comprometer outra importante variável do sistema, a estanqueidade, que é a capacidade de a veneziana bloquear a entrada de água da chuva, por exemplo. Em linhas gerais, podemos dizer que venezianas de máxima eficiência devem ter alta permeabilidade para o ar e, ao mesmo tempo, serem estanques para a água.

As venezianas do Grupo MB apresentam taxa de permeabilidade acima da média do mercado. Isso significa também que você precisará de menos material para garantir os mesmos níveis de ventilação. Então, seja para reduzir custos com a estrutura nas coberturas industriais de lanternim, seja para otimizar o orçamento na compra de venezianas, as soluções do Grupo MB representam a sua melhor opção.

Oferecemos 5 anos de garantia e assistência técnica em todo o Brasil. Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.