ARTIGOS

10

abril

Como manter a qualidade na construção industrial?

 

Estamos passando por uma situação inédita que traz grandes desafios em todas as áreas, incluindo o setor da construção industrial.

Entretanto, o importante é focar nossa atenção na busca de soluções e maneiras de minimizar todos os impactos que podem ser acarretados, de forma a manter uma boa qualidade no serviço prestado.

Por essa razão, a intenção deste artigo é listar medidas simples e práticas para manter a qualidade no serviço, bem como tentativas de driblar o atraso na entrega de obras e o uso da sustentabilidade como solução de problemas que interferem na construção industrial. Confira!

 

Acompanhamento contínuo

Apesar de uma boa equipe de engenharia e operadores eficientes serem capazes de trazerem ótimos resultados para uma obra, não são o fator único para que o planejamento de uma obra seja bem executado.

Um dos principais fatores que se deve ter atenção e cuidado é o acompanhamento contínuo de todo o processo de produção, etapa por etapa, para que seja possível um bom controle de qualidade do serviço na construção industrial.

A justificativa para tal reside em diversas melhorias possíveis, como:

  • Evitar falhas cometidas por funcionários;
  • Facilitar detecção de gargalos pelos gestores;
  • Simplificar o processo de programação das etapas da obra.

A tecnologia também pode trazer grandes melhorias na construção industrial, inclusive para garantir um melhor controle de qualidade.

Neste outro artigo, listamos 10 aplicativos para a construção civil que facilitam a vida do engenheiro. Quer saber quais são? Basta clicar aqui.

 

A tecnologia é sua aliada mais do que nunca

Além de um acompanhamento meticuloso, o fator que pode trazer grandes vantagens na construção industrial é a adoção de aparelhagem e sistemas mais modernos.

Para se ter uma ideia ao manter sistemas mais antigos, por exemplo um controle manual, verifica-se uma das principais fontes de erro no canteiro de obras, atrasos e, até mesmo, perda da qualidade no resultado entregue.

Sistemas mais modernos, como smartphones e softwares de gestão, podem evitar e muito tais situações na construção industrial, trazendo diversas vantagens e possibilidades, como:

  • Confiabilidade dos dados: reduz consideravelmente a possibilidade de erros e não permite o extravio de informações;
  • Gerenciamento de custos: garante maior controle sobre os gastos da obra;
  • Sustentabilidade: elimina em muito a necessidade do uso de papéis.

E por falar em sustentabilidade, este é um tema que também pode trazer muitas alternativas e soluções para a construção industrial, como veremos a seguir.

 

 

Sustentabilidade e gerenciamento de atrasos na construção civil

construção industrial

Buscar opções sustentáveis, que agreguem valor à obra, impactando o mínimo possível o meio ambiente é uma dos principais fatores de cuidado na construção industrial.

Podemos citar o exemplo dos insumos utilizados, que devem condizer com a proposta sustentável da obra, ou seja, deve haver uma fiscalização rigorosa a respeito da procedência das matérias-primas utilizadas.

Outro fator que pode agregar valor às empresas de construção industrial é a utilização de materiais reciclados e o reaproveitamento de insumos, além de também ter o cuidado com o gerenciamento de atrasos nas obras.

O atraso em obras é um dos problemas mais recorrentes na construção industrial.

Atrasos têm as mais diversas razões, podendo ser causadas desde fornecedores e  equipe de obras até a ação do clima. Leia mais informações sobre o assunto aqui.

 

 

Higiene é essencial

Estar antenado com os avanços em sistemas modernos, sustentabilidade e acompanhamento contínuo pode contribuir muito para o sucesso do setor de construção industrial.

Contudo, nada disso adianta se não houver um ambiente seguro que tenha o cuidado com a saúde de todos os funcionários e frequentadores da obra, especialmente em tempos de pandemia do coronavírus.

Por essa razão é bom lembrar, a principal medida de proteção é a higiene. Veja algumas medidas preventivas:

  • Empresas disponibilizarem água e sabão nos canteiros, para que os trabalhadores possam higienizar as mãos com frequência;
  • Trabalhadores devem higienizar, periodicamente também seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Recomenda-se ainda a distribuição de álcool gel 70% em vários lugares na obra e a evitar ao máximo a concentração de trabalhadores, como por exemplo no refeitório, elevadores, e em ambiente de treinamento, além de respeitar a distância recomendada pelo Ministério da Saúde.

Este artigo foi útil para você? Acesse nosso blog e confira outros conteúdos sobre construção industrial!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.