Existem diversos tipos de ventilação natural para a indústria, todos eles com o objetivo de reduzir despesas operacionais e contribuir para a eficiência energética em longo prazo. Alguns tipos mais conhecidos são a ventilação cruzada, a ventilação por gravidade e os sistemas de ventilação que combinam venezianas e lanternins industriais.
Esses últimos representam o que há de mais inovador no contexto de sustentabilidade na indústria, pois são sistemas de alto desempenho e que dispensam parcial ou totalmente a necessidade de climatização com aparelhos de ar-condicionado, ventiladores ou exaustores.
Neste conteúdo, vamos apresentar as principais opções e as vantagens envolvidas, de modo que você possa fazer uma escolha inteligente e sustentável para o seu projeto. Confira!
Tipos de ventilação forçada na indústria
Antes de falarmos os tipos de ventilação natural em si, precisamos contextualizar quais os mecanismos mais utilizados atualmente para climatização e exaustão nas indústrias. Os aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, são muito eficientes do ponto de vista do conforto térmico, no entanto, consomem bastante energia para funcionar.
Dependendo do tipo de aparelho, o equipamento pode oferecer arrefecimento, aquecimento, umidificação e desumidificação – funcionalidades estas que permitem criar um ambiente corporativo agradável conforme as necessidades do momento. O ponto negativo, além do custo elevado na fatura de energia ao final do mês, é que não há troca de ar no uso do ar-condicionado, o que deixa o galpão pouco salubre.
Como sabemos, o acúmulo de ar viciado em galpões fechados é muito prejudicial à saúde respiratória dos colaboradores, favorecendo a transmissão de uma série de doenças, entre elas a Covid-19. Por isso, os projetistas devem dar preferência aos tipos de ventilação natural em vez de considerar um projeto apenas com ar-condicionado.
Os ventiladores e exaustores industriais também não são as melhores escolhas – os ventiladores porque geralmente não apresentam desempenho tão elevado; e os exaustores porque demandam muita energia para funcionar, devido à potência dos motores. Portanto, se você está tirando uma obra do papel, faça uma escolha inteligente e priorize os sistemas de ventilação natural. Falaremos melhor deles a seguir.
Quais os tipos de ventilação natural e como funcionam?
O princípio comum da ventilação natural tem base na diferença de densidade entre o ar quente no interior de uma edificação e o ar mais frio no exterior. Por meio dessa diferença, pode-se potencializar uma corrente de ar circulante no ambiente interno da construção, o que favorece o conforto térmico constante e contribui também para a melhoria na qualidade do ar no recinto. Tudo isso a custo zero de energia.
Vamos aos principais tipos:
Ventilação cruzada
A ventilação cruzada tem como princípio a utilização de aberturas em partes opostas de uma edificação, permitindo o fluxo e sentido natural da brisa da região. Esse tipo de ventilação prevê o fluxo de acordo com o layout do galpão, podendo ser horizontal, como na circulação de ar em um mesmo andar, ou vertical, no caso de o ar poder seguir seu curso por andares superiores.
Ventilação em única lateral
Conforme o layout do galpão industrial, a ventilação em única lateral passa a ser mais interessante do que a ventilação cruzada. Trata-se de uma solução mais simples, pois dispensa aberturas em partes opostas do recinto. Basta uma única abertura em uma das laterais, o que pode ser mais viável dependendo da distribuição do espaço interno, além de mais econômico.
Ventilação por gravidade
Em termos de performance, a ventilação por gravidade é sem dúvida a mais eficiente. Nesse tipo de ventilação, cria-se uma corrente orientada pelo vento a partir de uma entrada de ar (janela ou veneziana industrial, por exemplo) que atravessará o ambiente interno convergindo para a parte superior do galpão. A pressão negativa na cobertura impulsiona a saída do ar quente, dando início a um ciclo constante de ventilação natural.
Ventilação com venezianas e lanternins industriais
Esse é o grande destaque entre os tipos de ventilação natural para a indústria. Um sistema que combina venezianas e lanternins representa o que há de mais eficiente em termos de conforto térmico e renovação constante do ar. Assim, o ar que entra pelas venezianas mantém a temperatura interna sempre agradável, ao mesmo tempo em que o ar viciado e eventuais poluentes são eliminados pelo lanternim na cobertura.
Vamos às principais características das duas soluções:
Venezianas industriais
Quando bem dimensionado, um sistema de ventilação com venezianas proporciona conforto térmico 100% do tempo, mantendo a temperatura interna da fábrica sempre agradável e sem consumir um quilowatt sequer de energia. Resumimos os benefícios de contar com essa solução:
- Ventilação permanente e controlada;
- Conforto térmico e bem-estar para os colaboradores;
- Redução de custos de energia com ar-condicionado;
- Facilidade de instalação e zero emissão de ruídos;
- Design leve, clean e minimalista.
Lanternins industriais
Os lanternins industriais são instalados na cobertura do galpão e podem ser utilizados em conjunto com as venezianas para potencializar a ventilação natural, elevando também a qualidade do ar dentro da fábrica. Isso só é possível graças aos fenômenos físicos chaminé e Venturi, que fazem o ar quente subir para a cobertura e se deslocar rapidamente pelo lanternim, levando poeira e partículas tóxicas para fora do galpão.
Resumimos os benefícios de contar com essa solução:
- Reposição dos níveis de oxigênio;
- Qualidade do ar elevada;
- Mais saúde respiratória;
- Bem-estar para os colaboradores;
- Produtividade elevada das equipes.
Relação entre ventilação natural e projeto sustentável
A preocupação dos projetistas com a arquitetura sustentável tem influenciado a escolha de diferentes tipos de ventilação natural, visando aliar economia de recursos e conforto térmico na indústria. Como falamos anteriormente, o risco de transmissão de doenças respiratórias é bastante elevado em ambientes que não contam com nenhum dos tipos de ventilação natural.
Além disso, os galpões de fábrica estão sempre sujeitos a poeira, vapores, gases e outros poluentes que são nocivos à saúde dos colaboradores. Por isso, projetistas que priorizam soluções de alta performance e qualidade de vida no local de trabalho sabem que contar com a ventilação natural é a melhor maneira de garantir esses benefícios.A exposição às altas temperaturas – causa frequente de cansaço, desidratação e dores de cabeça – é outro problema frequente nos galpões, que também pode ser evitado com a renovação constante do ar. Com a temperatura interna sempre amena e agradável, é natural que as equipes produzam mais e melhor, o que se refletirá também no faturamento da fábrica.
Como garantir um projeto de alta performance?
Agora que você já conhece os tipos de ventilação natural e sabe que os sistemas que combinam venezianas + lanternins são as opções campeãs de escolha, falaremos sobre como dimensionar esses sistemas de modo a alcançar o desempenho máximo da solução. A análise de alguns critérios estruturais e meteorológicos é fundamental para um projeto bem-sucedido.
O cálculo da taxa de renovação do ar adequada para o ambiente, por exemplo, é um desses critérios que jamais deve passar despercebido, assim como as dimensões do galpão, o posicionamento das aberturas já existentes para ventilação e as condições climáticas do local. Tudo isso influencia na performance das venezianas e lanternins industriais.
Por se tratar de uma análise minuciosa, recomenda-se contar com o auxílio das tecnologias da Engenharia Computacional para garantir o dimensionamento correto das soluções. Dessa forma, evitam-se retrabalhos e prejuízos. Um exemplo é o Computational Fluid Dynamic (CFD), uma tecnologia de ponta que otimiza a projeção e a instalação dos sistemas de ventilação natural.
Quer saber mais sobre o CFD? Entenda como funciona essa calculadora de fluidos e veja como tornar seu projeto mais acurado com esse recurso!
Outro fator preponderante para acertar no projeto de ventilação industrial é contar com fornecedores especializados. O Grupo MB está há 20 anos no mercado como uma empresa referência em sistemas de ventilação e iluminação natural para indústria, entregando soluções diferenciadas e fabricadas com material de primeira linha.
Se você quer tirar seu projeto do papel aliando eficiência e sustentabilidade, entre em contato conosco e conheça nossas soluções inteligentes de ventilação natural para a indústria!