O mercado de soluções de iluminação e ventilação natural para indústrias disponibiliza produtos fabricados em diversos materiais, os quais são decisivos para a performance do sistema. O policarbonato prismático é, sem dúvida, o material que oferece o melhor custo-benefício para as indústrias, tendo em vista sua durabilidade, leveza e transparência.
Isso significa que, além de favorecerem a entrada de luz solar no interior do galpão, as soluções fabricadas em policarbonato prismático demandam pouca manutenção e são muito fáceis de instalar. Assim, os colaboradores poderão usufruir o quanto antes dos benefícios da instalação.
Continue a leitura e conheça os diferenciais do material!
Em quais soluções o policarbonato prismático pode ser utilizado?
O policarbonato prismático é um material campeão de escolha na fabricação de domus de iluminação natural. Os domus são soluções inteligentes para garantir a entrada de luz natural no interior da fábrica, o que contribui para o conforto visual dos colaboradores e ajuda a reduzir custos com iluminação artificial.
Ao escolher domus de policarbonato prismático a sua indústria estará fazendo uma opção pelo melhor custo-benefício. A lista de vantagens é grande, e falaremos mais sobre elas a seguir.
Quais as vantagens dessas soluções para a indústria?
Resumimos a seguir os benefícios imediatos e de longo prazo proporcionados pelas soluções de iluminação e ventilação natural.
Favorecem a iluminação natural
Os domus possuem aberturas que permitem a entrada estratégica da luz solar no galpão industrial. Isso significa que essa luza não vai incidir diretamente sobre os funcionários e equipamentos, ocasionando maior calor, mas vai se espalhar pelo ambiente iluminando e aumentando a visibilidade internamente.
Quando as coberturas industriais são fabricadas em policarbonato prismático, chegam a iluminar até oito vezes mais do que janelas de abertura equivalente. Vale lembrar ainda que os domus de boa qualidade produzidos neste material bloqueiam 98% dos raios ultravioleta, preservando a saúde dos colaboradores.
Proporcionam conforto térmico
O conforto térmico é garantido pela ação dos domus de iluminação natural em parceria com sistemas de ventilação permanente. Isso porque podem manter a temperatura interna agradável evitando a entrada direta dos raios solares, ao mesmo tempo que a ventilação contribui para a troca deste ar. Como os galpões são ambientes fechados, essa troca de ar é fundamental também para evitar a propagação de doenças respiratórias, inclusive a Covid-19.
Economizam energia elétrica
Em longo prazo, a instalação de domus contribui para que a indústria atinja eficiência energética e se destaque no mercado como ema empresa moderna e sustentável. Afinal, um ambiente bem iluminado e confortável termicamente influencia no gasto energético da empresa, reduzindo os custos com iluminação artificial, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.
Quais os diferenciais do policarbonato prismático?
Assim como o policarbonato prismático, a fibra de vidro e o PVC também são materiais bastante utilizados na fabricação de soluções de iluminação natural, a exemplo dos domus. No entanto, em relação à qualidade e custo-benefício, o policarbonato está muito à frente dos outros materiais.
A fibra de vidro, apesar de ser resistente e ter baixo custo, é inflamável e pouco favorável à passagem de luz solar. Outra desvantagem do material é que ele tende a amarelar com o tempo de uso, o que afeta ambas as funcionalidades e a estética da solução.
O PVC é ainda mais barato do que a fibra de vidro, porém embora seja auto-extinguível, é um material de baixa resistência e durabilidade. Isso pode trazer prejuízos para a fábrica em longo prazo, já que o sistema demandaria manutenções constantes. Além disso, sua performance em termos de difusão da luz solar também não é atrativa, transmitindo níveis de radiação elevados.
Com base nas propriedades desses três materiais, não é difícil compreender porque o policarbonato prismático é uma escolha campeã para projetos de alto rendimento e excelente durabilidade. Ainda que o valor seja mais elevado, o custo-benefício do material compensa o investimento, pois o retorno é certeiro.
Quando utilizado nos domus de iluminação natural, os diferenciais do policarbonato prismático em comparação aos outros materiais são:
- Elevada taxa de transmissão luminosa;
- Elevada taxa de reflexão solar;
- Altíssima capacidade de refração e difusão da luz;
- Bloqueio da entrada de raios UV.
Juntas, as propriedades do policarbonato prismático fazem deste material a opção número 1 para o seu projeto, aliando durabilidade, segurança e máxima eficiência para as soluções de iluminação natural. Sem falar, é claro, no retorno financeiro para os cofres da empresa e na promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Para saber mais a respeito deste material, fale com um de nossos especialistas e invista em soluções de alta performance e primeira qualidade!