A estrutura metálica para galpão traz diversas vantagens para obras de diferentes portes e segmentos, a exemplo de coberturas em galpões industriais, silos para armazenagem de grãos e até mesmo Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Entre essas vantagens, destacamos o melhor custo-benefício e a sustentabilidade na obra.
No entanto, o aço ainda é um material pouco explorado na construção civil. Embora o mercado do aço tenha crescido em 2021 – muito relacionado à demanda reprimida da paralisação das atividades devido à pandemia da Covid-19 – atualmente esse mercado apresenta uma tendência de 8% de queda em comparação ao ano anterior.
Essa expectativa foi levantada pela Alacero, entidade que abrange mais de 60 fabricantes de produtos siderúrgicos na América Latina. Apesar da tendência de queda, os especialistas afirmam que, ainda assim, o volume de consumo do aço ficará superior aos anos que antecederam a pandemia.
Isso nos mostra que, apesar de certa desinformação e insegurança de alguns projetistas, o aço é um material com um bom retorno em termos financeiros e sustentáveis, além de trazer diversas outras vantagens às obras. Muitos gestores vêm se atentando a esse cenário, o que explica o interesse relativamente crescente no material.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo que traz um breve panorama da utilização do aço na construção civil. Listaremos os principais benefícios de investir na utilização de estrutura metálica para galpão e mostraremos que o retorno é garantido quando o projeto é bem executado. Confira!
Por que o aço ainda está em segundo plano na construção civil?
O desconhecimento da cadeia produtiva do que pode ser feito com o aço na construção civil é um dos motivos que ainda mantém esse material em posição desfavorável em relação ao concreto. Para se ter uma ideia, o percentual de uso de estrutura metálica nas obras construídas no Brasil varia entre 10 e 15%, enquanto que em outros países mais desenvolvidos este número gira em torno de 70%.
Essa versatilidade da estrutura metálica – já bastante explorada em outros países – poderia ser melhor aproveitada no Brasil. Para se ter uma ideia da potencialidade desse material, saiba que existem mais de 3 mil tipos de aço, sendo que alguns deles são específicos para a construção civil.
O que acontece é que, muitas vezes, a falta de orientação e o despreparo de quem está conduzindo o projeto acabam reduzindo a qualidade das obras, simplesmente porque certos materiais não foram bem explorados em todas as suas potencialidades.
Isso era o que normalmente acontecia com o aço, tendo em vista que a desinformação sobre seus subsistemas gerava insegurança quanto ao uso do material. Até mesmo nas universidades brasileiras a formação dos engenheiros privilegia o concreto em detrimento do aço.
A exceção cabe ao Sudeste – especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro – pelo fato de esses estados abrigarem muitas siderúrgicas e já possuírem mais conhecimento sobre o material. A baixa competitividade do aço em relação ao concreto armado também se deve à informalidade do mercado brasileiro nesse setor.
“Existe no Brasil uma divisão clara no setor entre a construção formal e informal, sendo que os profissionais informais são maioria. Isso torna o processo de concorrência desleal, visto que a informalidade opera com base no ‘feeling’ e no conhecimento popular, em detrimento do emprego de normas técnicas e de desempenho”, explicam os engenheiros Luciano Pires (LSP Consultoria e Representações) e Rodrigo Pedreira (Carvalho Pedreira Engenharia).
Vale mesmo a pena utilizar estrutura metálica para galpão?
Apesar de a maioria dos profissionais serem direcionados para o entendimento da alvenaria como primeira opção, a realidade é que o concreto armado nem sempre será a escolha mais apropriada. Mas uma coisa é certa: ao optar por determinado material, é preciso que toda a projeção da obra dialogue com esse mesmo conceito. “Em uma obra residencial, por exemplo, o vão da casa tem que ter sido pensado para que se possa trabalhar com concreto ou com aço”, explicam Luciano e Rodrigo.
A concepção da obra é um fator pertinente e limitante do projeto, no entanto, desde que seja planejado desde o início, o aço pode ser utilizado em qualquer construção, o que derruba toda e qualquer limitação prévia.
“O que queremos ressaltar é a compreensão de que não existe material bom ou ruim, existe a concepção do projeto”, reafirmam os engenheiros Luciano Pires e Rodrigo Pedreira. O segmento do projeto que será desenvolvido também interfere na concepção das obras, visto que alguns segmentos são muito agressivos para estruturas em aço, como no caso das indústrias químicas, de ácidos e de fertilizantes.
Nestes casos, a opção pelo aço deve levar em conta todos os seus subsistemas que precisarão ser trabalhados para colocar a obra em prática. A elaboração de uma fachada de vidro para proteger o material, implementação de camada de alumínio composto, pintura tratativa, entre outras adequações, serão essenciais para a qualidade da estrutura metálica para galpão em cada caso.
Entre as vantagens mais evidentes do uso de estrutura metálica para galpão podemos destacar a significativa redução no tempo da obra – em média 40%. Ou seja, a obra ficará pronta quase na metade do tempo de outra que tem o concreto como primeira opção.
A escolha pelo aço é muito inteligente também do ponto de vista da sustentabilidade industrial. Como o material não gera entulhos nem desperdício, o trabalho fica otimizado, mais econômico e o canteiro de obras se mantém sempre limpo, já que a estrutura chega pronta para ser instalada.
Quer saber mais sobre sustentabilidade industrial e como as soluções ecologicamente corretas valorizam a sua obra? Baixe nosso e-book gratuito e veja como aplicar a sustentabilidade na sua indústria!
Quais são os benefícios da estrutura metálica para galpão?
Vamos agora detalhar as vantagens da utilização do aço na estrutura metálica de galpões industriais, considerando-se aspectos como funcionalidade, versatilidade e retorno sobre o investimento.
Acelera a entrega da obra
Por ser um material maleável e mais leve, a opção por estruturas metálicas em comparação às estruturas convencionais de concreto armado acelera consideravelmente a entrega do projeto. Esse quesito tem importância extra nos projetos industriais, tendo em vista que a demora na execução de uma obra significa cadeia produtiva estacionada e faturamento em queda.
Reduz o custo de produção
Além de ter a obra entregue no prazo previsto, quem opta por estrutura metálica economiza também no custo global do projeto. Embora os orçamentos com aço sejam mais elevados a princípio, o custo-benefício compensa, já que a leveza do material alivia as fundações e interfere na despesa indireta com mão de obra e transporte. Sem falar que a agilidade na entrega da obra favorece a continuidade das operações fabris.
Torna o projeto mais sustentável
Construções realizadas com aço são mais limpas e sustentáveis, visto que o material é fabricado fora do local da obra e não deixa resíduos no canteiro, como no caso da alvenaria. A concepção também fica mais bonita esteticamente, muito por conta da combinação com elementos como o vidro, além da possibilidade de o aço ficar embutido.
Promove flexibilidade de cronograma
A flexibilidade é outro ponto vantajoso do uso de estrutura metálica para galpão, permitindo ampliar o espaço ou mesmo desmontar a estrutura para transferi-la de lugar se necessário. Não é preciso quebrar parede para colocar uma porta, por exemplo, como no caso de uma estrutura convencional de concreto armado.
É um material leve, resistente e durável
Um grande diferencial da estrutura metálica é o peso. Como os materiais utilizados são mais leves, a fundação vai demandar uma quantidade menor de blocos, o que gera menos tensão nas colunas e vigas, retardando desgastes do tempo. A resistência e durabilidade, inclusive, são outros diferenciais. Para você ter uma ideia, um galpão com estrutura metálica pode durar séculos.
Traz modernidade e versatilidade para a obra
Um material como o aço permite que os projetistas criem diversas configurações com estéticas diferenciadas. É possível, por exemplo, fazer grandes vãos sem pilares ou paredes estruturais. Essa versatilidade do material leva a obras mais modernas e inovadoras, as quais também ganham em termos de valorização do empreendimento.
Apresenta o melhor custo-benefício
Falamos da leveza do aço em relação à estrutura de concreto, que chega a ser 30% mais pesada. Essa leveza gera alívio da carga nas fundações, o que torna a obra mais durável e econômica em médio e longo prazo. Portanto, quando se trata de custo-benefício e retorno sobre o investimento, a estrutura metálica sem dúvidas é mais vantajosa.
Possui maior resistência à temperatura
A construção civil industrial muitas vezes exige trabalhar com materiais resistentes ao calor, que não sofram efeitos como dilatação e empenamento devido à exposição térmica. Nesse ponto o aço também é mais vantajoso, podendo inclusive ser utilizado com muita segurança para fabricar caldeiras, turbinas a vapor, fornos industriais etc.
Todas essas vantagens justificam o investimento em estrutura metálica. Ao fazer uma escolha consciente, além dos benefícios associados ao galpão metálico, o gestor ganha também em sustentabilidade industrial e otimização do custo da obra.
Quer saber mais sobre construção civil e soluções sustentáveis de máximo desempenho? Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo o que envolve sustentabilidade industrial e uso inteligente de recursos!