Uma das coisas mais importantes em um galpão é verificar sua boa integridade estrutural e estanqueidade das coberturas industriais.
Para isso, existe a necessidade de diversos cuidados. Um deles, de fundamental importância, é conhecer o conceito da estanqueidade, pois ela contribui para a inibição de agentes que podem comprometer a estrutura e o interior do galpão.
Isso significa dizer que se a estrutura não tiver um bom design, alta eficiência e vedação perfeita (característica denominada estanqueidade) pode ocorrer a entrada de água em períodos de chuva, especialmente quando forem mais intensas.
Além do cuidado com a parte estrutural, não podemos esquecer de sempre ter em vista soluções que gerem economia e eficiência, como a implementação de iluminação e ventilação natural na fábrica.
Por onde começar a análise da estanqueidade?
Para saber como iniciar os procedimentos para verificar a estanqueidade em seu galpão industrial, veja abaixo:
Começando pela cobertura
Uma das etapas mais importantes na construção de um galpão é definir qual será tipo de material utilizado para a cobertura.
A cobertura adequada contribui para diversos fatores, mas no caso da análise para a estanqueidade, foca-se no fator de proteção térmica que pode favorecer em muito na inibição da ocorrência de eventos de condensação.
Esse princípio garante que a superfície interna do galpão não entre em contato direto com a temperatura do ar externo, evitando assim a formação de gotículas de água provindas da condensação.
Vamos então conhecer algumas opções de cobertura e quais estratégias podem ser utilizadas para garantir a estanqueidade de seu galpão industrial.
Tipos de cobertura para vedação e condução de água
Telha zipada
Indicada para coberturas de pouca inclinação e de extensões maiores (100m ou até mais). Podem ser confeccionadas no local da construção, ou no nível da cobertura, a partir de bobinas que são desenroladas e perfiladas in loco.
A união dos painéis é feita por um processo chamado zipagem, que garante perfeita vedação e ótimo acabamento, dispensando a necessidade de parafusos e fitas de ligação.
Telha roll-on
Também são aplicadas desenrolando duas bobinas de aço pré-pintado, galvanizado ou galvalume no local.
Este sistema não requer emendas entre as peças e seu formato transforma cada painel em um canal contínuo de condução de água.
Tem grande durabilidade e permite economia de energia ao aplicar uma camada de isolante térmico, além de permitir a implementação de domus e lanternins, o que aumenta a eficiência energética.
Todos estes tipos de cobertura, seja quais forem os materiais e formatos utilizados, têm uma coisa em comum: podem receber a implementação dos Domus Linealight do Grupo MB, a melhor solução em iluminação natural para a indústria.
Nossos domus não são fixados diretamente na telha, mas sim na estrutura, o que permite eliminar a possibilidade de infiltração pela dilatação dos materiais. Para saber mais, baixe nosso Guia de instalação para sistemas de iluminação natural para a indústria.
Estanqueidade em galpões industriais com estrutura metálica
Uma das estruturas mais comumente encontradas em galpões industriais são as estruturas metálicas, devido às suas diversas vantagens já popularmente conhecidas, como a de proporcionar significativa redução de custos.
Em termos mais práticos, é possibilitada uma construção quase sem pilares, o que aumenta consideravelmente o espaço útil da edificação.
Para compreendermos melhor, os telhados metálicos apresentam diversas vantagens capazes de compensar os custos de produção e instalação. Por exemplo:
- Alta resistência, leveza e durabilidade;
- Facilidade na instalação de sistemas de ventilação e de iluminação natural;
- Menor necessidade de manutenção em relação a estruturas de madeira.
Com menor peso, coberturas e estruturas metálicas possibilitam a construção de empreendimentos mais baratos que concreto armado e podem ser feitos com prazo mais curto.
Apesar de todas essas vantagens, ainda devemos nos perguntar sobre a condensação e gotejamento que podem ocorrer dentro da estrutura. Portanto, veja como aliar iluminação natural e estanqueidade para evitar esses problemas.
Combinando soluções de ventilação natural e estanqueidade
Para obtermos o melhor resultado, podemos fazer uma combinação de forma a obtermos uma ótima estanqueidade de seu galpão industrial. Obtenha ainda mais eficiência ao integrar com ventilação natural. Veja alguns dos benefícios:
Mais eficiência em estanqueidade das coberturas industriais com ventilação natural
A utilização de sistemas de ventilação adequados garante ao ambiente a renovação constante do ar, prevenindo o excesso de umidade nas superfícies e o consequente gotejamento nos galpões industriais.
O uso dos lanternins, desenvolvidos e instalados pelo Grupo MB, permite uma eficiente ventilação apropriada para a indústria, impactando também no consumo de energia que seria gasta com sistemas de ventilação artificiais.
O Grupo MB também conta com venezianas industriais que fornecem até 70% de ventilação e são fabricadas de acordo com a necessidade de cada projeto.
Esperamos que este artigo possa ter te ajudado sobre como garantir a estanqueidade em coberturas industriais. Acesse nosso blog e veja outros materiais voltados para o setor industrial!