ARTIGOS

Entenda como a ventilação natural e automatização podem beneficiar o agronegócio

27

março

Entenda como a ventilação natural e automatização podem beneficiar o agronegócio

 

Quando o assunto é ventilação natural e automatização, em geral pensamos em aplicações industriais que são atualmente um dos maiores beneficiados por tais soluções tecnológicas.

Entretanto, é bom lembrar que muito do setor industrial e mesmo o de serviços são abastecidos por outro setor, o agrícola.

Por esta perspectiva, é possível que o agronegócio também possa se beneficiar da tecnologia tanto quanto ou até mais que os outros setores.

Exatamente pela importância de manter e manipular a matéria-prima com a melhor qualidade e eficácia possível, desde o início da cadeia produtiva no campo.

Outro ponto que merece destaque é a expansão do agronegócio (em especial ao aumento na produção de grãos) que gera estímulos para melhorias em qualidade e volume de armazenagem.

Por conseguinte, maior demanda por equipamentos modernos e eficientes, como sistemas de ventilação natural e controle de iluminação interna que veremos mais adiante.

 

Para onde o agronegócio está caminhando?

Com tantos estímulos para melhorias no agronegócio, a tendência do mercado é utilizar sistemas cada vez mais eficientes em energia, com uma baixa demanda para manutenção. Com isso, evitar mais custos ao produto, objetivando assim uma boa competitividade do negócio.

No caso do agronegócio, é muito importante o uso de sistemas de refrigeração para conservação de alimentos.

Ao buscar pelo baixo gasto energético, o Grupo MB oferece um ótima alternativa com ventilação natural e automatização da iluminação nos silos de grãos ou armazéns, por exemplo.

Além de se compreender o movimento do agronegócio em direção à busca por tecnologia, também é importante se ter em mente as principais necessidades do setor e quais os benefícios ao aplicar tais melhorias.

 

Aplicação de tecnologias no agronegócio

Aplicação de tecnologias no agronegócio

Antes de pensar na aplicação é importante definir dois pontos importantes: o confinamento, que configura o cuidado com a forma em se armazenar o produto e a climatização, que atenta para o controle de umidade e temperatura no interior do confinamento

Com isso, alguns aspectos de aplicação pode ser mais detalhados. Veja.

 

 

Controle de temperatura (ventilação natural)

O controle da temperatura interna do confinamento é um ponto de atenção por ter ligação direta com gastos com ar-condicionado e ventilação forçada em geral, principalmente por ser tão importante na conservação de grãos.

A renovação do ar pela ventilação natural é a opção mais sustentável do ponto de vista energético e do investimento financeiro.

A instalação de lanternins e venezianas bem dimensionadas e que maximizam o aproveitamento da ventilação natural proporcionam uma ótima taxa de renovação do ar e ainda diminui gastos adicionais com sistemas de ar-condicionado.

 

Controle da umidade e da condensação (ventilação natural)

Condições ambientais como a diferença entre a temperatura interna e externa ou a umidade do ar podem gerar condensação na parte interna do confinamento, acumulando água e criando gotejamento, o que não pode ocorrer no armazenamento de muitos itens do agronegócio.

Um sistema de ventilação natural com uma taxa de renovação do ar adequada às dimensões da fábrica pode evitar essa situação com grande eficiência. Contribuindo para a conservação dos produtos armazenados e na manutenção da taxa de germinação da semente, bem como seu vigor.

 

Estanqueidade

Um ponto muito importante no agronegócio é a estanqueidade dos confinamentos, ou seja, o isolamento em relação ao ambiente externo, principalmente ao evitar a possível entrada de água e poeira. Essa característica pode ser obtida com o uso de lanternins.

O fato é que por existirem aberturas para circulação de ar nestes elementos pode levar alguém a pensar: “E quando chover? A água vai entrar pelo lanternim dentro do meu silo?”.

Graças ao sistema de escoamento e cobertura interna, os lanternins são inteiramente estanques, ou seja, não deixam que a água passe do lado de fora para dentro.

Além disso, funcionam como exaustores, o que permitem uma boa qualidade do ar no ambiente interno.

 

Iluminação natural do confinamento (automatização)

Além de aplicar ventilação natural para seu sistema de armazenamento com todos seus benefícios, também pode-se adicionar à essa equação soluções baseadas na iluminação natural, incluindo diversas vantagens.

O MB Smart é uma nova tecnologia criada pelo Grupo MB que oferece mais economia, otimização de recursos e integração com outras soluções de iluminação, que inclui iluminação natural e LED.

Esse sistema consiste basicamente um gerenciador de iluminação, onde é possível controlar automaticamente os níveis de intensidade por setor, configurações de acordo com os turnos de trabalho, bem como integrar diferentes soluções de iluminação, a exemplo da iluminação natural e LED.

Além da economia em energia e segurança com uma boa iluminação dos confinamentos de armazenagem no agronegócio, também existe o auxílio no controle de pragas que possam afetar a qualidade do produto armazenado.

 

 

Como trazer essas vantagens para seu agronegócio

É muito importante que os sistemas de armazenagem comportem os produtos de maneira adequada com a correta temperatura, circulação e controle do ar, teor de umidade, proteção contra fatores externos e boa iluminação interna do confinamento.

Para o bom atendimento de tais requisitos, o Grupo MB pode oferecer como soluções  os lanternins, venezianas industriais e o MB Smart para que a demanda do negócio seja melhor atendido de acordo com a necessidade do cliente.

Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.