ARTIGOS

24

janeiro

Lanternim mantém conforto térmico em indústrias no verão?

 

Nos últimos anos, diversos estados brasileiros vêm registrando temperaturas recordes no verão, o que pode comprometer o bem-estar e o conforto térmico dos trabalhadores na indústria.

As fortes ondas de calor que beiram aos 40°C obrigam as empresas a aumentarem o uso de ventilação mecânica e ar condicionado em todos os seus ambientes. O que resulta no aumento considerável dos gastos com energia.

A utilização da ventilação natural ganha força nesse cenário, com diversas edificações sendo projetadas com foco na sustentabilidade, o que inclui o uso da ventilação natural como alternativa aos sistemas de ar-condicionado.

Dessa forma, as empresas reduzem seus custos com energia e ganham em conforto térmico nos seus ambientes internos, como veremos nos próximos tópicos.

 

O que é conforto térmico?

O conforto térmico pode ser definido como a satisfação proporcionada por determinado ambiente a quem se encontra em seu interior.

Fatores como a temperatura interna, a circulação do ar e a umidade presente influenciam diretamente no nível de conforto térmico proporcionado.

É muito comum que trabalhadores passem oito horas ou mais dentro de ambientes fechados.

Dessa forma, é de suma importância que eles se sintam confortáveis em seu ambiente de trabalho, para que possam exercer suas funções de maneira saudável e produtiva.

 

+Saiba mais: Produtividade e iluminação no ambiente de trabalho: qual a relação?

 

Qual a importância do conforto térmico em um ambiente industrial?

Locais muito quentes ou muito frios são prejudiciais tanto ao ser humano quanto ao maquinário das indústrias.

Além de causar danos à saúde, especialmente dos trabalhadores que permanecem nos locais em horário integral, um ambiente com muita umidade pode danificar equipamentos e prejudicar a produção de uma fábrica.

Da mesma forma, o calor intenso pode comprometer a qualidade da matéria-prima ou mesmo do produto final, além de causar mal-estar aos trabalhadores.

 

+Saiba mais:Conforto térmico em empresas com ventilação natural

 

Conforto térmico através de soluções sustentáveis

A busca por eficiência energética e soluções sustentáveis é uma tendência que vêm se expandindo.

O aproveitamento dos recursos naturais como alternativa gera economia e, ao mesmo tempo, colabora para a preservação do meio ambiente.

Manter a circulação constante do ar é essencial para garantir o conforto térmico em edifícios industriais.

Mesmo os prédios que não tenham sido projetados de maneira sustentável podem fazer uso de recursos naturais através da instalação de soluções que favoreçam a entrada de ar e de luz natural nos ambientes fabris.

 

+Saiba mais:Arquitetura bioclimática em projetos industriais

 

O que é o lanternim?

Lanternim do Grupo MB proporciona conforto térmico.

 

O lanternim é uma das soluções oferecidas pelo Grupo MB, voltada exatamente para o aproveitamento dos recursos naturais para proporcionar conforto térmico aos ambientes.

Consiste em uma estrutura instalada nos telhados, sobreposta à cumeeira (o ponto mais alto) dos edifícios.

Suas aberturas permitem a ventilação e a entrada da luz natural no ambiente interno.

 

catálogo de informações técnicas dos lanternins do Grupo MB

 

Como funciona o lanternim?

O lanternim permite que o ar quente acumulado nos interiores seja expulso pela cobertura, gerando uma corrente contínua. 

Renovação do ar com lanternim garante conforto térmico.

 

Seu funcionamento é baseado nas diferenças de temperatura e da densidade do ar.

O chamado efeito chaminé é um fenômeno que resulta do deslocamento de ar ocasionado pelas diferenças de temperatura e pressão entre o ambiente interno e o exterior.

No caso dos lanternins, esse efeito permite que o ar circule sem a necessidade de bombas ou ventiladores mecânicos.

Já o efeito Venturi é aplicado nas entradas e saídas de ar dos lanternins. O ar que é aspirado na parte inferior e expulso na parte superior circula com mais velocidade, aumentando a exaustão e maximizando a circulação interna.

 

+Você já leu esses?: 

 

Como o lanternim mantém conforto térmico no verão?

O aproveitamento da ventilação natural, especialmente no verão, mantém a temperatura interna em níveis agradáveis e constantes. 

Isso resulta em um ambiente mais confortável, mesmo em dias de calor intenso.

Além disso, a circulação de ar promovida pelo lanternim age como um eficiente exaustor que dispensa gases e poluentes, evitando sua concentração no ambiente de trabalho.

 

+Saiba mais: A iluminação e a ventilação natural na sustentabilidade corporativa

 

Lanternins do Grupo MB

lanternim-grupo-mb

Conforto térmico e outros benefícios com o lanternim do Grupo MB.

O Grupo MB fornece lanternins que garantem conforto térmico e eliminam partículas e gases, tornando o ambiente agradável para se trabalhar.

Além disso, o aproveitamento de recursos naturais para ventilação diminui drasticamente os gastos com energia elétrica.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os benefícios que a instalação de lanternins podem proporcionar para a sua empresa!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.