ARTIGOS

iluminação natural em galpões industriais

13

março

O uso de luz natural em galpões industriais

O estereótipo da indústria como aquele grande monobloco de tijolos sem qualquer preocupação com o meio ambiente está se transformando.

Para entendermos melhor essa quebra de paradigma, é importante compreender que grande parte vem sendo motivada por outra modificação: a maneira das indústrias operarem.

Incentivos aos empreendimentos para redução de consumo de energia, ou ainda, os próprios clientes fazendo pressão com seus interesses em consumir produtos de empresas que realmente estão comprometidas com a sustentabilidade tem um papel importante neste novo cenário.

Vamos então apresentar algumas maneiras de trazer essas novidades para sua fábrica, reforçando especialmente a estratégia da iluminação natural em galpões industriais.

 

Post-comparativo-03

Iluminação natural em galpões industriais

A busca pela alternativa da iluminação natural é ainda uma opção muito subestimada quando o assunto é trazer grandes economias para a conta de energia de uma fábrica.

Relatórios da Energy Star, programa de eficiência em consumo de eletricidade adotado em diversos países como EUA, Austrália, Canadá e na União Europeia, relatam os gastos astronômicos em energia por fontes artificiais (lâmpadas fluorescentes ou de bulbo), e representam a urgência pela busca de alternativas para a iluminação em uma fábrica. Em última instância isto indica o valor do uso da iluminação natural em galpões industriais.

economia de energia com iluminação natural em galpões industriais

Mas e nas ocasiões em que a disponibilidade da luz natural não for suficiente ou possível, seja por questões climáticas, geográficas ou para o turno noturno? Existem outras alternativas que possam trazer benefícios em economia e sustentabilidade?

 

Soluções de iluminação em LED

Pensando nisso, existem algumas boas alternativas que podem trazer benefícios muito positivos em eficiência energética, ou seja, sustentabilidade e economia em energia no uso de iluminação complementar em um sistema de iluminação natural para galpões industriais.

Mesmo que seu custo inicial seja elevado em relação a alternativas tradicionais de iluminação artificial, a vida útil, a eficiência luminosa e o baixíssimo consumo energético podem pesar positivamente para a redução de consumo e lucratividade da empresa como um todo.

As vantagens não param por aí. Muitos outros benefícios podem vir para sua fábrica se a escolha for pelo LED, como por exemplo:

  • Aumento da perceptibilidade dos operadores, elevando a segurança do trabalho por conta da melhor visibilidade do ambiente;
  • Reacendimento imediato, em contraste a lâmpadas de vapor metálico, por exemplo, que podem requerer diversos minutos antes de serem reacesas;
  • Maior sustentabilidade, com componentes recicláveis e não tóxicos;
  • Baixíssima necessidade de manutenção com equipamento e/ou troca de lâmpadas

Se a ideia começou a parecer atraente, veja mais detalhes sobre as vantagens do uso do led em combinação com a iluminação natural em galpões industriais neste nosso artigo, e entenda melhor como obter o melhor dos dois mundos.

 

complemento para iluminação natural em galpões industriais

 

Soluções de economia e sustentabilidade do grupo MB

O grupo MB está atento às necessidades do mercado para economia e sustentabilidade, temas já extensivamente abordados em nossos artigos.

Por essa razão os produtos incluídos no portfólio oferecem soluções em iluminação natural para galpões industriais e também em ventilação natural, sempre com foco em eficiência e durabilidade destas soluções.

Para saber mais sobre estas soluções, confira:

Fique à vontade para entrar em contato, para tirar dúvidas ou solicitar orçamentos, acessando pelo formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.