ARTIGOS

2

agosto

Como economizar energia na empresa

 

Economizar energia na empresa é um dos maiores desafios para qualquer empresário.

Mas, a busca por opções de economia jamais pode se limitar ao gestor, pois deve ser um propósito de toda a equipe. Para isso, cada empresa deve ter seu próprio plano de contenção.

Portanto, neste artigo você vai ler sobre:

  • O que você deve fazer para economizar energia na empresa;
  • Estratégias que geram economia.

Abaixo, reunimos dicas que vão te ajudar. Acompanhe!

 

Utilize iluminação natural para economizar energia

Para economizar energia na empresa, esse é o primeiro passo a ser levado em consideração. Podemos dizer que iluminação natural é toda aquela proveniente do sol, seja de maneira direta ou indireta (quando refletida).

O aproveitamento da iluminação natural está entre as principais propostas para a economia global de energia. Não importa o tamanho do ambiente: deve-se otimizar ao máximo a iluminação fornecida pela natureza.

A preferência por salas maiores, com menos divisórias, e as otimizações de layout, melhorando a distribuição dos móveis/máquinas, podem favorecer a circulação do ar e o melhor aproveitamento da iluminação natural.

 

utilize-iluminacao-natural-para-economizar-energia

Domus sendo utilizado para economia de energia em um galpão industrial.

Consequentemente, utilizar menos luminárias também diminui a necessidade do uso de ar condicionado. Mas, quando se fala em economia de energia elétrica, a tecnologia dos domus é uma das melhores opções. Os domus são estruturas no teto ou nas paredes que permitem a entrada de luz e aumentam a luminosidade e o conforto térmico nos ambientes.

Além de serem perfeitos para o impedimento da entrada do calor, os domus confeccionados pelo Grupo MB filtram os raios UV e difundem, de forma mais ampla, a luz no ambiente, com tecnologia patenteada.

 

+Saiba mais: 6 motivos para escolher os Domus Linealight do Grupo MB.

 

Calcule o Retorno de Investimento (ROI)

Ao diminuir de forma significativa o consumo de energia elétrica, além de requerer menos resfriamento do ambiente, os domus se tornam uma das mais eficientes soluções em termos de Retorno de Investimento (ROI). Confira como  calcular o ROI em economia de energia elétrica.

 

Como medir a iluminação do ambiente?

A NBR 541/82 determina os níveis de iluminação ideais para interiores onde se realizem atividades laborais ou de ensino. Dessa forma, é importante que as indústrias se mantenham adequadas ao que determina a norma, controlando os valores de iluminâncias em serviço.

A unidade de medida utilizada para mensurar a iluminação do ambiente é o lux. Ele se refere ao fluxo luminoso presente em 1m² de superfície. A medida ideal em lux de um recinto depende da atividade realizada naquele ambiente e de quanto tempo as pessoas tendem a permanecer nele.

 

luximetro_digital

O Grupo MB realiza essas medições por meio de um equipamento imprescindível: o luxímetro. Esse aparelho permite averiguar a iluminação que o sistema proporciona ao local e comparar resultados conforme as modificações são feitas.

Para saber mais sobre os níveis de iluminação adequados para sua empresa, leia nosso artigo.

 

Revise o ambiente para gerar economia de energia

O simples ato de desligar a lâmpada do espaço que não está sendo utilizado pode ser o pontapé inicial para economizar energia.

Hábitos como esse, simples e eficientes, podem ser adotados em qualquer empresa e colaborar para a redução do uso de energia, como, por exemplo:

  • Pintar paredes e teto com tons claros;
  • Optar por móveis em tons claros;
  • Observar a disposição dos equipamentos;
  • Revisar o projeto luminotécnico para melhor posicionar as lâmpadas na área de produção e de administração;
  • Utilizar sensores de presença.

Dessa forma, é possível diminuir o consumo de energia no ambiente corporativo.

 

Prefira lâmpadas de LED

A lâmpada de LED é um divisor de águas no mundo da iluminação, e entrega às empresas um jeito de iluminar baseado em:

  • Sustentabilidade;
  • Durabilidade;
  • Economia.

Além desses fatores, as lâmpadas de LED proporcionam uma série de benefícios, que justificam sua utilização para iluminar todos os ambientes da empresa.

 

lampada-led-industrial

 

Elas possuem o menor consumo de energia, além de serem mais eficientes quando comparadas com outros tipos de lâmpadas disponíveis no mercado. Desse modo, a médio e longo prazo, você vai se surpreender com o desempenho na relação custo x benefício para gerar economia de energia.

 

Invista em painéis de energia solar

Embora ainda não seja a solução mais barata, a energia solar vem se tornando uma alternativa cada vez mais próxima da realidade. Ela é uma das fontes de energia que deverá assegurar o abastecimento no futuro. Com o aumento do número de empresas interessadas em energia solar, o custo dessa tecnologia vem diminuindo.

Dessa forma, investir na instalação e manutenção de placas solares é uma das decisões mais acertadas para focar em economia e sustentabilidade.

 

+Leia Mais: Como um Empresa Pode Ser Sustentável, e Por Que Isso Importa.

 

Manutenção preventiva em máquinas e equipamentos são essenciais para economizar energia

Quando uma máquina está desregulada, com ignição suja e baixo desempenho, automaticamente o consumo de energia elétrica para mantê-la em funcionamento é bem maior. Logo, a taxa de consumo aumenta e, com isso, sua conta se torna mais cara.

 

manutencao-preventiva-em-maquinas-e-equipamentos-sao-essenciais-para-economizar-energia

Agindo de maneira preventiva, seu maquinário vai sempre trabalhar da maneira mais eficiente possível. Sendo assim, os gastos desnecessários com paralisações para manutenção não programada também serão evitados.

 

+Leia Mais:10 formas de economizar energia na empresa

 

Programe atividades fora do horário de pico

Saber aproveitar os horários para realizar as tarefas e atividades da empresa, durante a jornada de trabalho normal, é mais um ponto para economizar energia, justamente pelo aproveitamento da iluminação natural.

Por isso, evite sobrecarregar a linha de produção nos horários de pico de consumo de energia, ou outros setores da empresa, durante às 17h até às 22h – nesse período a demanda de energia é muito maior.

Dessa forma, para atender à demanda, mais energia precisa ser gerada ao mesmo tempo, o que acaba tornando-a mais cara.

 

+Leia Mais: 6 segredos para economizar energia em iluminação industrial

 

Conscientize os colaboradores para economizarem energia

De que adianta investir em um grande projeto de eficiência energética se os colaboradores não estiverem sintonizados com o objetivo da empresa?

Sabemos que modificar hábitos nem sempre é uma tarefa fácil.

Mas, ao considerar a probabilidade de escassez futura, é muito importante estimular o consumo inteligente e responsável de energia desde o chão de fábrica, orientando a equipe de trabalho a utilizar os equipamentos de forma consciente.

Então, algumas ações de boas práticas podem ser de grande ajuda, principalmente com atitudes que promovam a economia de energia:

  • Organizar reuniões periódicas para falar das metas de redução, informando a evolução dos indicadores;
  • Promover campanhas internas sobre o tema, com o auxílio de banners, e-mail, cartazes, etc.;
  • Criação de comitê de redução de consumo de energia;
  • Competições saudáveis sobre consumo consciente entre os diferentes setores da empresa.

Ou seja, ações como essas podem contribuir com a economia na conta de energia elétrica e mudar a forma como o consumo é feito.

 

+Leia Mais: Ideias para economizar energia na empresa

 

Para economizar energia, aposte na ventilação natural

Refrescar um ambiente pode ter um custo elevado, principalmente com o uso das formas tradicionais conhecidas, como:

  • Ventiladores;
  • Ar-condicionado;
  • Sistema de exaustão forçada;
  • Entre outras.

A ventilação natural consiste na circulação de ar dentro dos edifícios, sem que haja algum tipo de indução mecânica, ou seja, sem gasto de energia elétrica.

 

Para-economizar-energia-aposte-na-ventilacao-natural

Na indústria, essa ventilação pode ser feita de uma forma otimizada, utilizando venezianas industriais e lanternins.  Além de manter o ambiente de trabalho agradável, essas soluções:

  • Garantem maior qualidade do ar e conforto térmico;
  • Reduzem ou eliminam a necessidade de ar-condicionado;
  • Possibilitam o controle da ventilação;
  • Aumentam a produtividade;
  • Elevam o nível de satisfação;
  • Eliminam substâncias insalubres do ar;
  • Reduzem a contaminação por vírus;
  • Protegem a saúde dos colaboradores.

 

ebook-comparativo-entre-sistemas-de-iluminacao-industrial

 

Invista em isolamento térmico

O isolamento térmico das paredes e o reforço na espessura dos vidros das janelas da fábrica influenciam positivamente para proteger os ambientes do calor e frio excessivos. Eles evitam a perda de energia entre o espaço e os equipamentos da linha de produção.

Algumas das vantagens do isolamento térmico são:

  • Reduzir os custos de energia elétrica em até 50%;
  • Elevar o nível de conforto;
  • Proteger móveis e aparelhos eletrônicos de altas temperaturas;
  • Reduzir o uso de ar condicionado e aquecedores;
  • Ajudar a prevenir a sobrecarga das redes de distribuição elétrica.

 

+Leia Mais: Ventilação industrial sem ventiladores ou exaustores

 

Busque profissionais qualificados

Esta é uma opção essencial para economizar energia e, consequentemente, diminuir as despesas.

Através da consultoria de empresas especializadas será possível identificar fugas, vazões, picos de consumo, e outros pontos negativos no projeto elétrico. E assim modificar ou elaborar novas alternativas para a empresa.

 

cta-mb-smart-2

 

Conte com o Grupo MB para oferecer soluções concretas e aproveitar o máximo da iluminação e ventilação natural, com atitude e comprometimento para economizar energia na empresa.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.