ARTIGOS

formas-economizar-energia-empresa-industria-capa

3

maio

Formas para economizar energia em galpões e empresas: 10 dicas práticas

A conscientização deve ser a palavra de ordem para garantir o uso de energia elétrica no futuro. Nesse contexto, encontrar formas para economizar energia na empresa passa a ser um dos maiores desafios para qualquer empresário, mas jamais se delimita a ele, pois deve ser um propósito de equipe.

Por conta disso, o aproveitamento da iluminação natural está entre as principais propostas para a economia global de energia elétrica. Desta forma, ele deve ser maximizado nos ambientes de trabalho e domésticos, e associado às ações de governos e comunidade, por exemplo.

Os tempos de hoje deixam evidente identificar formas para economizar energia passa a ser um conceito único, e, como consequência, cada empresa deve estabelecer planos de contenção de gastos.

Vamos refletir juntos sobre essa questão? Acompanhe a seguir.

Separamos 10 formas para economizar energia energia em galpões e empresas:

 

1. Prefira as lâmpadas LED como uma forma para economizar energia

A primeira dica é utilizar lâmpadas LED, tecnologia que representa um divisor de águas no mundo da iluminação, e entrega às empresas um jeito de iluminar baseado em:

Além desses, uma série de outros fatores positivos justificam seu uso em galpões industriais e também para iluminar todos os ambientes da empresa. Como resultado, a médio e longo prazo você vai se surpreender com o desempenho na relação custo-benefício.

 

2. Pequenas revisões no ambiente fazem grande diferença

Em segundo lugar, trazemos a dica de desligar a lâmpada do espaço que não está sendo utilizado. Para obter maior economia de energia, esta deve sempre ser a primeira atitude de conscientização.

Além disso, outras ações simples, mas eficientes, podem ser tomadas, como por exemplo:

  • Pintar as paredes e teto com tinta clara;
  • Optar por móveis com tons claros;
  • Observar a disposição dos equipamentos;
  • Revisar o projeto luminotécnico para melhor posicionar as lâmpadas na área de produção e de administração;
  • Fazer uso dos sensores de presença.

Essas ações funcionam como um ótimo primeiro passo nas formas para economizar energia reduzindo seu consumo no ambiente corporativo.

 

+Saiba maisO que é e como funciona um lanternim?

 

3. Recorra à luz natural sempre que possível

A terceira dica de hoje é: não importa o tamanho do ambiente, deve-se otimizar ao máximo a iluminação natural, com janelas grandes e envidraçadas, por exemplo.

Também convém eliminar paredes e divisórias sempre que possível. Além de melhorar a comunicação, isso também resulta positivamente como uma boa forma para economizar energia na empresa.

Por outo lado, quando falamos em formas para economizar energia, especialmente elétrica, a tecnologia dos domus é uma das melhores opções a serem implementadas. Os domus são estruturas instaladas no teto que permitem a entrada de luz e, consequentemente, aumentam em muito a luminosidade e o conforto térmico nos ambientes.

Além de serem perfeitos para o impedimento de entrada do calor, os domus confeccionados pelo Grupo MB trazem ainda a funcionalidade de  filtrar os raios UV e difundir de forma mais ampla a luz no ambiente, com tecnologia patenteada.

Ao diminuir de forma significativa o consumo de energia elétrica para iluminação, além de requerer menos resfriamento do ambiente, os domus têm um retorno de investimento bastante positivo e rápido, como mencionado já anteriormente neste artigo: Calcule o Retorno de Investimento em Economia de Energia Elétrica.

 

iluminacao-industrial

 

4. Invista nos painéis solares

Em quarto lugar, o Sol é uma fonte de energia renovável que pode resultar em grande economia de energia. A captação de calor através de painéis fotovoltaicos, transformado isso em energia, supre perfeitamente grandes demandas e consequentemente influencia sendo uma forma para economizar energia. Apesar de ainda ser pequena a utilização no Brasil, esta é uma das fontes de energia que deverá assegurar o abastecimento no futuro.

Em adição a isso, investimentos na instalação e manutenção de placas solares é uma das decisões mais acertadas para focar em economia e sustentabilidade. Como resultado, os benefícios no médio e longo prazo serão grandes e cumulativos.

+Leia Mais: Como um Empresa Pode Ser Sustentável, e Por Que Isso Importa.

5. Manutenção preventiva nas máquinas e equipamentos da empresa

A quinta dica de hoje tem relação ao fato de quando uma máquina está descalibrada ou mal regulada, com ignições sujas e desempenho baixo, automaticamente o consumo de energia elétrica para mantê-las em funcionamento é bem maior. Logo, a taxa de consumo aumenta, e isso não é bom!

6. Conscientização dos colaboradores 

Em sexto lugar, sabemos que modificar hábitos nem sempre é fácil. Mas ao considerar a probabilidade de escassez é necessária uma força tarefa para reverter o alto consumo de energia elétrica. Principalmente com atitudes que promovam o consumo consciente dentro e fora da empresa. Neste caso, converse com os colaboradores, propague a ideia e compartilhe dicas úteis e práticas.

7. Procure agendar atividades fora do horário como formas para economizar energia

A sétima dica como uma forma para economizar energia é saber aproveitar os horários para realizar as tarefas e atividades da empresa, durante a jornada de trabalho normal, é mais um ponto para o consumo de energia, justamente pelo aproveitamento da iluminação natural.

Para concluir, evite sobrecarregar a linha de produção nos horários de pico, ou outros setores da empresa durante o horário das 17h até 22h.

8. Aposte na ventilação natural

Em oitavo lugar, sabe-se que refrescar o ambiente sai caro, principalmente com as formas tradicionais conhecidas como ventiladores, ar-condicionado, sistema de exaustão forçada entre outras.

Por isso, em contrapartida, venezianas industriais e lanternins não requerem energia elétrica. E além de manterem agradável o ambiente de trabalho, eliminam substâncias insalubres do ar e garantem conforto térmico – reduzindo ou eliminando a necessidade de ar-condicionado.

iluminacao-industrial

 

9. Invista em isolamento térmico

Em nono lugar na lista de hoje, o isolamento térmico das paredes e o reforço na espessura dos vidros das janelas da fábrica também influenciam positivamente para proteger os ambientes do calor e frio excessivos.

10. Busque ajuda e assessoria para identificar e planejar formas para economizar energia

Por último, buscar ajuda e assessoria para planejar formas para economizar energia é uma opção válida e efetiva para reduzir o consumo e, consequentemente, diminuir as despesas com energia.

Acima de tudo, através da consultoria de empresas especializadas será possível identificar fugas, vazões, picos de consumo, e outros pontos negativos no projeto elétrico. Dessa forma é possível modificar ou elaborar novas alternativas para a empresa.

Sempre que tiver dúvidas, conte com o Grupo MB para oferecer soluções concretas e aproveitar o máximo da iluminação e ventilação natural. Atitude e comprometimento para reduzir o consumo de energia na empresa.

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.