ARTIGOS

entenda-como-a-industria-4.0-influencia-na-sustentabilidade-da-sua-empresa

7

junho

Entenda como a Indústria 4.0 influencia na sustentabilidade da sua empresa

 

A chegada da Indústria 4.0 trará ainda mais mudanças significativas para as indústrias, especialmente no que estiver relacionado com sustentabilidade. Assim como aconteceu com todas as revoluções industriais anteriores, será necessário realizar adaptações para não ficar no prejuízo.

No entanto, os benefícios serão ainda maiores, devido à:

  • Produtividade;
  • Otimização da linha de produção;
  • Economia;
  • Conscientização ambiental.

Um dos benefícios que, inclusive, já faz parte da implantação das inovações tecnológicas da Indústria 4.0 é a sustentabilidade . Para conferir como a Indústria 4.0 e a sustentabilidade da empresa estão relacionadas, continue a leitura!

 

Afinal, o que é a Indústria 4.0?

Após ter passado por três revoluções industriais, nos últimos anos as inovações tecnológicas proporcionaram a invenção de equipamentos que podem proporcionar grandes transformações.

Tanto que, em 2011, o termo Indústria 4.0 começou a ser utilizado para representar a 4ª Revolução Industrial. Ela é marcada pela utilização dos sistemas Cyber-Físicos, da Internet das Coisas (IoT) e os processos de manufatura descentralizados.

 

Técnico trabalhando com a análise de dados na industria 4.0 para gerar economia.O fundamento básico do conceito é a possibilidade de conectar máquinas, sistemas e ativos para criar redes inteligentes que podem controlar os módulos de produção de maneira autônoma.

Na prática, os equipamentos conseguirão agendar manutenções, prever falhas e até adaptar a produção, proporcionando flexibilidade o suficiente para atender demandas customizadas.

Exemplos da Indústria 4.0 aplicados em grandes empresas

As chamadas fábricas inteligentes já estão operando, inclusive no Brasil. É o caso da unidade da Jeep, instalada em Pernambuco, onde os robôs montam os carros praticamente sem auxílio nenhum. Com isso, a fábrica produz 45 carros por hora.

 

Fábrica de carros da Jeep utilizando diversas tecnologias da indústria 4.0.Na Embraer, os equipamentos possuem sensores que monitoram o funcionamento de cada equipamento, evitando paradas não programadas e a detecção de problemas com muito mais eficiência e rapidez.

Nas fábricas da Ambev, o sistema de resfriamento é feito de forma automatizada, evitando que ocorram variações de temperatura e perda da qualidade das bebidas, além de economizar energia .

No exterior, as mudanças são ainda maiores, sendo que a Alemanha e os Estados Unidos são os destaques quando se trata da Indústria 4.0. O Brasil precisa correr atrás para manter-se competitivo globalmente.

 

Indústria 4.0 e sustentabilidade

Engana-se quem pensa que o aumento da produtividade e do lucro são os principais benefícios. Uma das grandes vantagens é a sustentabilidade proporcionada pelos processos da Indústria 4.0.

Muitos problemas das indústrias convencionais são solucionados com a implantação dos métodos da Indústria 4.0.

Veja abaixo qual a relação entre os benefícios da Indústria 4.0 e sustentabilidade na empresa.

 

comparativo-entre-sistemas-de-Iluminacao-Industrial

 

Diagnóstico em tempo real

 

  • Utilizando o sistema de monitoramento eletrônico é possível identificar quando há algum problema, uma vez que os sensores conseguem detectar as possíveis falhas. Com base nas informações recebidas ainda é possível tomar as melhores decisões, evitando que o problema cause a parada das atividades ou mesmo falhas no produto;
  • Além de economizar tempo, também podem ser reduzidos os resíduos sólidos gerados pelo processo de fabricação.

 

Economia de matéria-prima

 

  • Na Indústria 4.0, alguns sistemas permitem a programação de produção e a análise precisa de material necessário para fabricar o produto. Com isso, a quantidade de matéria-prima estocada é reduzida e são realizados novos pedidos apenas quando necessário. O resultado é a minimização do desperdício e também da necessidade de transporte , beneficiando o meio ambiente .

 

Economia de energia

 

  • Com a implantação das tecnologias da Indústria 4.0, a economia de energia é feita de diversas formas. Mesmo que haja uma automação dos processos por meio de robôs que utilizam energia elétrica, eles consomem energia apenas quando precisam operar;
  • Nas fábricas inteligentes, as luzes são complementadas com iluminação natural, além de serem ligadas e desligadas automaticamente. Para isso, os sistemas de iluminação identificam quando é necessário complementar a luz solar dos ambientes com a luz artificial. Eles também verificam em que intensidade essa luz deve estar, uma vez que, em dias nublados e durante a noite são necessárias luzes mais intensas e em maior quantidade.

 

Sistema de automação para Iluminação industrial.

 

Reaproveitamento de resíduos

 

  • Se antes os resíduos gerados pela fabricação de produtos acabavam se tornando, em sua maioria, lixo, agora a situação muda completamente. O máximo possível é fabricado com material biodegradável e o que não é orgânico, como equipamentos eletrônicos, por exemplo, é planejado de modo que suas peças possam retornar às fábricas para se transformar em matérias-primas para novos produtos ;
  • Além de reduzir a emissão de poluentes tóxicos na atmosfera , tais ações ainda conseguem reduzir a quantidade de lixo gerada , criando um processo produtivo verdadeiramente sustentável.

 

Redução de custos

 

  • Os benefícios citados acima possuem como consequência, além da sustentabilidade, uma clara redução de custos . De acordo com o SENAI , um levantamento feito pela McKinsey em 2015 indica que haverá uma redução nos custos com manutenção entre 10% a 40%; no consumo de energia a margem é de 10% a 20%; enquanto a produtividade do trabalho aumentará em 10% a 25%.

 

Pensar e agir consciente

Não há como pensar em viver atualmente sem as indústrias. Mas a redução da poluição gerada durante o processo, assim como a preservação dos recursos hídricos e a prevenção do desmatamento irresponsável são questões essenciais para que no futuro todos possamos ter uma boa qualidade de vida.

A tecnologia oferecida pela Indústria 4.0 deve ser usada para promover a sustentabilidade da sua empresa, pois, como vimos, os benefícios são muito maiores.

Para saber mais sobre o tema, confira nosso artigo: Manufatura sustentável: por que é fundamental para a produção de hoje?

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.