ARTIGOS

iluminação para galpão

1

junho

Conheça as melhores alternativas de iluminação para galpão

Um bom projeto de iluminação para galpão é aquele que, antes de tudo, garante a devida eficiência luminosa para a realização das tarefas da fábrica. Afinal, se os níveis de luminosidade não forem suficientes, toda a cadeia produtiva ficará comprometida. No entanto, é inviável configurar um sistema de iluminação de alto desempenho sem pensar em eficiência energética.

 

Caso contrário, o gestor pagará muito caro na tarifa de energia para manter seu galpão sempre bem iluminado. Nesse sentido, aproveitar ao máximo a iluminação natural é a melhor alternativa para dimensionar um projeto que seja econômico e de alta performance ao mesmo tempo. É disso que falaremos neste artigo, listando as soluções que vão ajudar você a encontrar esse equilíbrio e ter uma fábrica mais sustentável!

 

Lâmpadas de LED

 

Não é de hoje que, quando se fala em iluminação, as lâmpadas de LED são as primeiras opções que vêm à cabeça – justamente pela máxima eficiência aliada ao baixo consumo energético. Elas têm cerca de 50 mil horas de vida útil e são excelentes substitutas para as lâmpadas fluorescentes convencionais e para as lâmpadas de vapor metálico que eram frequentemente utilizadas em galpões de indústria.

 

Além de serem uma opção econômica, as lâmpadas de LED são também sustentáveis, considerando-se que sua composição está livre de mercúrio, um elemento altamente tóxico. Especialistas indicam ainda que o uso dos LEDs pode gerar uma economia de até 90% em relação aos modelos citados acima, o que é muito relevante no contexto industrial, tendo em vista a quantidade de lâmpadas utilizadas para iluminar um galpão extenso.

 

Na hora de fazer a escolha, é importante atentar-se aos níveis de iluminância (lux) que cada ambiente exige, de modo a escolher a quantidade certa de lâmpadas. Verifique também se o fluxo luminoso do LED (especificado como lúmen na embalagem) condiz com a necessidade daquele espaço. Quanto maior o lúmen, maior será a intensidade luminosa da lâmpada – o que significa maior alcance e distribuição uniforme da luz. 

 

 


Domus de iluminação natural

 

Conforto, segurança visual e sensação térmica agradável são atributos indispensáveis para a performance dos colaboradores em uma fábrica. Somente com um bom projeto de iluminação para galpão é possível aliar esses três quesitos. Como vimos, as lâmpadas de LED ajudam bastante nessa missão, mas nada que se compare a um sistema de iluminação natural com domus industrial.

 

Esse tipo de estrutura para telhado ilumina cerca de oito vezes mais do que uma janela de abertura equivalente, garantindo excelentes níveis de luminosidade para o desempenho das tarefas da fábrica. Sem falar que ao priorizar a luz natural você dispensa os gastos com energia elétrica, contribuindo para que a indústria atinja eficiência energética e se posicione no mercado como uma marca sustentável.

 

No entanto, ao escolher o domus de iluminação natural, esteja atento ao material da solução. O custo-benefício deve sempre falar mais alto nesta escolha, caso contrário você dificilmente terá o retorno esperado em termos de desempenho e economia. Os domus fabricados em policarbonato prismático são, sem dúvida, a melhor opção, pois aliam máxima eficiência luminosa, alta durabilidade e estética impecável.

 

Iluminação inteligente e controlada

 

E se fosse possível reunir o que há de mais vantajoso nos domus de iluminação natural com os benefícios das lâmpadas de LED em um projeto personalizado para o seu galpão? É justamente isso o que um sistema de iluminação inteligente e controlado faz pela sua indústria. Um exemplo é o MB Smart, uma solução do Grupo MB que permite dimerizar as lâmpadas de LED conforme a entrada da luz natural que vem dos domus.

 

 


 

Dessa forma, os níveis de luminosidade no recinto serão sempre ideais, com máxima eficiência e o menor consumo energético possível. A central inteligente do MB Smart faz essa adaptação dos feixes de forma automática, de modo que a energia consumida seja apenas aquela necessária para manter o conforto e a funcionalidade no ambiente em questão. Inclusive, você pode configurar fluxos personalizados para cada departamento.

 

O acionamento do MB Smart pode ser feito de forma remota, via computador, tablet ou smartphone, o que torna tudo ainda mais prático e funcional. Com esse sistema, não será preciso se preocupar se os funcionários esqueceram as lâmpadas acesas após o expediente, por exemplo. Basta configurar a central para desligar ou acionar as lâmpadas automaticamente de acordo com os horários de trabalho.

 

Com essas alternativas de iluminação para galpão, ficou fácil configurar um local de trabalho confortável sem dor de cabeça com a tarifa de energia no final do mês. Além da economia de recursos financeiros e da sustentabilidade industrial, esse novo ambiente corporativo estimulará também a produtividade de seus colaboradores, o que naturalmente resultará no maior faturamento da empresa.

 

Se você tem interesse em modernizar seu galpão e otimizar seus rendimentos, fale com quem entende do assunto e invista em um projeto de iluminação natural 100% compatível com o seu negócio!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.