ARTIGOS

iluminacao-led-iluminacao-natural

23

agosto

Iluminação de LED é a mais indicada para complementar a iluminação natural?

 

Embora a iluminação natural seja o sistema mais eficiente e econômico de todos, em alguns momentos ela precisa de um complemento – como no período noturno.

Por isso, para complementá-la, o ideal é utilizar a iluminação de LED. Ambas, combinadas, podem alcançar uma eficiência elevada, sem perder nos quesitos sustentabilidade e economia.

Para compreender melhor o assunto, confira agora os motivos pelos quais a iluminação de LED é a melhor opção para complementar a iluminação natural!

 

Mais economia

As lâmpadas convencionais de mercúrio, sódio e até as fluorescentes, emitem grande quantidade de luz, muitas vezes desnecessariamente. Já a iluminação de LED industrial, utiliza semicondutores para emitir a luz, demandando menos energia do que as demais.

Com isso, é possível reduzir o consumo em mais de 80%, mantendo uma iluminação apropriada para o ambiente de trabalho, sem abrir mão da economia.

 

O baixo consumo, inclusive, torna-se a grande vantagem, pois, apesar das lâmpadas de LED terem um valor mais elevado, com o aumento da produtividade e até a longa durabilidade (como você verá mais adiante), é possível recuperar o investimento dentro de alguns meses.

 

Aumenta a produtividade

A iluminação natural traz diversos benefícios e pode até aumentar a produtividade, uma vez que proporciona mais disposição e bom humor aos colaboradores. Embora nenhum sistema possa substituir completamente a luz solar, a iluminação de LED também tem impacto positivo no humor e na saúde das pessoas.

A luz diurna branca é um exemplo, pois ela contém a tonalidade azul em quantidade elevada e por isso é a mais recomendada para escritórios e indústrias.

 

+LEIA TAMBÉM: Iluminação com LED industrial: utilidade e vantagens

 

Rápido retorno em caso de quedas de energia

Em casos de queda de energia, os sistemas convencionais podem demorar minutos até voltarem completamente, o que pode prejudicar o andamento do trabalho e até causar acidentes. Com a utilização da iluminação de LED isso não acontece, pois ela retorna completamente em poucos segundos.

 

+LEIA TAMBÉM: Luz natural e LED: qual a melhor iluminação para a indústria?

 

Mais sustentável

O baixo consumo de energia não é o único fator que torna as lâmpadas de LED mais sustentáveis. Elas também são recicláveis, basta remover a extremidade de entrada do tubo de LED e retirar o driver e a faixa de LEDs que estão conectados. O driver e o chip precisarão ser encaminhados a um centro de eletrônica e o alumínio e o plástico podem ser levados até uma usina de reciclagem, onde serão quebrados e transformados.

 

lampadas de vapor de sodio e mercurio são muito usadas em iluminação industrial

As luzes de LED também não possuem elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das luzes fluorescentes que possuem mercúrio e podem contaminar o meio ambiente quando descartadas de maneira incorreta.

 

+LEIA TAMBÉM:6 dicas para promover a arquitetura sustentável na sua obra

 

Possui alto desempenho

Ao contrário das outras opções, a iluminação com LED pode ser integrada a sistemas eletrônicos que permitem a dimerização, além da variação de cor e temperatura. Eles também podem possuir proteção contra variações de tensão, além de apresentar baixa interferência na rede elétrica e ter alto fator de potência.

 

+LEIA TAMBÉM: 5 Motivos para ter os produtos do Grupo MB na empresa

 

Tem longa durabilidade

Você sabia que uma lâmpada de LED usada por 8 horas diariamente pode durar até 17 anos? Durante esse período, ela ainda sofre pouca alteração no brilho. Isso significa uma durabilidade seis vezes maior do que a de outros tipos de iluminação, evitando as trocas frequentes.

 

Reduz a quantidade de lâmpadas necessárias no ambiente

A iluminação de LED tem melhor capacidade de direcionamento para as áreas desejadas, enquanto as demais “desperdiçam” energia, emitindo luz para todas as direções e iluminam áreas em que não há a necessidade, como o teto.

Com isso, são utilizadas menos lâmpadas para conseguir o mesmo resultado proporcionado pelas lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

 

cta-mb-smart-2

 

Complementa com eficiência a iluminação natural

A iluminação natural é a única completamente gratuita e eficiente, mas precisa de um complemento para dias nublados e períodos noturnos. Nesses casos, unir as lâmpadas de LED a um sistema de iluminação natural acaba sendo a melhor solução, ainda mais se ele puder ser controlado para ser utilizado apenas quando houver a necessidade.

Assim é possível obter um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e ainda obter uma economia significativa com a troca de lâmpadas utilizadas.

 

Imagem demonstra um comparativo entre galpões.

 

Conheça o sistema MB Smart e saiba como nós, do Grupo MB, conseguimos aliar esses dois tipos de iluminação com a tecnologia necessária para poupar os recursos da sua empresa e aumentar os seus resultados.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.