ARTIGOS

iluminação zenital tipos

1

setembro

Iluminação zenital: tipos e vantagens para a indústria

 

Eficiência energética, conforto térmico e luminosidade uniforme são algumas das vantagens da iluminação zenital para as indústrias. Esse conceito é uma das bases da arquitetura sustentável, guiando projetos residenciais e industriais de diversos portes na intenção de aproveitar ao máximo a entrada de luz solar nos ambientes.

Nos parques industriais o investimento em diferentes tipos de iluminação zenital se faz ainda mais necessário. Afinal, garantir o conforto térmico no galpão é pré-requisito para reduzir os custos com eletricidade e impulsionar a produtividade dos colaboradores. Quer entender melhor essa relação? Continue a leitura e veja por que vale a pena investir!

 

Como é feita a transferência da luz

 

A entrada de luz natural em galpões industriais tem como principal caminho as aberturas feitas nos telhados e paredes. Nelas podem ser instaladas deste estruturas simples, como janelas e portas, até soluções mais complexas e completas como placas de policarbonato prismático no telhado e venezianas industriais nas paredes.

Por meio deste recurso, a luz natural incide na placa e os microprismas que a compõem fazem um trabalho de bloqueio da incidência direta para dentro do galpão e de amplificação desses raios luminosos para o interior do ambiente. Desta forma, a iluminação proveniente desta estrutura alcança um raio muito maior do que se fosse somente uma entrada de luz direta no telhado.

 

Vantagens da iluminação zenital

 

A maior vantagem da iluminação zenital para as indústrias é permitir a incidência da luz natural estrategicamente no galpão, por meio de aberturas no telhado, o que proporciona mais conforto térmico para os colaboradores e, consequentemente, contribuem para que eles se tornem mais produtivos.

Além de refletir na lucratividade da fábrica, um projeto de iluminação que visa poupar recursos e diminuir impactos ambientais eleva a credibilidade da empresa, pois demonstra que os gestores têm consciência ecológica e também que se preocupam com o bem-estar de seus funcionários.

 

Eficiência energética

Como a entrada da luz natural é priorizada, evita-se a necessidade de utilizar iluminação artificial durante o dia, o que garante uma economia significativa com as despesas de eletricidade ao fim de cada mês. Outro benefício é que alguns tipos de iluminação zenital possibilitam a ventilação natural do ambiente. Assim, dá para reduzir também os custos com o uso de aparelhos climatizadores, como o ar-condicionado.

 

Conforto térmico

Implantar soluções de iluminação e ventilação natural é a melhor estratégia para quem busca aliar economia de energia e conforto térmico no galpão. As estruturas são fabricadas de modo que a luz do Sol incida no ambiente sem colocar os colaboradores em risco e sem danificar os equipamentos. Além disso, a incidência solar na medida certa melhora o humor, o sistema imunológico e a vigilância dos funcionários.

 

Luminosidade uniforme

Outro benefício imediato da iluminação zenital é proporcionar uma luminosidade mais intensa e homogênea. O aproveitamento da luz solar se dá de forma difusa para que a incidência não seja excessiva, mas sim estratégica, e atingindo todas as áreas de tarefas dentro do galpão. Dessa maneira, dá até para excluir por completo a necessidade do uso de lâmpadas durante grande parte do dia.

 

Aplicações da iluminação zenital

 

Como vimos, a iluminação zenital pode ser aplicada tanto em projetos residenciais quanto em projetos comerciais e industriais. No caso das indústrias, com a produção em alta e a redução de custos energéticos, é possível redirecionar o fluxo de caixa para demandas cruciais da empresa. Vale lembrar ainda que nada impede que galpões já construídos sejam remodelados com sistemas de iluminação e ventilação inteligentes para se adequarem a essa tendência.

No caso da iluminação zenital, algumas das instalações mais comuns são as claraboias, os sheds, os átrios e os Domus lineares. A claraboia é bastante utilizada em projetos residenciais para suprir a ausência de janelas em determinados cômodos, como banheiros e lavabos, favorecendo a iluminação por meio de uma cúpula envidraçada no teto.

As outras soluções são mais recorrentes em galpões industriais, bem como em shopping centers e ginásios esportivos. O Domus, por exemplo, pode ainda ser instalado com um sistema complementar para ventilação, o Lanternim. Assim, com uma única solução a indústria resolve duas questões, aliando eficiência energética e conforto térmico.

Outra vantagem é que, com a incidência solar e o ar constantemente renovado, limita-se o crescimento de microorganismos nocivos à saúde do trabalhador, como vírus, bactérias e fungos. Tudo isso a partir de recursos inesgotáveis e sem despesas operacionais, somente aquelas relacionadas à instalação da iluminação zenital que, com certeza, fazem valer o custo-benefício.

Falando em custos, aproveite também esta leitura e descubra quanto a indústria economiza com iluminação natural!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.