ARTIGOS

20

setembro

Cobertura de policarbonato intensifica a iluminação natural? 

 

Esteticamente semelhante ao vidro, mas consideravelmente mais resistente e eficiente, a cobertura de policarbonato é uma das melhores opções para a indústria e construção civil que busca sustentabilidade e economia.

O policarbonato é um tipo de termoplástico composto por partículas e polímeros de carbonatos, que resulta em coberturas de alta resistência e, principalmente, como um intensificador da iluminação natural.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre esse material, os benefícios do uso e os principais modelos que podem ser utilizados.

 

Quais são os benefícios da cobertura de policarbonato?

Considerada como a opção de melhor custo-benefício e tecnologia do mercado, a cobertura de policarbonato se assemelha bastante ao vidro, porém com performance, resistência e segurança muito superiores.

 

Cobertura de policarbonato arena pantanal.

Instalação da cobertura da Arena Pantanal para a Copa do Mundo de 2014. Fonte: copa2014.gov.br

Conheça os pontos de destaque que tem feito esse material ganhar espaço nas indústrias e na construção civil e que foi utilizado na projeção das arenas que sediaram a Copa do Mundo aqui no Brasil, em 2014.

Resistência

O policarbonato é um material termoplástico e isso significa que ele pode ser até 300 vezes mais resistente que o vidro quando submetido ao aquecimento. Sua estrutura não sofre danos de objetos nem de intempéries, além de não propagar fogo.

Esse é um produto leve e inquebrável e isso evitará que tenha problemas em relação às estruturas de sustentação.

Por esse motivo, a cobertura de policarbonato garantirá mais segurança nas construções, sendo por isso um ótima opção para substituição do telhado.

Sustentabilidade

A cobertura de policarbonato tem cerca de 89% de transparência, fator esse que garante o aproveitamento máximo da luz solar, mesmo em dias não muito ensolarados.

 

Cobertura de policarbonato instalada no Supermercado Koch.

Cobertura de policarbonato instalada no Koch Supermercados, confira os detalhes aqui.

Isso resulta em economias energéticas importantes para os estabelecimentos e construções industriais.

Versatilidade

Esse tipo de cobertura pode ser projetada de diferentes formas para se adequar a arquitetura, capacidades e necessidades de cada espaço. Elas podem ser estruturadas como chapas compactas (se assemelha ao vidro), em chapas alveolares e prismáticas e ainda telhas em diversos formatos e espessuras.

Fácil manutenção e instalação

Apesar de ser necessária a mão de obra especializada para instalação, a cobertura de policarbonato não tem muito segredo.

Porém, é preciso se atentar para que o lado com proteção UV seja instalado de maneira que fique exposto ao sol.

Caso contrário, a superfície sem proteção poderá ficar amarelada e ressecada com o tempo.

Já a manutenção varia conforme o produto que foi adquirido, pois uma cobertura de policarbonato de baixa qualidade certamente demandará mais ajustes, vedações e limpezas.

Normalmente, lavagens anuais já são o suficiente para manter a luminosidade, preservação e estética do produto.

 

comparativo-entre-sistemas-de-Iluminacao-Industrial

 

O que é o policarbonato alveolar e prismático?

A cobertura de policarbonato pode ser encontrada em dois principais modelos de fabricação: o alveolar e o prismático. Ambos são excelentes matérias para intensificar a iluminação natural, mas devem ser utilizados de acordo com as necessidades de cada projeto.

Tipo de cobertura de policarbonato.

Policarbonato alveolar

O policarbonato alveolar, ou Twall, é uma chapa desenvolvida com algumas cavidades na intenção de reduzir ainda mais o peso da cobertura e a quantidade de materiais utilizados em sua fabricação.

Em razão da sua estrutura com partes ocas é o modelo mais isolante de todos quando comparado aos modelos compacto e prismático.

Isso resulta em um material que proporciona conforto térmico (reduz a temperatura entre 7º e 9ºC), excelente iluminação natural e ainda são mais baratos quando comparados ao policarbonato do tipo compacto.

No quesito resistência, o policarbonato alveolar também se destaca, pois a sua estética se assemelha bastante ao vidro canelado, no entanto, com uma estrutura bem mais resistente.

Pode ser utilizado em domus, estufas, passarelas, divisórias, coberturas em geral, toldos e outras infinitas possibilidades que incluem a indústria e a construção civil.

 

 

Policarbonato prismático

O policarbonato prismático é produzido com uma textura de prisma que direciona a luz e a torna difusa, fazendo com que a capacidade de refração da cobertura de policarbonato seja potencializada.

Isso torna o ambiente mais claro, arejado e sem pontos com concentração de luz que podem provocar desconfortos visuais. Ao mesmo tempo, é um material com proteção UV e resistente às intempéries.

Por não propagar chamas, o policarbonato prismático pode ser utilizado em coberturas com telhas de concreto ou metálicas zipadas, ou trapezoidais.

A indústria e a construção civil buscam por materiais de alto desempenho, que sejam inovadores e ainda promovam a economia de recursos financeiros e naturais.

A cobertura de policarbonato consegue atender a todos esses requisitos, principalmente em relação à resistência e aproveitamento da luz natural.

Quer saber mais sobre esse material de alta resistência? Conheça o policarbonato com garantia do Grupo MB! 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.