ARTIGOS

Conforto térmico na construção civil aliado à economia de energia: saiba como conseguir

3

novembro

Conforto térmico na construção civil aliado à economia de energia: saiba como conseguir

 

Investir em conforto térmico na construção civil tem sido uma prioridade tanto em novos projetos quanto em retrofits industriais. Os gestores estão cada vez mais conscientes da importância de aliar a redução de custos operacionais à qualidade de vida dos colaboradores, o que também favorece a imagem da marca no mercado.

Mas em quais soluções investir para conseguir o conforto térmico ideal sem atrasar a obra e sem comprometer o orçamento? Neste post, explicaremos quais as vantagens dos sistemas de ventilação natural para indústria e por que vale a pena fazer esse investimento. Continue a leitura e torne seu projeto mais sustentável!

 

Por que priorizar o conforto térmico na obra?

 

O conforto térmico está relacionado à manutenção de uma temperatura adequada nas edificações, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Essa é uma condição básica em qualquer projeto de engenharia e arquitetura, a qual depende de uma série de fatores como umidade do ar, posicionamento do prédio e aberturas para ventilação. Listamos a seguir os principais motivos para buscar conforto térmico em obras como galpões fabris.

 

Reduz os custos com energia elétrica

Um local termicamente confortável dispensa o uso de aparelhos climatizadores, a exemplo do ar-condicionado, que é um dos maiores vilões da fatura de energia nas indústrias. Um bom sistema de ventilação natural, além de garantir uma temperatura agradável no interior do galpão, renova constantemente o ar do ambiente, evitando a propagação de vírus, fungos e bactérias causadoras de doenças respiratórias.

 

Influencia na produtividade dos colaboradores

Quanto mais confortável for o galpão industrial, mais os trabalhadores se sentirão à vontade e dispostos para desempenhar o trabalho, principalmente durante o verão. Afinal, é mesmo muito difícil ter um bom rendimento se o local é quente e o ar não circula, e as ondas de calor que acontecem de vez em quando são exemplos de como essa situação precisa estar constantemente endereçada para manutenção da temperatura interna em níveis agradáveis.

A princípio, a ausência de conforto térmico pode até não afetar tanto. Porém, no decorrer do expediente, problemas como dor de cabeça, cansaço e desidratação têm maiores chances de aparecer.

 

Valoriza a imagem da empresa no mercado

Hoje em dia, ter práticas sustentáveis é um pré-requisito para se tornar uma empresa bem-sucedida e valorizada no mercado. Além disso, os gestores têm se conscientizado sobre a importância de humanizar as relações de trabalho e oferecer mais qualidade de vida para quem passa a maior parte do dia dentro de um galpão industrial. Implantar soluções que proporcionam conforto térmico é uma dessas medidas imediatas.

 

Quais as melhores soluções para garantir conforto térmico na construção civil?

 

Vamos então aos investimentos com custo-benefício garantido quando se trata de alcançar conforto térmico nas indústrias.

 

Lanternim industrial

Os lanternins industriais são estruturas instaladas no telhado, de forma sobreposta ao ponto mais alto de um galpão ou construção: a cumeeira. Suas aberturas estratégicas favorecem a ventilação e a iluminação natural no interior dos galpões, mantendo a temperatura mais agradável e, consequentemente, os funcionários mais bem dispostos.

Outro benefício é que o lanternim cumpre o papel de um eficiente exaustor, melhorando a qualidade do ar e eliminando poluentes que poderiam ficar retidos em um recinto fechado. A estrutura favorece ainda a iluminação zenital, de modo que a luz natural incida de maneira difusa e dispense o uso de lâmpadas durante boa parte do expediente.

 

Veneziana industrial

As venezianas industriais são soluções de iluminação e ventilação permanentes bastante utilizadas quando a intenção é priorizar o conforto térmico nas fábricas. Assim como os lanternins, as venezianas também dispensam o uso de ventilação forçada, o que ajuda a diminuir significativamente as despesas com energia elétrica.

Por serem fabricadas com policarbonato translúcido, essas estruturas contribuem para a iluminação interna, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Tudo isso com máxima proteção contra os raios UV, alta resistência e zero emissão de ruídos, além de baixo peso específico para facilitar a instalação.

 

Domus de iluminação natural

Os domus de iluminação natural são soluções que priorizam a entrada de luz solar nos galpões industriais, de modo que a iluminação se distribua de forma estratégica no ambiente, sem incidir diretamente sobre os equipamentos e os funcionários. Esse tipo de solução é capaz de iluminar até oito vezes mais do que janelas de abertura equivalente.

No entanto, para garantir o conforto térmico e bloquear a incidência de raios UV, é preciso ter certeza de que o material dos domus é de qualidade. Caso contrário, o produto pode influenciar no aumento da temperatura interna, trazendo um efeito oposto ao desejado.

Por isso, qualquer que seja a estrutura escolhida para garantir conforto térmico e reduzir custos na fábrica, certifique-se de que está contando com um fornecedor experiente no ramo. Assim, você justifica o valor do investimento, não tem dor de cabeça com a instalação e poderá explorar ao máximo os benefícios das soluções implantadas.

Se você também reconhece a importância de priorizar o conforto térmico na construção civil, fale com quem entende do assunto e solicite um orçamento sem compromisso!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.