Porque ventilação zenital é investimento e não custo: tenha payback em 24 meses com o Grupo MB!

ventilação zenital blog

A redução na fatura de energia elétrica e o upgrade na produtividade dos colaboradores são motivos que justificam o investimento em ventilação zenital. Um exemplo são os lanternins do Grupo MB, que têm payback estimado em 24 meses devido aos benefícios trazidos pela solução. Neste conteúdo, explicaremos melhor como funciona e quais são as vantagens envolvidas. Continue a leitura e entenda porque o retorno é garantido!

O que é ventilação zenital na indústria

O conceito de ventilação zenital está relacionado à ventilação que vem de cima, do ponto mais alto do ambiente. O nome é uma referência ao zênite (céu), e tem relação também com os recursos de iluminação natural, como claraboias, sheds e domus. No caso mais específico da ventilação, a solução de destaque é o lanternim.

Essa estrutura instalada na cobertura do galpão garante a renovação constante do ar interno, trazendo conforto térmico e qualidade do ar para a indústria. Como essa solução de ventilação natural opera sem nenhum gasto energético, trata-se de uma opção imbatível também em termos de sustentabilidade.

Isso só é possível graças aos fenômenos físicos chaminé e Venturi, que são os responsáveis pela movimentação dos fluidos no recinto, de modo que o ar quente e viciado escape rapidamente pela cobertura. Assim, o lanternim leva para fora poeira e eventuais partículas tóxicas em suspensão no ambiente, mantendo a temperatura interna sempre agradável.

—> Quer saber mais sobre o assunto? Conheça outros recursos de ventilação natural na indústria e fique por dentro de todas as vantagens dessa prática!

Como implementar com as soluções do Grupo MB

O interesse dos projetistas pela iluminação e ventilação zenital se dá devido à tendência da arquitetura sustentável, de modo a aproveitar ao máximo os recursos naturais disponíveis. Além disso, essas soluções respondem muito bem ao desafio de ventilar de forma eficaz espaços amplos e cobertos, como no caso dos galpões industriais.

O lanternim industrial, por exemplo, pode ser instalado em qualquer tipo de cobertura – nova ou pré-existente. A estrutura demanda pouca manutenção e não gera despesas operacionais. Pelo contrário: com a renovação constante do ar e o conforto térmico garantido, é possível até mesmo eliminar o uso de exaustores e climatizadores.

A economia na fatura de eletricidade é bastante significativa, sem falar na melhora de rendimento dos colaboradores, que agora estarão trabalhando em um ambiente mais agradável. Problemas decorrentes do calor elevado ou da falta de circulação do ar não mais serão parte do expediente.

Com a saúde protegida e o bem-estar elevado, é natural que os colaboradores tenham uma performance mais satisfatória, o que também se reflete no faturamento da indústria. É por isso que o payback das soluções de ventilação zenital se dá em tão pouco tempo. No entanto, para operar em alta performance, o projeto precisa ser muito bem dimensionado.

O Grupo MB é referência na fabricação e instalação de soluções de iluminação e ventilação zenital há 20 anos, inovando constantemente as metodologias para projetos cada vez mais eficientes e funcionais. Um exemplo é o uso do CFD (Computational Fluid Dynamic) e da metodologia BIM (Building Information Model) para facilitar o trabalho dos engenheiros e garantir o máximo desempenho das soluções.

O CFD viabiliza a instalação adequada dos lanternins, validando dados de velocidade do vento e de temperatura interna na fábrica para que a estrutura seja compatível com a taxa de renovação do ar necessária àquele ambiente.

—> Saiba mais sobre o CFD e entenda como aplicar essa metodologia para alavancar os resultados!

Outra tecnologia que faz do Grupo MB pioneiro neste segmento é a modelagem BIM para dimensionamento de projetos de ventilação e iluminação natural. No caso da ventilação, a tecnologia permite ao gestor da obra ter uma ideia antecipada de como as soluções de iluminação e ventilação zenital vão ficar no galpão. 

Com esse recurso, os projetistas obtêm uma visão mais acurada do todo, podendo validar com antecedência aspectos como o planejamento da estrutura, o cálculo da renovação do ar e o orçamento envolvido.

O Grupo MB disponibiliza os arquivos em BIM da família Lanternim, Domus e Venezianas para você ter uma ideia antecipada do seu projeto.

—> Baixe nosso guia para instalação, inserção e ajustes na modelagem BIM e proporcione ao seu cliente uma obra mais inteligente!

Ventilação zenital a custo zero de energia e payback em 24 meses

Em relação ao payback das soluções de ventilação zenital, vimos que ele se dá principalmente pela economia de energia e pelo upgrade na produtividade dos colaboradores, pois eles estarão trabalhando em um galpão muito mais confortável e agradável. Além disso, os custos de manutenção são mínimos, já que o lanternim é uma solução 100% estanque e sem peças móveis sujeitas a desgaste.

A seguir, listamos os benefícios da solução para você compreender por que a instalação se paga em 24 meses e por que o retorno sobre o investimento também é garantido:

  • Ventilação natural controlada e permanente;
  • Máximo conforto térmico e qualidade do ar;
  • Exaustão do calor no ambiente;
  • Reposição dos níveis de oxigênio;
  • Retirada de pó e eventuais gases em suspensão;
  • Economia com ventilação forçada e ar-condicionado;
  • Vedação contra infiltração;
  • Não demanda manutenção nem emite ruídos;
  • Sem peças móveis sujeitas a desgaste;
  • Baixo peso específico, o que facilita a instalação;
  • Opção de telas de proteção anti-inseto e passarinheira.

Com tantas vantagens, não é difícil entender por que os lanternins são uma escolha campeã tanto em obras novas quanto nos projetos de retrofit que priorizam a ventilação natural.

Se você se interessou pelo produto, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções inteligentes de ventilação zenital!

O Grupo MB utiliza cookies sob o objetivo de melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. Para entender melhor leia a nossa Política de Privacidade.

Clique no botão abaixo para entrar em contato via WhatsApp