ARTIGOS

Ventilação natural na indústria: saiba como aproveitar os benefícios

7

janeiro

Ventilação natural na indústria: saiba como aproveitar os benefícios

 

Ventilação natural na indústria agrega benefícios como conforto térmico, qualidade do ar e economia de energia. Sobretudo nas indústrias, esses aspectos são fundamentais tanto do ponto de vista da saúde dos colaboradores quanto em relação à imagem da empresa. Afinal, investir em soluções sustentáveis é algo que eleva o nome da sua marca no mercado.

As venezianas e os lanternins se destacam como o tipos de ventilação natural mais apropriadas para a indústria, garantindo a renovação constante do ar e favorecendo a qualidade de vida no local de trabalho. Quer entender como funciona? Então continue a leitura e veja como aproveitar ao máximo os benefícios do seu sistema de ventilação natural!

 

Conceito e benefícios da ventilação natural 

 

O conceito de ventilação natural está relacionado a trabalhar o fluxo normal do ar visando manter o condicionamento térmico dos ambientes e, consequentemente, proporcionar bem-estar aos usuários. 

Priorizar a ventilação natural é uma necessidade latente nos projetos industriais, já que a saúde dos colaboradores depende muito da qualidade do ar interno. Vamos aos principais benefícios desse investimento.

Garantia de conforto térmico

A temperatura do ar e das superfícies internas são os principais fatores que definem o conforto térmico em um ambiente. Um bom sistema de ventilação natural impulsiona a renovação do ar no recinto sem a necessidade de gasto energético. Assim, o gestor consegue aliar economia de recursos e produtividade dos colaboradores. Isso porque, em um local de trabalho termicamente confortável, o rendimento das equipes tende a ser maior.

 

Melhoria na qualidade do ar

A qualidade do ar também é fator indispensável para manter a saúde e o bem-estar dos colaboradores no ambiente industrial. Como se trata de um local fechado e geralmente amplo, é preciso redobrar a atenção para garantir a taxa de renovação de ar adequada, de modo a evitar a propagação de doenças respiratórias causadas por bactérias, fungos e vírus, a exemplo da Covid-19.

 

Redução no consumo de energia

As soluções de ventilação natural ajudam a economizar energia nas empresas porque dispensam o uso frequente de ventiladores e ar-condicionado. Com um sistema bem projetado, é possível até mesmo eliminar por completo a necessidade de climatizadores. Assim, em curto prazo você já poderá sentir a diferença nos cofres da empresa. Sem falar na questão da sustentabilidade, que também eleva a credibilidade do negócio.

 

Aplicações da ventilação natural na indústria

 

As venezianas e os lanternins são as soluções de ventilação natural mais utilizadas em projetos industriais, tanto em obras novas quanto em retrofits que visam modernizar os parques fabris. Quando instaladas em conjunto, essas duas soluções potencializam o processo de renovação de ar para que você possa explorar ao máximo os benefícios da ventilação natural.

Enquanto o ar que entra pelas venezianas renova a circulação no ambiente, a exaustão por gravidade que ocorre nos lanternins elimina o ar quente pela cobertura, a partir dos fenômenos físicos conhecidos como efeito Venturi e chaminé. Esse processo garante a troca constante do ar no galpão, favorecendo o conforto térmico e eliminando partículas tóxicas em suspensão.

 

Venezianas industriais

Resumimos as principais características das venezianas de ventilação permanente:

  • Proporcionam conforto térmico e melhoram a qualidade do ar;
  • Protegem contra a incidência de raios UV;
  • Têm alta resistência mecânica, o que aumenta a durabilidade;
  • Têm baixo peso específico, o que facilita a instalação;
  • Podem ser fabricadas em policarbonato translúcido, favorecendo também a iluminação natural.

 

Lanternins industriais

Resumimos as principais características dos lanternins industriais:

  • Favorecem a circulação e promovem a renovação constante do ar;
  • Melhoram a qualidade do ar e eliminam gases poluentes;
  • Reduzem o risco de propagação de doenças respiratórias;
  • São fáceis de instalar e não emitem ruídos;
  • Têm custo zero de manutenção.

 

Tecnologia de ponta para soluções de alta performance

 

Um projeto de ventilação natural bem-sucedido demanda uma análise rigorosa de certos critérios que explicam o comportamento do ar em determinado ambiente. O cálculo da taxa de renovação do ar, por exemplo, é fundamental para moldar soluções que sejam 100% compatíveis com as dimensões do galpão e com os aspectos meteorológicos daquele local. 

Outras variáveis que interferem nesse cálculo são o tipo de maquinário e os produtos ali armazenados. As tecnologias de ponta da Engenharia Computacional otimizam esse processo analítico, validando os cálculos necessários para um projeto de alta performance. A modelagem BIM (Building Information Modeling) e o Computational Fluid Dynamic (CFD) são exemplos dessas metodologias inovadoras para o dimensionamento de soluções de ventilação natural.

O método BIM permite inserir e ajustar parâmetros dos lanternins em modelagem 3D. Assim, é possível ter uma visão prévia do resultado do seu projeto, de modo a fazer as os ajustes necessários antes de efetuar a compra do produto.

O CFD também opera por meio de uma malha 3D, onde os inputs coletados no galpão (dimensões, quantidade de janelas, condições meteorológicas, entre outros) são inseridos na realidade virtual para compreender o comportamento do ar naquele ambiente e, então, projetar uma solução de máxima eficiência.

O Grupo MB é pioneiro no uso dessas metodologias em projetos de ventilação natural para indústrias, valorizando as entregas e garantindo o retorno sobre os investimentos.

Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar! Responderemos o mais breve possível.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.