O galpão industrial, também chamado de edifício industrial, é um tipo de construção que pode ser feita em diversos materiais. Geralmente, conta com um único pavimento, podendo ser usado para, desde pequenas fábricas e quadras poliesportivas, até complexos industriais de grande porte.
Um dos materiais que vem crescendo muito na construção civil industrial para esta finalidade é o aço. As coberturas e estruturas metálicas utilizadas em galpões possibilitam a construção de empreendimentos mais leves, baratos e que podem ser realizados com prazo mais curto do que os feitos de concreto armado.
Neste conteúdo, apresentamos as diferenças entre os tipos de estrutura para galpão industrial e explicamos quais aspectos considerar na hora da decisão. Continue a leitura e saiba como orientar uma escolha inteligente!
Tipos de estrutura para galpão industrial
Até certo tempo atrás, o aço ainda era um material pouco explorado na estrutura para galpão industrial. Não por suas propriedades, mas por desinformação ou insegurança de alguns projetistas. Muitos deles tinham como primeira opção o concreto armado, porém, nem sempre essa é a escolha mais indicada.
Na realidade, quando falamos em tipos de estrutura, não existem materiais bons ou ruins. A decisão dependerá da concepção do projeto e do que se espera da obra. Alguns segmentos, por exemplo, são menos propensos às estruturas em aço, como no caso das indústrias químicas, de ácidos e de fertilizantes.
No entanto, grande parte dos segmentos industriais se beneficia bastante da estrutura metálica, aliando vantagens como baixo custo de produção e manutenção, agilidade na entrega da obra e sustentabilidade no projeto. Isso porque as construções feitas em aço produzem muito menos resíduos no canteiro de obras.
O que levar em conta para escolher o tipo de estrutura
Além da atividade fim do galpão industrial e da reputação do fornecedor, é preciso estar atento aos seguintes quesitos na hora de escolher a estrutura da obra:
- qualidade do material;
- comprometimento com os prazos;
- negociação e relacionamento;
- conhecimento técnico e segurança.
O Grupo MB, que há 20 anos é referência no segmento de soluções industriais sustentáveis, prioriza esses quesitos e se preocupa em repassar o orçamento com agilidade para os projetistas. Afinal, isso interfere no prazo da obra e na definição do cronograma.
Os projetos orçados já incluem o valor das soluções de iluminação e ventilação natural que, junto da estrutura metálica, visam reduzir custos no galpão industrial e tornar as operações mais sustentáveis. Iluminar e ventilar a fábrica de forma eficaz é um desafio nos galpões, tendo em vista que são áreas extensas e fechadas.
Nesse sentido, aliar a estrutura metálica com a escolha de domus e lanternins industriais é mais vantajoso porque traz economia também em longo prazo. Essa economia se dá com a significativa redução no consumo de energia elétrica, já que não será mais necessário manter as lâmpadas acesas durante todo o expediente, assim como o ar-condicionado ligado.
—> Quer entender melhor como funcionam os sistemas de iluminação natural na indústria? Conheça os principais modelos e os melhores métodos de instalação!
Possíveis problemas de cada tipo de estrutura
Os principais problemas da estrutura de concreto armado estão relacionados às necessidades de manutenção, à extensão do tempo da obra e ao custo elevado.
A estrutura metálica, embora tenha uma série de vantagens atrativas, também conta com algumas adversidades. Os problemas que podem ocorrer em galpões feitos de aço incluem ruídos, gotejamentos e infiltrações.
Dessa forma, alguns cuidados especiais são necessários para que se possa usufruir dos benefícios oferecidos pela estrutura metálica, como a instalação de sistemas de iluminação e ventilação 100% estanques. Alguns dos problemas mais recorrentes são:
Condensação e gotejamento
A limitação do controle térmico das estruturas metálicas é a principal desvantagem do material. Isso gera acúmulo de água condensada no interior do edifício, aumentando a umidade e o consequente gotejamento no interior do ambiente. O efeito é semelhante ao de goteiras no telhado, sendo totalmente prejudicial ao maquinário, aos produtos armazenados e aos colaboradores.
Infiltração e vazamentos
Durante o inverno ou em períodos com maior ocorrência de chuvas, é bastante comum a ocorrência de infiltrações e vazamentos em galpões industriais. Esse tipo de ocorrência pode resultar na danificação dos materiais armazenados no ambiente interno, causando perdas na produção e prejudicando o desempenho da fábrica.
Ferrugem
O alto índice de umidade em um ambiente fabril é a principal causa da oxidação em máquinas e equipamentos industriais. A corrosão e a ferrugem podem se tornar problemas severos, ao ponto de comprometer estruturas e forçar o descarte de peças ou máquinas inteiras.
A instalação de sistemas de iluminação e ventilação natural contribui para restaurar a infraestrutura total do galpão industrial, possibilitando usufruir de todas as vantagens da estrutura metálica.
Quer entender melhor como funciona? Surpreenda-se com os resultados que trouxeram luminosidade, economia de energia e aumento da produtividade dos trabalhadores nesta obra de retrofit!
A importância de pensar na cobertura do galpão
Há poucas normativas que dizem respeito à estrutura do galpão. Entretanto, priorizar esse quesito é fundamental para não comprometer a segurança da obra. Há muitas obras com telhas translúcidas, por exemplo, pois são opções mais baratas. Contudo, elas também exigem manutenção em pouco tempo e acabam perdendo a vida útil muito mais rápido.
Portanto, projetistas que têm uma visão focada em custo-benefício compreendem a importância de investir em sistemas mais elaborados para obter um retorno positivo. A utilização de sistemas de ventilação adequados garante ao ambiente a renovação constante do ar, prevenindo o excesso de umidade nas superfícies e o consequente gotejamento nos galpões industriais.
Além disso, possibilita um controle mais eficiente da temperatura interna, garantindo conforto térmico adequado aos colaboradores. O mesmo vale para os sistemas de iluminação natural, que conseguem trazer máxima luminosidade a custo zero de energia, tornando a linha de produção mais econômica e proporcionando um local de trabalho mais agradável às equipes.
Lanternins e Domus para cobertura de galpão industrial
O uso dos lanternins desenvolvidos e instalados pelo Grupo MB permite uma eficiente ventilação e garante iluminação natural apropriada para a indústria, impactando o consumo de energia de forma direta. O lanternim ainda auxilia na dispersão de gases e poluentes, agindo como um exaustor para melhorar a qualidade do ar e manter a salubridade do ambiente de trabalho.
Os domus industriais seguem a mesma proposta de sustentabilidade e salubridade para o galpão industrial. Essas estruturas instaladas na cobertura proporcionam iluminação natural eficiente, trazendo conforto e segurança para os colaboradores na realização das atividades. Além disso, são opções de excelente acabamento estético e que demandam pouca manutenção.
Essas soluções ajudam a trazem eficiência energética para a fábrica e tornam os processos mais otimizados, já que o ambiente confortável impulsiona a produtividade dos colaboradores. Portanto, em termos de custo-benefício e retorno sobre o investimento, trata-se da escolha mais vantajosa.
Se você tem interesse nessas soluções inteligentes, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Responderemos o mais breve possível!