ARTIGOS

14

fevereiro

Problemas frequentes na estrutura do seu galpão industrial? Saiba como resolvê-los!

 

O galpão industrial, também chamado de edifício industrial, é um tipo de construção feita em aço. Geralmente, conta com um único pavimento, que permite abrigar desde pequenas fábricas e quadras poliesportivas até complexos industriais de grande porte.

Devido a essa versatilidade, o galpão metálico vem sendo muito utilizado na construção civil industrial. 

As coberturas e estruturas metálicas utilizadas em galpões possibilitam a construção de empreendimentos mais leves, baratos e que podem ser feitos com prazo mais curto do que os feitos de concreto armado.

 

Problemas recorrentes em galpões industriais

Mesmo com tantas vantagens atrativas, também é preciso levar em consideração as adversidades que comumente atingem galpões industriais.

Os problemas que podem ocorrer em galpões feitos de aço vão além de simples incômodos, como gotejamentos e ruídos, podendo representar sérios riscos físicos, econômicos e de segurança aos colaboradores.

Dessa forma, alguns cuidados especiais são necessários para que se possa usufruir dos benefícios oferecidos pelo galpão industrial metálico.

 

Alguns dos problemas recorrentes são:

 

Condensação e Gotejamento

A limitação do controle térmico das estruturas metálicas é a principal desvantagem de um galpão industrial.

Por isso, ocorre com frequência um acúmulo de água condensada no interior do edifício, o que gera aumento da umidade e o consequente gotejamento no interior do ambiente.

O efeito é semelhante ao de goteiras no telhado, sendo totalmente prejudicial ao maquinário, aos produtos armazenados e aos colaboradores.

 

Você já leu esses?

 

Infiltração e vazamentos

Durante o inverno ou em períodos com maior ocorrência de chuvas, é bastante comum a ocorrência de infiltrações e vazamentos em galpões industriais.

Esse tipo de ocorrência pode resultar na danificação dos materiais armazenados no ambiente interno, causando perdas na produção e prejudicando o desempenho da fábrica.

 

Ferrugem

O alto índice de umidade em um ambiente fabril é a principal causa da oxidação em máquinas e equipamentos industriais.

A corrosão e a ferrugem podem se tornar problemas severos, ao ponto de comprometer estruturas e forçar o descarte de peças ou máquinas inteiras.

 

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

 

Como resolver os problemas recorrentes

Com a expansão do uso dos galpões industriais na indústria, também surgem diferentes soluções para resolver ou, ao menos, mitigar os problemas típicos dessas estruturas.

Para solucionar essas questões, é preciso primeiramente conhecer a estrutura e identificar exatamente quais os locais afetados por rachaduras ou falhas.

A seguir, listamos algumas das principais estratégias que podem ser utilizadas para essa finalidade.

Vale ressaltar que é sempre importante contar com profissionais capacitados para avaliar a situação e determinar a melhor forma de solucionar cada caso.

 

Manutenção preventiva

A realização de manutenções periódicas, em intervalos de tempo pré-determinados, auxilia na prevenção da ocorrência dos problemas mais comuns na estrutura dos galpões industriais.

Utilizando um calendário de manutenção, é possível coletar dados, fazer a análise dos indicadores e, assim, identificar os possíveis problemas e implementar soluções.

Dessa forma, é possível minimizar acontecimentos indesejados, evitando custos fora do orçamento e que, em casos severos, podem comprometer todo o processo produtivo.

 

 

Impermeabilização e proteção térmica de telhados

Mesmo com a realização periódica de manutenções preventivas, alguns problemas relacionados a infiltrações e vazamentos ainda podem ocorrer no galpão industrial.

A impermeabilização e a proteção térmica contribuem muito para evitar as ocorrências de condensação e gotejamento, pelo princípio de isolamento térmico, evita que a superfície interna do galpão tenha contato direto com a temperatura do ar exterior.

 

Conte com o Grupo MB 

A utilização de sistemas de ventilação adequados garante ao ambiente a renovação constante do ar, prevenindo o excesso de umidade nas superfícies e o consequente gotejamento nos galpões industriais.

Além disso, possibilita um controle mais eficiente da temperatura interna, garantindo conforto térmico adequado aos colaboradores.

O uso dos lanternins desenvolvidos e instalados pelo Grupo MB permite uma eficiente ventilação e garante iluminação natural apropriada para a indústria, impactando o consumo de energia de forma direta.

O lanternim ainda auxilia na dispersão de gases e poluentes, agindo como um exaustor para melhorar a qualidade do ar e manter a salubridade do ambiente de trabalho

O Grupo MB também conta com venezianas industriais, que fornecem até 70% de ventilação e são fabricadas de acordo com a necessidade de cada projeto. Essas estruturas fornecem iluminação e ventilação natural permanentes, proporcionando conforto, produtividade e economia de energia.

 

Entre em contato conosco para conhecer essas e outras soluções oferecidas para a sua fábrica e resolver os problemas do seu galpão industrial!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.