ARTIGOS

Como evitar condensação em telhados de galpão industrial

28

dezembro

Como evitar condensação em telhados de galpão industrial

Os galpões com estrutura de telhado metálico têm sido muito aceitos e utilizados atualmente pelo mercado da construção civil industrial. Isso acontece graças às suas diversas vantagens em termos técnicos e operacionais. 

Por outro lado, apesar dessas vantagens, existe o problema da condensação e gotejamento dentro da estrutura. Esse tipo de situação pode surgir devido à instalação incorreta e ao uso de materiais de baixa qualidade. Neste sentido, saber como evitar condensação em telhados é uma necessidade urgente no setor industrial. Preservar a salubridade do ambiente e os cofres da indústria são os principais motivos para isso. 

Mais do que um simples incômodo, esta situação pode elevar o risco de danos físicos, econômicos, de saúde e de segurança nas fábricas. Continue a leitura e entenda melhor esta relação!

Por que investir em estrutura de telhado metálico? 

Antes de falarmos do problema da condensação em si, precisamos ressaltar as vantagens que justificam a escolha do telhado metálico. A versatilidade e a funcionalidade são dois grandes atrativos para investir nesse tipo de telhado. Eles podem ser utilizados desde nas pequenas fábricas e quadras poliesportivas até nos imensos complexos industriais.

Devido ao baixo peso específico, as estruturas e coberturas metálicas possibilitam a construção de empreendimentos mais baratos do que aqueles com concreto armado. Além disso, a instalação é mais rápida. Pontuamos os principais benefícios:

  • Maior leveza em comparação a outros materiais;
  • Alta resistência, excelente durabilidade e custo-benefício garantido;
  • Economia de até 30% nos custos das fundações, já que a carga nas bases da construção é reduzida.

Somado a esses elementos, outro benefício do telhado metálico é a facilidade em se instalar sistemas de ventilação e iluminação natural, que certamente trazem mais economia e sustentabilidade para a fábrica. Além disso, a necessidade de manutenção é baixa, sobretudo em comparação a outros materiais, como a madeira.

O ponto negativo é em relação às limitações de conforto térmico e ao problema da condensação. No entanto, isso pode ser facilmente resolvido com boas soluções de iluminação e ventilação natural para indústrias, das quais falaremos mais adiante. 

A partir de agora, vamos compreender melhor como se dá o processo de condensação e como evitá-lo investindo nessas soluções de alta performance.

O que é condensação e como se dá o processo?

Para entender como evitar condensação em telhados, você precisa antes compreender o fenômeno. Esse processo acontece quando a temperatura de uma superfície se encontra abaixo do ponto de orvalho do ar adjacente a ela

Um exemplo prático é quando estamos no interior do carro e observamos o vidro ficar embaçado em um dia frio. Isso acontece devido ao contato do vapor d’água da nossa respiração com a superfície do vidro do carro, que está fria por causa do ar do ambiente externo. Desse modo, a água contida no vapor do interior do carro condensa, escorrendo pelo vidro. 

No caso de uma cobertura industrial, esse acúmulo da condensação gera gotículas que pingam do telhado. As consequências desse fenômeno nos galpões industriais podem trazer uma série de problemas imediatos e em longo prazo. 

Alguns exemplos são os malefícios à saúde dos colaboradores devido à umidade constante do ambiente e os danos nos equipamentos da fábrica, ocasionando prejuízo com manutenções ou substituição. Outro risco é a perda de produtos armazenados, o que também gera prejuízos.

Causas, sinais e problemas da condensação no telhado metálico

Projetos mal dimensionados, instalações inadequadas e materiais de qualidade inferior são as principais causas de condensação em coberturas metálicas. Portanto, o primeiro passo para evitar o problema é contar com bons fornecedores e mão de obra especializada durante as construções ou retrofits industriais.

A ausência de manutenções preventivas no telhado também pode impulsionar o gotejamento, inclusive atrasando a identificação do problema. Por isso é tão importante ficar sempre de olho nas instalações e ter assistência técnica à disposição. Assim, é possível perceber os sinais de condensação antes de se tornarem um agravante para a fábrica.

Já falamos um pouco das consequências do gotejamento nas operações industriais. Em seguida, resumimos os problemas mais comuns em médio e longo prazo:

  • Ferrugem e alteração nos sistemas lubrificantes das máquinas, o que pode demandar a troca dos equipamentos;
  • Deterioração e mofo nos produtos armazenados, e até germinação no caso de sementes;
  • Desconforto, mal-estar e propagação de doenças respiratórias entre os funcionários, devido à má qualidade do ar no ambiente.

Como evitar a condensação em galpões industriais?

Algumas maneiras de como resolver problema de condensação incluem a aplicação de produtos isolantes e barreiras hidrofugantes nas coberturas. A proteção térmica das telhas também pode ser uma medida eficaz. O isolamento evita que a superfície interna do galpão entre em contato direto com a temperatura do ar externo, o que ocasionaria a condensação.

Mas a melhor solução é, sem dúvida, o investimento em um sistema de iluminação e ventilação natural dimensionado com materiais totalmente estanques. A estanqueidade de uma estrutura diz respeito à sua eficiência de vedação. Esta característica diz respeito à entrada de agentes externos pelo telhado do galpão, como parte da água da chuva, principalmente durante fortes tempestades. 

Vamos então às soluções mais indicadas:

Domus de iluminação natural

Os domus são estruturas de telhado 100% estanques que permitem a entrada estratégica da luz natural, favorecendo o conforto visual no interior do galpão e contribuindo para a economia de energia elétrica. Eles se adaptam a todo tipo de cobertura, pois não são fixados diretamente nas telhas, mas sim na estrutura. Dessa forma, elimina-se também a possibilidade de infiltração devido à dilatação dos materiais.

Lanternins e venezianas industriais

Um sistema de ventilação com venezianas industriais e lanternins proporciona a constante renovação do ar no interior dos galpões. Isso favorece o conforto térmico e prevenindo o excesso de umidade acumulado nas superfícies. Essa é, portanto, a principal solução para evitar o fenômeno da condensação e manter os níveis adequados de salubridade no local de trabalho.

Enquanto o ar que entra pela veneziana renova a circulação no galpão, a exaustão por gravidade proporcionada pelos lanternins elimina o ar quente pela cobertura. Essa estratégia contribui para que a temperatura interna fique sempre agradável. Esse processo é fundamental no dilema de como evitar condensação em telhados, visto que a ventilação permanente bloqueia a formação de umidade.

Ou seja, além de evitar gotejamento por condensação nos galpões industriais, um bom sistema de ventilação natural é muito vantajoso também do ponto de vista do conforto térmico, produtividade dos funcionários e economia de energia. Em seguida, resumimos os principais benefícios da solução:

  • Proporciona ventilação permanente que ajuda a manter a temperatura agradável e evitar acúmulo de umidade;
  • Possibilita a exaustão de gases tóxicos e outros poluentes em suspensão no interior da fábrica;
  • Diminui o risco de propagação de doenças respiratórias devido à constante renovação do ar;
  • Preserva a vida útil dos equipamentos e as propriedades dos itens armazenados;
  • Reduz o gasto energético com ar-condicionado e ventilação forçada;
  • Mantém os funcionários mais saudáveis, produtivos e motivados.

Agora que você já sabe o que é e como evitar condensação em telhados industriais, basta encontrar o fornecedor ideal para garantir a compra de materiais 100% estanques e uma instalação bem-sucedida, feita por quem entende do assunto. Nós podemos ajudar nesta missão!

Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Responderemos o mais breve possível.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.