ARTIGOS

vantagens da ventilação natural ao ambiente de trabalho da indústria

9

julho

Benefícios da ventilação natural ao ambiente de trabalho industrial

 

A Ventilação natural na indústria cria um ambiente de trabalho mais saudável aos colaboradores com a renovação constante do ar e maior conforto térmico. Gera também economia, uma vez que o uso da ventilação natural dispensa o uso de equipamentos de ar-condicionado.

Neste post vamos falar sobre como a ventilação natural é importante para a saúde dos trabalhadores, o conceito de ventilação cruzada e as principais vantagens da ventilação natural para a indústria.

 

Os Problemas da Ventilação e Refrigeração na Indústria

Os ambientes industriais têm sua fama de serem desconfortáveis. Galpões e unidades fabris possuem maior densidade de partículas em suspensão no ar, quantidade maior de ruído e principalmente mais calor.

Todos esses fatores influenciam negativamente na qualidade do ambiente de trabalho. E isso não ocorre apenas para quem trabalha diretamente no chão de fábrica. Embora em menor grau, ambientes separados dentro ou fora das unidades industriais também sofrem os efeitos térmicos e na qualidade do ar causado pelos processos industriais.

No caso do Brasil, tem-se um agravante natural. A maior parte do país possui clima tropical com temperaturas relativamente altas a maior parte do ano. Esse fator torna mais difícil ainda a climatização e melhoria da qualidade de trabalho.

Os resultados se refletem no dia-a-dia das indústrias. As altas temperaturas e baixa capacidade de regulação natural da temperatura fazem com que seja necessário instalar equipamentos de refrigeração e ventilação forçada.

Não é novidade que os aparelhos de ar condicionado são grandes consumidores de energia, principalmente nas estações quentes. Além disso, por funcionarem em ambientes fechados, esses equipamentos não contribuem para a qualidade do ar.

Devido a essas características, a indústria brasileira é especialmente adequada para utilização de estratégias e equipamentos de ventilação natural. Além de promover a renovação constante do ar, a ventilação natural diminui as contas com energia e ajuda a regular e manter a temperatura em níveis saudáveis.

Vamos saber mais sobre como solucionar as questões de ventilação, regulação da temperatura e redução do consumo energético.

 

laternim-04

 

Por que ter ventilação natural na empresa?

Os problemas causados pela má circulação do ar causam mais estragos do que parece. Não só os colaboradores, mas também a infraestrutura e maquinário pode ter problemas. Dentre os principais problemas podemos citar:

  • Alergias e irritabilidade da pele
  • Problemas respiratórios;
  • Propagação de doenças transmissíveis pelo ar, como gripe e resfriados;
  • Acúmulo de mofo e poeira nos equipamentos;
  • Máquinas permanentemente aquecidas;
  • Deterioração mais rápida de infraestrutura de cabeamento devido às temperaturas mais altas.

A ventilação natural não traz benefícios apenas para as pessoas que trabalham na indústria. Equipamentos e a infraestrutura da edificação também ficam menos vulneráveis a problemas e defeitos. Em última instância, todos esses problemas geram descontentamento por parte dos colaboradores subtraem produtividade da empresa. Apesar de nem sempre ser levada em consideração, a temperatura do ambiente tem um impacto direto na produtividade, como demonstrou este estudo de performance da Nasa:

 

A temperatura ambiente tem um efeito drástico na capacidade produtiva das pessoas.

A temperatura ambiente tem um efeito drástico na capacidade produtiva das pessoas.

 

Qual a importância da ventilação natural para a saúde?

As vantagens da ventilação natural em uma empresa são várias. Em especial, o impacto positivo na saúde dos colaboradores é um dos fatores mais importantes. Uma boa estratégia e equipamentos adequadas geram os seguintes benefícios:

  • Conforto térmico;
  • Economia nos gastos com ventilação e iluminação forçada;
  • Ventilação permanente;
  • Diminuição do gás CO²;
  • Retirada de pó e eventuais gases em suspensão.

+ Leia Mais: Ventilação natural na indústria: utilidade e vantagens.

Todos esses benefícios diminuem a incidência de problemas respiratórios e alergias causados pela má qualidade do ar. Gases e partículas nocivas à saúde também são rapidamente drenados do ambiente, prevenindo acidentes e ajudam a manter o ambiente limpo.

Além dos colaboradores, temperaturas mais amenas também ajudam a manter o maquinário em bom funcionamento. Há menor incidência de superaquecimento e problemas devido ao acúmulo de mofo e partículas de poeira.

Além desses benefícios, a ventilação natural tem custo zero de manutenção, pois seus equipamentos não usam peças móveis e sujeitas a desgaste. Sem contar com a ausência de ruídos e a possibilidade de dimensionamento customizado para as edificações mais diversas.

Tudo isso cria um ambiente de trabalho mais confortável e saudável, o que tem reflexo direto na produtividade dos colaboradores e da empresa.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.