O setor de varejo de alimentos, em especial os hipermercados, vem readaptando suas instalações visando reduzir o consumo energético. Com a alta no preço da energia elétrica no Brasil, pensar em soluções mais sustentáveis de iluminação para supermercado se tornou uma prioridade no ramo. Mas você sabe quais soluções são essas?
Continue a leitura e veja no que vale a pena investir!
Por que contar com um bom sistema de iluminação para supermercado?
Um sistema de iluminação eficiente faz toda a diferença em um comércio amplo como os supermercados, seja para facilitar as compras do cliente ou otimizar o dia a dia de trabalho dos funcionários de cada setor. No entanto, é preciso ser muito rigoroso no projeto para que a escolha dos recursos de iluminação não gere um gasto exacerbado de energia elétrica.
Antes de falarmos das melhores soluções para um projeto luminotécnico em supermercados, vamos aos motivos que evidenciam por que você precisa olhar com atenção para isso.
Estimula o bem-estar dos clientes
Sabemos que fazer compras nem sempre é uma tarefa agradável. Na correria do dia a dia, é natural que os clientes queiram acelerar a ida ao mercado e finalizar as compras o mais rapidamente possível. Mas e quando o interior da loja tem um clima aconchegante e confortável? Com um bom projeto de iluminação para supermercado, é possível chegar mais perto desse efeito e estimular os clientes a passarem mais tempo ali consumindo.
Nesse sentido, precisamos ressaltar que a iluminação convencional – aquela feita com lâmpadas fluorescentes – não é o melhor caminho. Esse tipo de produto emite calor e radiação UV, o que torna o ambiente desconfortável para os clientes e, inclusive, pode afetar a qualidade dos produtos mais frágeis, como frutas, verduras e legumes. Por isso, prefira sempre lâmpadas de LED para evitar esses problemas.
Favorece a apresentação dos produtos
Um projeto de iluminação bem executado auxilia também na apresentação dos produtos, facilitando a visualização das mercadorias e valorizando aquelas que a rede varejista deseja chamar atenção. Um exemplo clássico é a adega de vinhos: vai dizer que você não se sente estimulado a comprar uma garrafa quando adentra aquele corredor de luzes baixas compondo um clima aconchegante e convidativo?
Reduz custos com energia elétrica
Sem dúvida, o principal motivo que podemos apresentar para te dar certeza sobre a importância de um projeto de iluminação para supermercado é a economia na fatura de energia ao fim do mês. Como dissemos na introdução do artigo, o valor da eletricidade vem subindo nos últimos anos. Com isso, os gestores são obrigados a pensar em alternativas mais econômicas sem abrir mão de uma iluminação eficiente em todos os departamentos da loja.
Além disso, pensar em um projeto de iluminação criterioso é importante porque nem sempre será possível reduzir o custo energético por meio de outras práticas. Os sistemas de refrigeração com câmaras frias no açougue, por exemplo, precisam estar sempre funcionando com máximo desempenho, o que gera um gasto de energia considerável.
Qual a melhor alternativa de iluminação para supermercado?
De uns anos para cá, algumas empresas do varejo de alimentos vêm apostando em energia fotovoltaica na tentativa de reduzir as despesas de eletricidade. Do ponto de vista da economia, no entanto, o uso dessa estrutura como iluminação para supermercado não corresponde à melhor alternativa. Isso porque acarreta em um custo bastante elevado e oferece retorno sobre o investimento somente no longo prazo.
Mas então no que vale a pena investir para aliar sustentabilidade e eficiência energética neste setor?
Iluminação natural para supermercado
Os sistemas de iluminação natural com domus lineares são soluções sustentáveis campeãs de escolha no ramo de indústrias e varejos em geral. Um sistema com domus bem dimensionados é capaz de manter o supermercado iluminado de forma eficaz por até oito horas de expediente, gerando uma redução significativa no uso das lâmpadas artificiais.
Junto dessa alternativa, as centrais de iluminação inteligente também vêm chamando atenção dos gestores de supermercados e redes varejistas porque possibilitam manter total controle sobre tudo o que envolve a luminosidade no ambiente. Um exemplo é a solução MB Smart, do Grupo MB, que faz o gerenciamento automático da iluminação em todos os setores da loja, integrando domus e LEDs dimerizáveis.
Funciona assim: conforme entrada de luz natural pelos domus, o sistema inteligente faz a dimerização dos LEDs para que os níveis de luminosidade das lâmpadas seja apenas o necessário em cada momento. Assim, garante-se máxima eficiência luminosa com o mínimo consumo energético possível.
Esse controle pode ser feito em cada setor do supermercado, deixando os locais mais ou menos iluminados conforme o fluxo de trabalho naquele departamento e as atividades ali desenvolvidas. Outra vantagem é que a solução proporciona acesso remoto à central, via smartphone, tablet ou computador. Ou seja, o gestor consegue controlar todo o sistema de um jeito rápido e prático mesmo à distância.
Com essas soluções de iluminação para supermercado, é possível atingir eficiência energética e, ao mesmo tempo, valorizar sua marca por meio de uma prática ecologicamente correta. Isso, inclusive, pode ser reforçado no sistema de alto-falantes da loja, de modo a manter os clientes bem informados a respeito do posicionamento sustentável do supermercado. Afinal, empresas conscientes vendem mais!
Quer fazer parte deste novo cenário industrial e modernizar seu estabelecimento com soluções sustentáveis? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!