ARTIGOS

iluminação-empresa-luz-branca-ou-amarela

20

setembro

Iluminação para galpão industrial: entenda os impactos da luz branca ou amarela

 

 

Devido à sua intensidade, a luz branca é a mais recomendada quando se trata de iluminação para galpão industrial. No entanto, apesar de iluminar bem, contar somente com essa solução pode não ser uma estratégia tão eficaz em termos de custo-benefício. Isso porque a incidência da luz direta não traz tanto conforto para os funcionários, sem falar que eles precisam ficar atentos para não esquecer as lâmpadas acesas e gerar um consumo desnecessário.

 

Nesse sentido, o ideal é aliar iluminação artificial com domus de iluminação natural para favorecer não só a eficiência energética, mas, também, o bem-estar dos colaboradores. O aproveitamento da luz natural deixa o ambiente de trabalho muito mais agradável, o que influencia na produtividade das equipes. Continue a leitura e entenda melhor essa relação!

 

 

guia para modelagem em bim

 

Como se mede a temperatura de cor da lâmpada?

 

 

Na iluminação de ambientes, um aspecto que não deve ser negligenciado é a tonalidade da luz, considerando-se lâmpadas brancas e amarelas. Indo além do gosto pessoal, a cor do feixe afeta diretamente as pessoas sujeitas àquela iluminação, impactando até mesmo no desempenho do trabalho.

 

A tonalidade da luz, chamada de temperatura de cor, é medida em graus Kelvin. Em princípio, causa estranheza avaliar a cor da luz com uma medida de temperatura, mas a referência para isso é a luminosidade de um objeto hipotético, idealmente negro (ou seja, que não reflete nenhuma luz) exposto a determinadas temperaturas.

 

Ao ser aquecido, esse corpo emitiria uma luminosidade que varia conforme acumula o calor. Basta imaginarmos uma barra de ferro incandescente para compreender o fenômeno. Assim, as temperaturas de cor tratam do tom da luz que esse objeto emitiria, e não tem relação nenhuma com o calor que as lâmpadas de fato produzem.

 

Veja as temperaturas de cor de acordo com o tom que representam:

 

escala-de-temperatura-cor-lâmpadas

 

 

Como a luz branca ou amarela impacta no trabalho?

 

 

A luz do sol muda de tonalidade ao longo do dia. No amanhecer e no entardecer, ela tende ao amarelo e alaranjado, ao redor dos 3.000K. Ao meio-dia, a luz está mais próxima dos 5.000K, onde tem uma tonalidade mais branca e azulada. E nosso relógio biológico responde ao tipo de iluminação presente.

 

Por isso, a luz amarela é recomendada para iluminação residencial, onde promove mais calma e relaxamento. Já em escritórios, empresas e fábricas o ideal é utilizar a luz branca, pois o organismo humano a reconhece como uma iluminação mais ativa, contribuindo para nosso foco e concentração no trabalho.

 

Isso significa que a preferência por tonalidade não se restringe ao gosto pessoal. As lâmpadas possuem cores diferentes porque cada uma se adapta melhor a um determinado ambiente e às atividades que serão realizadas. Portanto, em um projeto de iluminação para galpão industrial, as lâmpadas brancas terão prioridade.

 

Contudo, contar apenas com a iluminação artificial não é a estratégia mais eficiente. Para garantir uma luminosidade eficaz, que não gere custos extras nem afete a visão, um ótimo caminho é investir em domus de iluminação natural. Assim, você consegue aliar conforto visual e praticidade nas tarefas da fábrica sem sobrecarregar a fatura de energia elétrica.

 

Há quem prefira optar pelas telhas translúcidas. Porém, elas são menos recomendáveis, já que o custo-benefício é muito inferior em relação ao uso dos domus. Quando totalmente transparentes, as telhas transmitem maiores variações de tons. Além disso, com o tempo ficam amareladas, criando uma temperatura de cor mais baixa, como a do entardecer e das lâmpadas incandescentes, que não favorecem a atividade industrial.

 

 

Então, por que aliar domus e iluminação artificial?

 

 

Com vimos, os domus são as soluções mais indicadas para complementar a iluminação artificial nas indústrias e garantir um desempenho melhor nas atividades do dia a dia. O Domus Linealight do Grupo MB, por exemplo, ilumina até oito vezes mais do que janelas de abertura equivalente.

 

O funcionamento se dá por refração, permitindo que a luz natural se amplie para pontos estratégicos do local de trabalho, ou seja, não incide diretamente nos colaboradores e equipamentos. Além disso, os domus bloqueiam mais de 95% dos raios ultravioleta e podem ser instalados em qualquer tipo de cobertura industrial.

 

Em seguida, resumimos as vantagens de aliar lâmpadas frias e domus em projetos de iluminação para galpão industrial.

 

 

Mais eficiência energética

 

 

Como os domus favorecem a entrada estratégica de luz natural, não haverá necessidade de manter as lâmpadas acesas durante boa parte do dia. Para otimizar ainda mais essa economia e atingir a máxima eficiência energética, também dá para instalar uma central inteligente, como o MB Smart, para fazer o acionamento das lâmpadas de forma automatizada, dimerizando os feixes conforme o setor e as atividades em questão.

 

 

Mais conforto e bem-estar

 

 

Além de reduzirem os custos com energia, os domus são soluções campeãs quando se trata de trazer mais bem-estar para os colaboradores. Isso porque a iluminação natural ajuda a manter o local de trabalho saudável, influenciando também na produtividade das equipes. A iluminação artificial, por sua vez, acaba incidindo diretamente nos funcionários, o que causa intenso desconforto visual e atrapalha o desempenho.

 

Mais disposição e produtividade

 

 

Isso tem tudo a ver com o que falamos no tópico anterior. Afinal, quando o funcionário está se sentindo confortável, seu rendimento melhora consideravelmente. Trabalhar durante todo o expediente sob a incidência da luz fria ou amarela não é nada saudável, ainda que seja necessário utilizá-las em alguma parte do tempo. Com a instalação dos domus de iluminação natural, você resolve de vez esse problema.

 

A solução permite o equilíbrio perfeito entre a entrada de luz solar e o uso da iluminação artificial, de modo que o clima no galpão fique o mais agradável possível. Assim, além dos resultados evidentes na fatura de energia elétrica, a fábrica contará com colaboradores motivados e bem dispostos durante um maior período de tempo. Lembre-se: prezar pela qualidade de vida no trabalho também é uma atitude consciente.

 

Portanto, ao escolher as soluções de iluminação para galpão industrial, pense nesses aspectos e torne sua fábrica mais sustentável com o uso racional dos recursos do planeta. Todo mundo sai ganhando: você, os colaboradores e as futuras gerações!  

 

Tem interesse nesta solução? Solicite um orçamento clicando AQUI que retornaremos seu contato o mais breve possível!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.