NOTÍCIAS

medir-iluminacao-ambiente-luz-natural-luximetro

30

agosto

Como e Por Que Medir a Iluminação no Ambiente de Trabalho

 

A Luz Natural:

Chamamos de luz natural toda aquela proveniente do sol, seja direta ou indireta – quando é refletida de alguma forma. A luz natural tem o espectro de luz completo, ou seja, compreende todas as cores visíveis ao olho humano. Justamente por isso apresenta a melhor reprodução de cores entre todas as fontes luminosas.

Quando falamos de sistemas de iluminação, além do consumo de energia, outro aspecto importante para se levar em consideração é obviamente a capacidade do sistema para iluminar o ambiente.

A luz pode ser medida de várias formas, ou melhor, existem diversos fatores presentes na luz que podem ser medidos: o brilho, a iluminância ou iluminação, o fluxo luminoso e a intensidade luminosa.

 

O Lux:

Como o que nos interessa é saber a iluminação presente em uma determinada área, medimos a iluminação do ambiente.

A partir de uma candela – que é a medida padrão de intensidade luminosa – temos o lúmen, que trata do fluxo luminoso gerado por uma candela em um certo raio de alcance. A iluminação, por fim, é determinada pelos lúmens que incidem em um metro quadrado.

Essa medida, pelo Sistema Internacional de Unidades, é o lux. Ele trata, portanto, do fluxo luminoso presente em 1m² de superfície.

Para termos uma ideia melhor, vejamos os níveis de iluminância ideais determinados pela NBR 541/82, conforme o ambiente e a atividade exercida nele:

faixa-iluminancia-empresa-industria-atividade-ambiente-trabalho

Podemos observar que os ambientes que exigem uma capacidade de observação mais meticulosa requerem uma iluminação superior a 2.000 lux, enquanto ambientes onde é necessário apenas um mínimo de visibilidade com curta permanência trabalha-se com valores inferiores a 200 lux.

No que diz respeito à iluminação dentro da empresa, deve-se buscar as condições ideais tanto no conforto visual quanto na facilidade de obter toda a informação visual necessária para realização adequada do trabalho.

E por condições ideais, há muito a se levar em conta. Um cenário desobstruído, evitar superfícies ofuscantes, proteção contra a luz solar direta, iluminação regular de superfícies retas, moderação na iluminação no entorno, etc.

 

 

O Luxímetro:

E como são tomadas estas medidas? Como sabemos quantos lux estão presentes no ambiente?

medir-iluminacao-empresa-industria
O luxímetro permite mensurar a iluminância

No nosso trabalho com iluminação natural, a verificação é feita com um equipamento imprescindível: o luxímetro. É uma ferramenta fundamental para especialidades ligadas à higiene ocupacional e na engenharia no que trata de conforto dos usuários, como exigências mínimas de luminosidade.  A medida ideal em lux de um recinto depende da atividade a ser realizada e quanto tempo as pessoas tendem a permanecer nele.

 

 Como Manusear

Para obter uma medição precisa, é preciso levar em consideração alguns procedimentos:

  1. Levar em consideração a luz no ponto onde as tarefas são executadas, seja na horizontal, vertical ou qualquer ângulo
  1. Manter o sensor paralelo à superfície a ser medida;
  1. Ter atenção ao nivelamento da fotocélula quando estiver na mão do usuário, pois pequenas alterações podem dar resultados com grandes diferenças.
  1. Evitar que qualquer sombra seja projetada na fotocélula, a não ser que isso caracterize as condições do posto de trabalho;
  1. Sempre que possível medir o ambiente sem as pessoas e também com elas, nas respectivas posições de trabalho. Assim observa-se a diferença dos resultados e verifica-se eventuais falhas de layout.
  1. Deixar o aparelho exposto à luz do ambiente por cerca de cinco minutos antes da primeira leitura, e evitar expô-lo a fontes intensas de luz, como raios solares.
  1. Se a altura da superfície de trabalho não for conhecida, fazer a medição a 75cm do piso.

 

No nosso trabalho o luxímetro permite averiguar a iluminação que o sistema proporciona ao local, e comparar resultados conforme modificações são feitas.

diferença-iluminacao-artificial-natural-medir-lux

Neste exemplo, temos as medidas de iluminação tomadas de um estabelecimento quando utilizava luzes incandescentes e após a instalação dos Domus Prismáticos Linealight. Obtivemos uma iluminação 6 vezes maior, reduzindo o consumo de energia elétrica a zero durante o dia.

Esta mudança drástica deve-se pela natureza do material utilizado nos domus. O policarbonato prismático garante ótimo aproveitamento e difusão da luz solar no ambiente interno.

 

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

 

Para saber mais sobre como aumentar exponencialmente a iluminação nos ambientes internos diminuindo ou eliminando o consumo de energia elétrica, conheça a nossa linha de produtos ou entre em contato.

Tire suas dúvidas sobre nossos produtos e serviços.