ARTIGOS

dicas-para-reduzir-gastos-com-energia-eletrica

18

outubro

Dicas para reduzir gastos com energia elétrica

 

Reduzir gastos com energia elétrica na indústria sem afetar a qualidade das atividades pode parecer algo impossível para os gestores, principalmente por ser o setor que mais consome energia no mundo.

Primeiramente, é preciso uma mudança de pensamentos e na cultura da empresa, para que além da economia de energia, sejam implantadas ações sustentáveis.

A seguir, mostramos, na prática, algumas mudanças que podem ser feitas para que os valores gastos com energia sejam minimizados. Confira!

 

Faça adaptações nas dependências

Algumas mudanças na infraestrutura da empresa podem ajudar a reduzir os gastos com energia elétrica. São pequenas alterações e investimentos nas dependências que fazem uma grande diferença no final do mês.

Alguns exemplos são:

  • Utilização de sistemas de aquecimento solar para água;
  • Instalação de geradores elétricos para os picos de valor na eletricidade;
  • Troca de disjuntores de acesso restrito para painéis abertos (permite o controle de chaves ligadas e desligadas);
  • Instalação de coberturas e telhados transparentes, como de policarbonato, para aproveitamento da luz natural, inclusive em galpões. 

 

Reduza o uso de ar-condicionado

O ar-condicionado é um vilão em qualquer tipo de edificação, mas torna-se ainda mais relevante, se tratando de indústrias.

Se você deseja apresentar projetos para reduzir gastos com energia elétrica, prefira a implantação de portas e janelas maiores, como as venezianas industriais e uso de Lanternim, para que os ambientes utilizem a ventilação natural.

 

gastos com energia elétrica

Já nos períodos mais quentes e setores poucos arejados em que o uso do ar-condicionado não pode ser substituído, faça a manutenção dos equipamentos a cada seis meses, deixe portas e janelas fechadas quando estiverem ligados e mantenha a passagem de ar livre.

 

+Você já leu esses?

 

Invista na iluminação natural

As medidas que visam reduzir custos com energia elétrica na indústria são, normalmente, voltadas para questões financeiras. Entretanto, algumas medidas vão muito além e permitem que a sua empresa se adeque às boas práticas de sustentabilidade.

 

gastos com energia elétrica

Nesse sentido, destacamos a utilização da iluminação natural como uma estratégia indispensável para economia de energia. Se você não sabe por onde começar e não conhece boas soluções, aqui vão algumas orientações:

  • Coberturas de policarbonato: permitem a utilização da iluminação natural, mesmo em dias mais nublados. São estruturas de fácil manutenção e instalação e de alta resistência;
  • Domus contínuo: potencializam a iluminação natural e tem baixo índice de manutenções;
  • Venezianas industriais: além da ventilação, permitem melhor aproveitamento da iluminação solar. Podem ser fabricados em diferentes cores e formatos de acordo com as necessidades do espaço.

 

comparativo-entre-sistemas-de-Iluminacao-Industrial

 

Opte por equipamentos de baixo consumo

A indicação do nível de consumo de energia dos equipamento não é mero marketing. Para reduzir gastos com energia elétrica nas empresas é preciso atentar a essa etiqueta.

Para isso, os responsáveis pelas compras de equipamentos da indústria devem ser orientados a adquirirem somente aqueles com consumo de energia A, de acordo com o selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

 

gastos com energia elétrica

Esse programa é responsável por classificar o uso de energia pelos equipamentos entre A e G, sendo que especificados como A são equipamentos eficientes e de baixo consumo.

Além disso, é de extrema importância que ferramentas, aparelhos e demais equipamentos passem por manutenções e sejam trocados quando se tornarem ultrapassados, pois isso também influencia nos gastos com energia.

 

+Você já leu esses?

 

Entenda e confira as contas de energia

Para que tenha um norte em suas estratégias para reduzir gastos com energia elétrica é preciso saber interpretar as faturas e identificar o motivo pelos altos valores. Além do consumo, propriamente dito, é cobrado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Então, sempre confira os valores de consumo que estão em kWh e os valores das tarifas, já que elas são variáveis conforme o período do ano, secas e outros fatores.

 

Defina metas de economia

É claro que a economia não será alcançada do dia para a noite, mas, sim, quando um conjunto de hábitos forem adotados. Para implantar a cultura da redução de gastos com energia elétrica, comece aos poucos.

 

gastos com energia elétrica

Estabeleça metas de economia para as equipes, depois para os setores com maior consumo até que toda a indústria tenha adotado boas práticas.

 

Adote práticas do Green IT

O Green It é uma iniciativa que utiliza a tecnologia sem que isso cause danos ao meio ambiente. Para isso, são implantadas diversas práticas que não só reduzem custos e gastos, mas que permitem a preservação dos recursos naturais.

Algumas mudanças que podem ser feitas são:

  • Reciclagem de aparelhos elétricos;
  • Utilização de fontes renováveis;
  • Uso de computação em nuvem.

Como dito, essas orientações para reduzir gastos com energia elétrica na indústria, além de visarem a questão financeira, promovem práticas sustentáveis e ecologicamente corretas, para que a sua empresa seja bem vista, perante o mercado e a sociedade, como um negócio que preserva os recursos renováveis e não renováveis.

Para aproveitar ao máximo a iluminação e ventilação natural e reduzir gastos com energia elétrica, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções sustentáveis!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.