ARTIGOS

tecnologia para construção civil

25

janeiro

Tecnologia para construção civil: aplicativos e softwares que facilitam a vida do engenheiro

 

Não dá para negar a praticidade e a agilidade trazidas ao nosso cotidiano pelos aplicativos de celular, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional. No universo da Engenharia e Arquitetura não seria diferente. Como esses setores estão intimamente relacionados com as evoluções tecnológicas, é natural que a cada dia surjam novos softwares e apps para otimizar o trabalho nesse segmento.

Além de facilitar a rotina dos engenheiros, a tecnologia para construção civil interfere positivamente na qualidade dos projetos e na produtividade dos colaboradores. Esses ganhos, por sua vez, aumentam o faturamento do negócio e a credibilidade das empresas, que passam a ser vistas no mercado como mais modernas e sustentáveis. Quer entender melhor esse cenário? Continue a leitura e conheça as principais tendências do setor!

 

A transformação digital e a tecnologia para construção civil

 

Embora muitas indústrias ainda não tenham uma relação tão próxima com o universo digital, o poder da tecnologia é uma unanimidade no mundo do trabalho, sobretudo na construção civil. Estamos falando de um setor que não tem espaço para negligências e no qual as falhas incorrem em grandes consequências, inclusive em comprometer a segurança dos projetos. 

Por isso, estar atento às evoluções da transformação digital na construção civil é tão importante para aprimorar os resultados constantemente.

As novas tecnologias contribuem para a acurácia dos projetos, pois possibilitam que os profissionais envolvidos tomem decisões mais assertivas durante a execução das obras. Um exemplo é a validação de cálculos matemáticos que interferem na performance das soluções, o que pode ser feito por meio de softwares e métodos derivados da Engenharia Computacional.

Os aplicativos, apesar de envolverem metodologias mais simplificadas, são ferramentas extremamente úteis do ponto de vista da produtividade. Muitos deles também validam cálculos, medições e controles para que a obra fique pronta o mais rapidamente possível. Tudo isso, é claro, sem abrir mão da qualidade e segurança dos projetos. Como sabemos, tempo é dinheiro. Portanto, conte com a tecnologia para otimizar a sua agenda!

 

Aplicativos para construção civil

 

Em seguida, listamos os apps mais conhecidos quando falamos em tecnologia para construção civil.

 

Aplicativos para gestão de projetos

Em qualquer projeto de engenharia, a etapa de gestão é crucial para supervisionar as execuções e garantir obras bem-sucedidas. Vamos aos apps que facilitam esse trabalho.

 

Project Planning Pro (iOS/Android/Mac/Windows)

Com este aplicativo, a gestão de projetos em obras pode se tornar bastante simplificada e muito mais efetiva. A ferramenta permite criar planejamentos instantâneos, introduzir tarefas, agendar prazos e datas de início, importar e editar arquivos do Microsoft Project, entre outras funcionalidades.

 

Construct App (iOS/Android)

Um dos mais simples e poderosos aplicativos para construção civil, o Construct App promete reduzir, em todo o ciclo de gerenciamento de projetos, de 25% a 35% o volume de horas trabalhadas, chegando até 50% dependendo do tipo de projeto. Além disso, o aplicativo permite a geração de relatórios de obra em segundos, os quais podem ser compartilhados com a equipe para manter todos atualizados.

É possível inserir mídias como fotos, mensagens de texto e voz, planta digital com marcações, listas de tarefas, entre outros anexos. No entanto, é necessário entrar em contato com a empresa desenvolvedora para receber um orçamento com os planos disponíveis e assim obter o aplicativo.

 

AutoCAD 360 (iOS/Android)

O AutoCAD é uma ferramenta muito conhecida até mesmo para os que não são da área da construção civil, dada sua popularidade e vasta aplicação. Devido ao seu grande uso no mercado, ele também foi trazido aos dispositivos móveis por meio do aplicativo AutoCAD 360.

O app é bastante versátil e possibilita que os usuários trabalhem com os últimos desenhos diretamente de uma obra, acessando as atualizações em tempo real. Outro destaque é a possibilidade de acessar os desenhos de uma conta de armazenamento grátis em nuvem, seja na Autodesk, seja em outras contas, incluindo Google Drive, Dropbox e OneDrive.

 

Aplicativos para controle e medição

A etapa de controle e medição da obra e dos recursos que serão utilizados também é parte crucial de um projeto. Aqui, logística é a palavra de ordem. Vamos aos apps que facilitam esse trabalho.

 

iHandy Level Free (iOS/Android)

Para quem precisa constantemente de medidor de nível de bolha, está aqui uma solução direta para o celular, tudo graças ao acelerômetro incorporado nos smartphones atuais. Esse nivelador de bolso conta com uma interface tradicional ao equipamento clássico, e é também uma tela digital do ângulo atual medido em graus em referência à horizontal.

Reforma Simples (iOS/Android)

Esse aplicativo é ótimo para calcular quantidades de materiais que serão gastos em uma obra, evitando desperdício e prejuízo. A ferramenta também calcula os custos desses insumos, a mão de obra e os encargos adicionais para serviços diversos, cujos valores são recalculados mensalmente de acordo com as tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

O orçamento poderá ser gerado no próprio app, que ainda faz o envio da lista por e-mail e permite a conversão para o formato de planilha do Excel. O Reforma Simples conta com uma versão gratuita e uma Pro que pode ser adquirida através do site.

 

iHandy Carpenter (iOS/Android)

Esse aplicativo foi desenvolvido especialmente para a carpintaria, mas também pode ser útil para qualquer profissional que execute serviços na construção civil. O app traz um combo de ferramentas, incluindo transferidor, régua, barra de nível, nível de superfície e nível de prumo, dispensando o transporte de ferramentas grandes e pesadas para fazer medições ou nivelamentos em obras.

 

Angle Meter PRO (iOS/Android)

O Angle Meter PRO também facilita a vida do trabalhador ao eliminar a necessidade de transporte de ferramentas. O app trabalha com uma série de funcionalidades que permitem medir ângulos ou inclinações na obra com alto grau de precisão e em diferentes modos de aplicação, bastando utilizar a câmera do seu celular ou tablet.

 

Fast Concrete Pad Calculator (iOS)

Ainda na pauta da logística, esse aplicativo serve para calcular as quantidades necessárias de concreto e aço que serão utilizadas na obra. Além das quantidades, o app mensura os custos e estima possíveis desperdícios. E mais: permite aos usuários enviar as estimativas por e-mail aos membros da equipe e aos clientes de forma instantânea.

 

FTQ360 (iOS/Android)

Mais um aplicativo voltado para a logística da obra, o FTQ360 serve para acompanhar a produtividade e a qualidade da execução do projeto. O app acompanha também a segurança no canteiro de obras por meio de mais de 350 opções de checklists, permitindo ainda que o usuário crie seu próprio checklist personalizado.

 

Sun Seeker (iOS/Android)

Por último na lista de apps para controles, mas não menos importante, temos o Sun Seeker, um aplicativo dedicado à detecção e previsão da posição solar com relação à obra. A variação e a intensidade da incidência de raios solares ao longo do dia – e do ano – têm grande importância para definir a posição de cômodos e janelas na maioria dos projetos arquitetônicos, tanto nos residenciais quanto nos comerciais e industriais.

Portanto, trata-se de um app de grande utilidade para o dimensionamento de soluções de iluminação e ventilação natural na indústria. O app indica a posição do sol no decorrer dos dias durante o ano, utilizando com base o geoposicionamento, a bússola e a câmera do celular para oferecer informações bidimensionais e 3D.

 

Metodologias e técnicas para maior acurácia

 

Falando em iluminação e ventilação natural, não podemos deixar de citar algumas tecnologias e métodos que são indispensáveis na projeção dessas soluções em galpões industriais: a modelagem BIM (Building Information Modeling), o CFD (Computational Fluid Dynamic) e o controle inteligente da intensidade da luz

A seguir, explicamos como funciona cada uma dessas tecnologias para construção civil industrial.

 

Modelagem BIM

A modelagem BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia inovadora utilizada pelo Grupo MB no dimensionamento de soluções de ventilação natural, a exemplo dos lanternins industriais. O método consiste na criação de plantas inteligentes em modelagem 3D, de modo que o engenheiro consiga ter uma previsão dos resultados antes de adquirir os materiais.

Inclusive, o Grupo MB disponibiliza para download este guia completo de instalação, inserção e ajustes dos parâmetros do lanternim de ventilação natural na tecnologia BIM. Com ele, é possível fazer os testes e alterações necessárias de modo a evitar prejuízos e garantir a melhor performance do produto final.

 

Computational Fluid Dynamic

O Computational Fluid Dynamic (CFD) é uma metodologia da Engenharia Computacional capaz de modelar fluidos. O Grupo MB também é pioneiro no uso dessa tecnologia para garantir projetos mais acurados. Podemos dizer que o CFD funciona como uma calculadora de fluidos que valida cálculos complexos para compreender com exatidão o comportamento do ar em galpões industriais.

Entender esse comportamento é fundamental para a qualidade e eficiência de um projeto de ventilação natural com venezianas e lanternins, tendo em vista que diversos fatores interferem na circulação do ar em um ambiente fechado. O que o CFD faz é jogar na realidade virtual esses inputs coletados no local físico, validando os cálculos da taxa de renovação de ar necessária para uma solução de alta performance.

 

Dimerização inteligente de LED

Outra tecnologia para construção civil utilizada pelo Grupo MB é o MB Smart, uma central inteligente desenvolvida para otimizar a performance de domus de iluminação natural + LEDs dimerizáveis em projetos industriais. Funciona assim: conforme a entrada de luz natural pelos domus, portas e venezianas do galpão, a central regula o nível de luminosidade dos LEDs para aliar conforto visual e o mínimo gasto energético possível.

Além de tornar o ambiente fabril mais agradável, isso aumenta a vida útil dos LEDs e ajuda a indústria a atingir eficiência energética. Outra vantagem é que o MB Smart permite programar o acionamento e desligamento das lâmpadas para que nenhum funcionário as esqueça acesas após o expediente. Esse controle pode ser feito de forma remota via computador, tablet ou smartphone, trazendo ainda mais praticidade para o gestor.

Lendo até aqui já deu para perceber que, quando o assunto é tecnologia para construção civil, o Grupo MB se destaca como uma empresa pioneira na aplicação de metodologias inovadoras que valorizam as entregas e garantem o retorno sobre os investimentos.

Para saber mais a respeito, fale com um de nossos especialistas e conte com a gente para otimizar o seu projeto industrial! Responderemos o mais breve possível.

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.