ARTIGOS

domus de policarbonato

4

março

Domus de policarbonato: a importância da limpeza do seu produto para garantir a eficiência

 

Não é segredo que os domus de policarbonato são as melhores soluções para a indústria  quando se trata de aliar iluminação sustentável e redução de custos operacionais. A opção pelo material em policarbonato garante elevada taxa refletiva, o que reduz ainda mais a necessidade de contar com iluminação artificial, além de trazer doses extras de conforto térmico e visual para os colaboradores.

No entanto, para que o desempenho da solução não fique comprometido com o passar do tempo, é essencial realizar a limpeza regularmente. Isso prolonga não só a durabilidade e a estética do produto, mas, sobretudo, sua capacidade refletiva.  Neste post, falaremos da importância de realizar uma boa limpeza e manutenção preventiva de modo a aumentar a vida útil do domus de policarbonato. Confira!

 

Funcionalidades e diferenciais do domus de policarbonato

 

Os domus são soluções de iluminação natural que permitem a entrada de luz solar no interior de galpões industriais, auxiliando as empresas na busca pela eficiência energética e na redução de custos operacionais. Dependendo do material do domus, a performance da solução pode não ser tão elevada, o que muitas vezes acaba frustrando os gestores por não obterem o retorno esperado sobre o investimento.

É aí que os domus de policarbonato ganham destaque, pois esse material representa o que há de mais valioso em termos de custo-benefício para a indústria. Domus fabricados em fibra de vidro e PVC – que também são materiais bastante utilizados nesse setor – demandam mais manutenções do que os domus de policarbonato e não permitem uma passagem tão efetiva de luz solar.

Outro detalhe é que a fibra de vidro tende a amarelar com o tempo, o que afeta significativamente a estética do galpão. Portanto, se a sua intenção é aliar resistência, estética e alta performance no seu projeto de iluminação natural, priorize o domus de policarbonato para explorar ao máximo os benefícios da solução. Resumimos a seguir os diferenciais desse material:

  • Elevada taxa de transmissão luminosa;
  • Elevada taxa de reflexão solar;
  • Altíssima capacidade de refração e difusão da luz;
  • Distribuição homogênea da luz;
  • Bloqueio da entrada de raios UV;
  • Não amarela nem resseca com o tempo.

Listamos também as principais vantagens dos domus de policarbonato em sua aplicação específica para iluminação natural na indústria:

  • Iluminação 8x maior do que uma janela de abertura equivalente;
  • Zero necessidade de lâmpadas em uma média de 8h por dia;
  • Iluminação elevada mesmo em dias nublados;
  • Redução dos custos com energia elétrica;
  • Melhoria no conforto e bem-estar dos colaboradores;
  • Retorno do investimento em até dois anos e meio.

Por fim, vamos às características que fazem dos domus de policarbonato uma escolha campeã em obras modernas e sustentáveis

  • Fixação na estrutura, eliminando risco de infiltrações;
  • Bloqueio de 98% da transmissão dos raios ultravioleta;
  • Alta resistência mecânica e durabilidade;
  • Aplicação em coberturas novas ou pré-existentes;
  • Baixo peso específico, facilitando a instalação.
  • Material não inflamável.

 

Limpeza e manutenção do domus de policarbonato

 

De nada adianta investir em um material de primeira qualidade se não forem tomados os devidos cuidados com sua limpeza e manutenção. Esses aspectos são cruciais para garantir a eficiência do domus de policarbonato e prolongar a vida útil do produto. Além do mais, como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. 

Vamos então às dicas para fazer a manutenção preventiva de forma correta.

 

Faça a limpeza regularmente

O ideal é que a limpeza do domus de policarbonato seja feita pelo menos uma vez por ano. Isso porque, com o passar dos meses, o acúmulo de poeira, fuligem e outros resíduos pode ser chegar ao ponto de atrapalhar a passagem da luz. Como resultados imediatos de um ambiente mal iluminado, virão o aumento na fatura de energia e, muito provavelmente, uma queda na produtividade dos colaboradores.

 

Substitua peças danificadas

Manutenções preventivas servem justamente para identificar sinais de problemas nas soluções para, então, corrigi-los antes de se tornarem algo mais grave para a indústria. Portanto, se ao fazer a limpeza você notar que há alguma peça danificada no produto, trate de substituí-la o quanto antes para evitar dor de cabeça e prejuízo no futuro.

 

Conte com uma empresa especializada

Por ser uma tarefa que exige total segurança, respeito às normativas técnicas do setor e muita habilidade, o mais recomendado é que você procure uma empresa especializada para realizar corretamente a limpeza e a manutenção dos domus do seu galpão.


O setor de manutenção preventiva do Grupo MB presta esse serviço com visitas técnicas periódicas, prolongando a durabilidade do seu patrimônio e evitando custos com manutenções corretivas. Assim, além de manter a alta performance do seu domus de policarbonato, você impulsiona a produtividade dos seus funcionários e ainda preserva os cofres da sua empresa.

Se a manutenção do seu sistema de iluminação natural não está em dia,  fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.